Marketplaces: o eBay é confiável para compras online?

O eBay é confiável? O site existe desde antes do conceito de marketplace online. Tem histórico e milhares de transações realizadas, mas na internet sempre é preciso atenção para não cair em fraudes.

fazendo compras online


Autor: Marlise Brenol

Publicado em 17 de março de 2023

Marketplaces são ambientes que se assemelham a um shopping virtual, em que vendedores oferecem produtos e serviços diversos. Com tantas opções na internet, é normal haver dúvida antes da primeira compra. Diante disso, muitos se perguntam se o eBay é confiável, e é deste assunto que vamos tratar neste artigo. 

No mundo da internet, em geral, quanto mais tempo de vida tem um site, maior a confiança. O eBay está no ar desde 1995, desde quando “tudo era mato” no universo digital. Portanto, é um e-commerce com legado. Ainda assim, por ser um site gigante com muitos vendedores no mundo todo, sempre é importante ter atenção nas negociações, principalmente em relação a eventuais golpes e fraudes.  

Fundado nos Estados Unidos, o marketplace conecta milhões de vendedores e compradores em mais de 190 países. Portanto, é importante saber que você não compra do eBay, você compra pelo eBay. A plataforma oferece a estrutura de compra e venda, e este é o negócio do Ebay.  

Entenda como funciona o atendimento no Ebay

Os produtos pertencem aos vendedores cadastrados na ferramenta para montar uma loja online. É possível comprar e anunciar produtos usados ou novos, estipulando formas de venda, pagamento e entrega.  

Ainda que não precise de CNPJ para ofertar produtos, a depender do volume e tipo de transação, os cadastrados pagam ITIN, abreviação de Individual Taxpayer Identification Number para a Receita Federal americana.  

Portanto, um ponto de verificação de confiança é observar as vendas realizadas no site. Se for um vendedor com histórico, é um indicativo de segurança. Mesmo assim é preciso tomar todos os cuidados com as negociações online, pois fraudes e golpes podem acontecer em qualquer lugar.  

O principal ponto de cuidado é que, apesar da interface em português, o Ebay não tem atendimento por telefone, nem chat ao vivo em português. As dúvidas da plataforma precisam ser tiradas por meio do Fale Conosco, um cadastro online. Consumidores insatisfeitos com o resultado das transações compartilham a experiência na internet.   

Assista I Como vender pela internet

Como saber se o eBay é confiável para comprar

O primeiro passo para verificar a confiança de um comércio eletrônico é acessar comentários de consumidores que já utilizam o serviço. São vários caminhos, e o próprio aplicativo do Ebay é um deles. O outro é o mais tradicional site de relato de experiência e avaliação de serviços, o Reclame Aqui.  

Para verificar como os consumidores estão avaliando a prestação de serviço do eBay, a dica é buscar o aplicativo nas lojas de aplicativos como a App Store do iPhone ou na Google Play no sistema Android. Não é preciso baixar para conferir a classificação. Há muitas reclamações, mas apesar disso a nota é alta – 4,8 de 5 pontos em 24.253 avaliações. Os registros reúnem comentários de usuários brasileiros e de outros países. 

Nos comentários em português, as queixas mais comuns dizem respeito a produtos não entregues após pagamento, prazo de cancelamento curto, demora na resposta do suporte ao cliente e dificuldade em acessar o rastreio do transporte do produto.  

No site Reclame Aqui a classificação da plataforma é “não recomendada”. Das 840 reclamações cadastradas em 11 anos, nenhuma foi respondida pela empresa. Isso acontece porque a empresa não tem uma estrutura de atendimento ao consumidor no Brasil.

Saiba como proteger dados pessoais de fraudes

De qualquer maneira, é importante o consumidor estar sempre atento ao cuidado nas operações de compra e venda online, tanto no eBay como em qualquer outro marketplace. Confira as dicas:  

 •  Verifique o tempo de atividade do vendedor e o número de transações realizadas. 

 • Confira as avaliações na plataforma e nos sites de consumidores. 

 •  Entre em contato com o vendedor, troque uma ideia e analise o atendimento ao tirar dúvidas, tudo por meio dos canais da plataforma. 

 •  Nunca, jamais, em qualquer hipótese, compartilhe senhas, número de cartões, e-mails, telefone, CPF e outros dados pessoais em troca de mensagens com o vendedor 

 •  Não aceite conversas e menos ainda propostas de negociação fora da plataforma oficial do site. 

Os casos de uso de dados pessoais e financeiros de vítimas para aplicar golpes em sites de e-commerce é muito comum. Os marketplaces pedem informações como identificação para acesso e cadastro, e guardam essas informações com segurança. Por isso, não forneça dados pessoais por outro meio que não seja o cadastro oficial.  

Isso porque os golpistas usam os dados para aplicar fraudes de venda de falsos produtos ou mesmo de compra por fora da plataforma. São diversos tipos diferentes de fraude, então é importante conhecê-los para fugir dos golpes em marketplaces.  

Como proteger seus dados pessoais de fraudes

Para proteger o CPF é preciso adotar hábitos preventivos na rotina de compartilhamento de dados pessoais. Hoje é comum empresas, lojas, prestadores de serviço demandarem informações dos consumidores para construir um banco de dados para relacionamento de marketing e outras ofertas. Há vantagens para o consumidor, mas também há riscos. Por isso a dica é buscar informação, fazer filtragem, ativar dispositivos de segurança e monitorar o seu CPF.  

Para aumentar a segurança nos marketplaces, sites e aplicativos de redes sociais e e-mails, ative a autenticação de dois fatores. São funcionalidades que exigem uma confirmação de identidade quando há tentativa de acesso não identificada ou esquecimento de senhas. Adotar senhas fortes também é uma medida de segurança importante. 

Serasa Premium

Para ficar no controle da sua vida financeira e receber alertas de movimentações em seu CPF, é importante acompanhar tudo que acontece com seus dados. Você pode fazer isso com a consulta gratuita na Serasa com regularidade ou ainda com a assinatura do Serasa Premium, que permite o monitoramento completo, 24 horas por dia, de ocorrências como consultas, variações no Serasa Score, negativações e muito mais.   

Só com a conta Premium, você tem atendimento exclusivo na Serasa e controla se seu Score pode ou não ser consultado pelo mercado. O Premium também avisa sempre que: 

• seu CPF e CNPJ for consultado;  

• seu Serasa Score variar;  

• seus dados vazarem na Dark Web.  

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial. 

Conheça o Serasa Premium e realize o monitoramento do CPF e CNPJ