Navegação do blog
  1. Segurança na internet

Dicas para proteger o seu comércio de fraudes | Fraudes e Golpes

Time Serasa

Feriados são ótimas datas para o comércio aproveitar e aumentar suas vendas. Mas isso vem com um alerta do departamento Antifraude da Serasa:

  • Nas vésperas e durante os feriados, as chances do comércio sofrer com fraudes aumentam 25%.

E o detalhe importante é: os fraudadores preferem principalmente os pequenos negócios para aplicar golpes em períodos como esses. Por isso é super importante estar atendo às nossas dicas para proteger o seu comércio de fraudes.

O principal risco é o de não receber o pagamento, aumentando a inadimplência no comércio. A tentativa de fraude mais aplicada é o roubo de identidade. Ou seja, quando a pessoa que está fazendo a compra se passa por titular  do documento apresentado.

Isso é um ato recorrente principalmente em épocas de muito movimento no varejo, como nos feriados, e se o comércio se isenta de ferramentas de prevenção à fraude, fica mais vulnerável a ser vítima do golpe.

Por isso é importante ter muita atenção aos documentos apresentados porque, se o comerciante conseguir identificar que aquele documento não é da mesma pessoa que se apresenta na loja, ou que os dados informados são inconsistentes, as chances de ele evitar prejuízos aumentam consideravelmente. A Serasa possui o serviço de Alerta de Identidade.

Na hora de uma transação, o empresário pode fazer uma consulta ao serviço e analisar o histórico daquele documento. Assim ele ajuda o comércio a reduzir a inadimplência causada por fraudes e protege a identidade do proprietário dos documentos apresentados.

 

Algumas dicas para evitar fraudes no comércio

  • Peça sempre dois documentos originais, verifique se as informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras
  • Confirme a relação de endereço e telefone e analise atenciosamente o comprovante de residência com o nome apresentado nos documentos.
  • Caso você não se senta seguro com a venda, peça que uma parte ou todo o pagamento seja feito à vista.

Situações pós-venda que podem representar que a fraude já aconteceu:

  • Quando o cliente ligar reclamando que não realizou a compra do produto;
  • Após a compra efetivada, nenhuma parcela é paga
  • Quando o comerciante procura o cliente e nunca o encontra
  • No caso de o consumidor ser encontrado, ele comprova que nunca esteve no estabelecimento.

Veja também
O que é fraude 
Dicas para evitar fraudes em compras online
Como evitar fraudes no seu CPF

 

A Serasa tem serviço gratuito para registro de documentos roubados ou perdidos

Muitas pessoas que perdem ou têm os documentos roubados deixam de tomar cuidados fundamentais. Além de procurar a polícia e registrar o Boletim de Ocorrência (B.O), é preciso informar a Serasa sobre a perda, ou roubo, para bloquear os documentos, reduzindo o risco de ter seus dados usados por fraudadores.

A Serasa oferece gratuitamente um serviço de cadastramento de informações sobre documentos e cheques roubados, extraviados, cancelados ou sustados.

O cidadão pode fazer na internet o registro gratuito dos documentos e/ou cheques perdidos ou roubados. Essas informações ficarão disponíveis para os todos os clientes que consultam a base de dados da Serasa Experian, em todo o Brasil, e podem prevenir o uso indevido dos documentos por golpistas para fazer compras ou abrir conta bancária.

É possível cadastrar informações sobre roubo, extravio e clonagem de cheques e documentos como identidade, carteira de trabalho, CPF, carteira de habilitação e título de eleitor.

No caso dos documentos, o consumidor faz o registro pelo site e tem dez dias para enviar um boletim de ocorrência e uma declaração formal. No caso dos cheques, as informações ficam disponíveis por três dias, tempo suficiente para avisar o banco e sustar os cheques.

Quem já teve os documentos roubados e fez Boletim de Ocorrência também pode registrar a informação na Serasa Experian evitando assim que seus documentos sejam usados em golpes futuros. Outra boa maneira é receber no seu celular os alertas do Antifraude a cada vez que uma pessoa faça consulta no seu CPF. Assim, você se protege em tempo real de usos indevidos dos seus documentos.