Golpe do WhatsApp clonado: saiba como se proteger e o que fazer se for vítima

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados para troca instantânea de mensagens, fotos e vídeos. Criminosos se aproveitam da falta de atenção para aplicar golpes nos usuários.

Publicado em 23 de setembro de 2022

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados para troca instantânea de mensagens, fotos e vídeos. Criminosos se aproveitam da falta de atenção para aplicar golpes nos usuários. E o roubo de conta, chamado de WhatsApp clonado, é um dos métodos mais conhecidos. O perfil falso também é bastante praticado em fraudes. 

Os dois golpes colocam em risco a privacidade do titular da conta. No WhatsApp clonado, o criminoso consegue assumir o controle do mensageiro e deixa o titular sem acesso. Esse golpe acontece quando a pessoa compartilha o código que permite instalar o aplicativo em outro aparelho. Muitas vezes a pessoa repassa sem perceber que é vítima de criminosos.  

Normalmente a abordagem do fraudador é feita por ligação telefônica. O criminoso age como um falso atendente e diz que trabalha para uma empresa de telefonia, tecnologia ou outra como varejo e bancos. O contato pode ser para atualizar dados cadastrais, confirmar informações ou qualquer outra desculpa. No meio da conversa, ele pede um código recebido por SMS. O código em questão é o de registro do WhatsApp em outro aparelho. 

No golpe do perfil falso, o criminoso cria um perfil no aplicativo com fotos roubadas de redes sociais e começa a conversar com parentes e amigos se passando pelo usuário e fingindo que trocou de número. Em seguida, começa a pedir dinheiro usando desculpas para justificar as transferências. 

Nos dois casos, a intenção do criminoso é convencer familiares e amigos da vítima a ceder ao pedido de ajuda e fazer transferências ou pagar contas. Uma das estratégias usadas pelos bandidos é dizer que está em um local com conexão ruim para deixar a pessoa que recebe a mensagem ainda mais assustada e fazer com que ela não pense muito para transferir os valores. 

O que fazer para se proteger do golpe do WhatsApp clonado?

Nunca compartilhe o código de registro do WhatsApp 

Para instalar o WhatsApp em um novo aparelho, é necessário informar um código de registro. O WhatsApp envia o número por SMS. Esse código é uma ferramenta de segurança desenvolvida para evitar que uma mesma conta seja instalada em dois celulares, o que garante a privacidade das mensagens. 

No entanto, muitas vezes as vítimas fornecem esse código a terceiros sem perceber o golpe. Os criminosos usam distintas estratégias para convencer o compartilhamento do número e descobrir o código, roubar a conta do usuário e aplicar golpes se passando por ele. 

Ative a verificação em duas etapas no WhatsApp 

Uma das formas mais eficientes de manter a segurança do aplicativo e evitar ter o WhatsApp clonado é fazer a verificação em duas etapas. Quando o serviço está ativo, caso um terceiro tente acessar a conta, ele precisará também de acesso a uma confirmação. O titular pode optar por uma confirmação por e-mail, por exemplo.  

Antes de permitir a instalação do aplicativo em um novo aparelho, o mensageiro pedirá a comprovação de autenticidade. Como o criminoso não terá esse acesso, o golpe é interrompido.  

Para ativar essa verificação no WhatsApp, abra o aplicativo, acesse o ícone de Configurações e, em seguida, Conta. No menu irá aparecer a opção Confirmação em duas etapas. Para garantir a segurança, o aplicativo pede para cadastrar uma senha (PIN) de seis dígitos e informar um endereço de e-mail para recuperar o código caso o esqueça. 

Não clique em links e mensagens estranhas enviadas por desconhecidos 

Outra tática de golpistas é enviar links maliciosos por e-mail ou WhatsApp. Esses links são arquivos que roubam informações e capturam dados de usuários, o que facilita a aplicação de golpes. Por isso, na dúvida, não clique! É importante tomar cuidado com mensagens que oferecem grandes descontos, produtos e serviços gratuitos, entre outras ações “imperdíveis”. 

Além do risco de instalação de arquivos maliciosos, os links são uma forma de induzir o usuário a preencher um formulário ou cadastro para coletar dados ou mesmo invadir aplicações e acessar mensagens. Muitas vezes, em datas festivas, o golpe tem como apelo promoções do tipo “ganhe uma bolsa”, “retire seu presente” etc.  

Não mantenha sessões do WhatsApp Web ativas 

O WhatsApp oferece o recurso de acesso ao aplicativo pela web, via navegador. A praticidade de acessar as mensagens no computador enquanto estuda ou trabalha atrai muita gente. Porém, é preciso atenção para fazer o uso correto do recurso. Após encerrar o trabalho e deslogar do computador, confira se você fechou a aba e desconectou o WhatsApp.  

Também é importante conferir se não há um computador desconhecido conectado. Para fazer isso, entre no aplicativo mensageiro pelo celular, acesse o ícone Configurações, clique em Aparelhos Conectados e veja quais aparelhos estão conectados. Opte por desconectar todos quando não estiver usando. 

Fiz uma transferência ou depósito, e agora?

Se você chegou a enviar algum valor para o criminoso, achando que era para um de seus contatos, avise a pessoa que sofreu o golpe o quanto antes. Entre em contato com o banco da conta que recebeu o valor para comunicar sobre o golpe que está acontecendo e saber se consegue ter seu dinheiro de volta

O que fazer se você for vítima de golpe no WhatsApp?

Ao perceber que está sendo vítima de algum golpe no WhatsApp, o primeiro passo é avisar aos contatos, amigos e familiares pelas redes sociais ou ligar para essas pessoas para avisar que sua conta foi clonada ou roubada. Assim você evita que seus contatos façam transferências ou depósitos para os criminosos. 

O próximo passo é tentar recuperar a conta. Como geralmente os criminosos usam o celular para aplicar o golpe, desconecte sua conta no aplicativo e ative novamente. Ao digitar novamente o código para entrar na conta, automaticamente a outra pessoa que também está com seu perfil, será desconectada. No caso de usar o WhatsApp Web, versão do aplicativo para computador, desconecte também.  

Desative a visualização da foto de perfil do WhatsApp para que apenas as pessoas que estão registradas na sua agenda como contato tenham acesso a ela. Isso ajuda a prevenir que pessoas mal-intencionadas tentem se passar por você.  

Gostou das dicas? Compartilhe com amigos e familiares e ajude a evitar fraudes e golpes. 

Se este artigo foi útil, na página do Serasa Premium há muito mais. Acesse o Premium e conheça o serviço de monitoramento de dados da Serasa. Com ele, você tem mais controle sobre suas informações, fica sabendo como elas são utilizadas no mercado de crédito e recebe alertas sobre consultas feitas em seu nome e vazamento dos seus dados. Proteja-se! 

Golpe do WhatsApp: conheça e previna-se