O que é ligação silenciosa e como identificá-la e bloqueá-la
O que é ligação silenciosa e como identificá-la e bloqueá-laData de publicação 11 de agosto de 20259 minutos de leitura
Atualizado em: 21 de novembro de 2024
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 7 minutosTexto de: Time Serasa
Nos últimos anos, virou padrão os atendentes de lojas e supermercados questionarem o consumidor sobre a inclusão do CPF no comprovante de compra. Quem responde “sim” a esse pedido pode se perguntar: “como consultar as notas emitidas no meu CPF?”.
Uma das vantagens de colocar o CPF na nota é ter acesso ao que foi emitido e mais controle sobre os gastos. A adesão também permite participar de programas de benefícios, de acordo com cada estado.
A chave de acesso da nota fiscal é um código único composto por 44 dígitos. Ela serve para identificar cada documento fiscal e permite a sua consulta em sistemas governamentais.
Nas notas fiscais emitidas em lojas e supermercados, a chave de acesso está localizada após a descrição de pagamento — que indica a quantidade de itens, o valor total, a forma de pagamento e o troco.
Acima da chave de acesso há a indicação do site da Secretaria Estadual da Fazenda para realizar a consulta utilizando os 44 números indicados. A chave de acesso é dividida em 11 conjuntos de quatro dígitos cada.
No Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE), a chave de acesso está localizada no canto superior, abaixo do código de barras.
Na maioria das vezes, a chave de acesso é dividida em 11 conjuntos de quatro dígitos cada.
Ao acessar o site indicado, digite a chave de acesso da nota fiscal e realize a consulta.
Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço, e não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 11 de agosto de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 11 de agosto de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 23 de julho de 202519 minutos de leitura