Navegação do blog
  1. Premium
  2. Blog
  3. Criminosos Criam Falso Imposto Da Receita Federal Para Aplicar Golpe

Criminosos criam falso imposto da Receita Federal para aplicar golpe

Golpistas cobravam pagamento de falso imposto para regularizar CPF das vítimas. Receita Federal alertou sobre golpes com o nome da instituição. Entenda:

Atualizado em: 23 de julho de 2024

Categoria Consultar CPFTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Celular branco no teclado do notebook. Foco seletivo.

Em 2021, a Receita Federal do Brasil disparou um alerta sobre o golpe do falso imposto de renda, que cobrava para regularizar a situação do CPF e aumentar a pontuação no cadastro de bons pagadores. No entanto, este imposto não existe.

Quando o golpe acontecia com mais frequência, uma correspondência era enviada por golpistas para as casas da vítimas, comunicando que a pessoa estava com o CPF irregular e precisava pagar o suposto Imposto Verificador de Score Concretizado para ficar em dia.

Na carta, com logotipo oficial da Receita Federal e assinatura de um falso funcionário, constava um número de conta para depósito ou um falso boleto. O cidadão pagava para ficar em dia com o governo, mas na verdade era um golpe, já que o imposto não existe.

Na época, a Receita Federal emitiu uma nota alertando para os golpes aplicados com o nome da instituição. O órgão enfatizou que o Imposto Verificador de Score Concretizado não existe e que a Receita jamais cobra impostos com depósito em conta bancária. A instituição ainda ressaltou que o recolhimento de tributos é feito pelo Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).

Leia também | Novo Golpe da Restituição do Imposto de Renda: entenda como funciona

Saiba como não cair no golpe do Imposto Verificador de Score

  1. Ao receber uma correspondência do governo, confira o endereço da postagem. Caso seja uma cobrança, acesse o site da Receita Federal e verifique se há o registro de alguma pendência em seu CPF.

  2. Preste atenção a notificações com textos escritos com erros de português. Correspondências de órgãos públicos dificilmente terão equívocos na linguagem.

  3. Jamais faça transferência para uma conta bancária de CPF ou mesmo CNPJ para pagar tributos e taxas públicas. Os recolhimentos federais são feitos via Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf)

  4. Caso fique em dúvida em relação à cobrança de um imposto, acesse o site das instituições públicas e busque informações antes de realizar o pagamento.

Caso você receba uma correspondência falsa, a Receita solicita o registro online de ocorrência na ouvidoria. Uma forma de proteger as suas informações e evitar as fraudes é monitorar o seu CPF e bloquear o Serasa Score para acesso de terceiros. No serviço Premium com a assinatura mensal você decide se o Score estará fechado ou aberto.

Quer evitar fraudes e problemas futuros? Conheça o Serasa Premium


  • O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora o CPF e o CNPJ do assinante 24 horas por dia e envia alertas em tempo real sobre consultas ao score de crédito, vazamento de dados na Dark Web, variação da pontuação do Serasa Score e muito mais. Além disso:
  •  
  • ●      Veja quais empresas consultaram seu CPF ou CNPJ.
  • ●      Bloqueie ou desbloqueie a visualização do seu score de crédito quando quiser.
  • ●      Saiba se seus dados estão seguros e fora da Dark Web.
  • ●      Conte com atendimento exclusivo para assinantes pelo número 0800 591 5161.
  • ●      Economize ao consultar CPF ou CNPJ de terceiros pelo Você Consulta.
  • ●      Ganhe até R$ 199 em Vale Bonus para economizar em mais de 600 marcas parceiras ao assinar um plano.
serasa score

Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço, e não substitui o comunicado oficial.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados