BC Protege+: nova ferramenta bloqueia abertura de novas contas
BC Protege+: nova ferramenta bloqueia abertura de novas contasData de publicação 2 de dezembro de 20256 minutos de leitura
Atualizado em: 21 de novembro de 2024
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 7 minutosTexto de: Time Serasa
Nos últimos anos, virou padrão os atendentes de lojas e supermercados questionarem o consumidor sobre a inclusão do CPF no comprovante de compra. Quem responde “sim” a esse pedido pode se perguntar: “como consultar as notas emitidas no meu CPF?”.
Uma das vantagens de colocar o CPF na nota é ter acesso ao que foi emitido e mais controle sobre os gastos. A adesão também permite participar de programas de benefícios, de acordo com cada estado.
A chave de acesso da nota fiscal é um código único composto por 44 dígitos. Ela serve para identificar cada documento fiscal e permite a sua consulta em sistemas governamentais.
Nas notas fiscais emitidas em lojas e supermercados, a chave de acesso está localizada após a descrição de pagamento — que indica a quantidade de itens, o valor total, a forma de pagamento e o troco.
Acima da chave de acesso há a indicação do site da Secretaria Estadual da Fazenda para realizar a consulta utilizando os 44 números indicados. A chave de acesso é dividida em 11 conjuntos de quatro dígitos cada.
No Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE), a chave de acesso está localizada no canto superior, abaixo do código de barras.
Na maioria das vezes, a chave de acesso é dividida em 11 conjuntos de quatro dígitos cada.
Ao acessar o site indicado, digite a chave de acesso da nota fiscal e realize a consulta.
Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço, e não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 2 de dezembro de 20256 minutos de leitura
Data de publicação 13 de outubro de 20256 minutos de leitura
Data de publicação 21 de agosto de 20259 minutos de leitura