Como criar uma senha segura e forte em cadastros

Entenda os critérios para criar senhas fortes e proteger seus dados ao acessar sites.

Atualizado em: 18 de abril de 2022.

Autora: Marlise Brenol

Já parou para somar quantas contas com cadastro já criou na internet? O desafio maior é lembrar do login e senha de todas elas. Uma senha segura muitas vezes exige uma combinação difícil de memorizar, mas necessária para evitar golpes. 

As senhas das contas online são como as chaves para abrir as portas de casa: a primeira camada de proteção da vida digital, pois permitem o ingresso a e-mails, bancos, compras, redes sociais e softwares com informações de trabalho, finanças, família e até íntimas e pessoais.  

Muitas vezes essas senhas acabam expostas na internet, em especial quando alguns cuidados não são adotados. A vulnerabilidade das contas ocorre, em geral, quando o usuário não muda as chaves com relativa frequência e ainda utiliza a mesma senha para diferentes credenciais. 

Conhecedores desse comportamento descuidado, os cibercriminosos conseguem furar a barreira de segurança do login e da senha simples e acessar as contas digitais, provocando transtornos e prejuízos.  

Assista | Como aumentar a segurança do seu celular

Os 3 erros mais comuns no uso de senhas

A vida digital exige senhas para várias ações ao longo do dia: chamar um aplicativo de transporte, fazer compras online, pedir entrega de comida, transferir dinheiro ou enviar um e-mail. São várias contas ao mesmo tempo e criar uma senha para cada uma pode ser complicado. 

Uma pesquisa da Kaspersky Lab, empresa de segurança cibernética, indicou os 3 erros mais comuns no uso de senhas: 

• Repetir a mesma senha em mais de uma conta: se uma delas for descoberta ou vazar, todas estarão suscetíveis. 

• Usar combinações fracas, fáceis de adivinhar por terceiros. 

• Armazenar as senhas sem segurança, anotando em locais de fácil acesso. 

Outro estudo, da mesma empresa, apontou que o Brasil é o país que mais sofre com roubos de dados e senhas, crime que é conhecido como phishing. A falta de cuidado na criação das senhas está diretamente ligada a este dado.  

Leia também | Caí em um golpe na internet. O que fazer?  

Afinal, o que é uma senha fraca?

Na hora de criar um cadastro, muitos sites já alertam o usuário quando a senha inserida é considerada fraca – alguns sequer aceitam essas combinações. Os sistemas consideram fracas as senhas curtas demais e as muito óbvias, como sequências numéricas e de letras do teclado, tipo “qwerty”. É importante também evitar o próprio nome e datas de aniversário de pessoas próximas, informações fáceis de acessar por pessoas mal-intencionadas. 

Uma pesquisa da NordPass, empresa de cibersegurança, revelou a senha mais usada no mundo em 2022: “password”, que significa senha em inglês. Entre os usuários do Brasil, as mais usadas foram “123456” e própria palavra “brasil”. Assim fica fácil demais para os criminosos, não é mesmo? De acordo com a NordPass, os hackers conseguem descobrir uma senha assim em menos de 1 segundo. 

Leia também | Como funciona a legislação para a segurança de dados? 

As ferramentas para se proteger

Para criar senhas difíceis de serem quebradas e deixar as suas contas mais protegidas, a orientação é seguir as dicas de sites e aplicações e aproveitar os recursos de segurança disponíveis.  

Muitos aplicativos oferecem camadas de segurança como verificação, autenticação de dois fatores, informações salvas de login e outros dados de acesso que permitem monitorar a própria conta. Quanto mais você utilizar esses recursos, mais protegido estará. Porém, o principal é manter uma senha forte. 

Leia também | 10 dicas para evitar fraudes em compras pela internet 

Como criar uma senha forte

A senha forte é aquela que combina letras maiúsculas e minúsculas, números, símbolos e tem no mínimo 6 dígitos. Cada provedor de serviço online terá requisitos de senha. Observe os critérios e siga à risca.  

Atenção ao criar a senha 

Não use senha com caracteres repetidos, como “abc123” ou “123456789”, ou que já tenha sido utilizada por você anteriormente. O ideal é combinar memorização fácil e ao mesmo tempo impossível de ser decifrada por terceiros. O que torna uma combinação forte é a singularidade dela. 

Utilize sequências mais longas e fáceis de memorizar, como m3Uc@0EHl$nD0. Nesse caso, a leitura quer dizer “meu cão é lindo”, uma frase fácil de o titular lembrar, mas escrita de uma forma difícil de decifrar por outros ou mesmo por robôs.  

Leia também | Aprenda a trocar a senha da internet wi-fi 

Como não esquecer as senhas

Já vimos que usar a mesma senha por medo de esquecer as novas pode ser uma armadilha para a segurança do usuário. E anotá-las em arquivo de texto ou em papel também está longe de ser uma medida segura.  

A melhor solução para administrar várias combinações é adotar os gerenciadores de senhas. São aplicativos projetados para armazenar com segurança dados de login e senha. Os dados desses programas são criptografados, e o usuário precisa decorar apenas a chave mestra do gerenciador, que dá acesso a todas as outras. É mais seguro que qualquer recurso offline para salvar dados. 

Os gerenciadores de senhas são oferecidos, por exemplo, pela Google, pela Apple ou por aplicações desenvolvidas especificamente para isso, como 1Password, Bitwarden, LastPass, DashLane e o Kaspersky Password Manager.  

Investir em senhas fortes e variadas não elimina o risco de ter os dados vazados na deep web ou em outro ambiente caso a aplicação prestadora de serviço sofra uma invasão, mas reduz muito as chances de fraudes. 

Proteja seus dados com o Serasa Premium

O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia seu CPF e CNPJ, trazendo informações sobre consultas, variação do Serasa Score, vazamento de dados na dark web, negativações e muito mais.   

Só com a conta Premium você tem atendimento exclusivo na Serasa e controla se seu Serasa Score pode ou não ser consultado pelo mercado. O Premium avisa sempre que: 

  • • Seu CPF e CNPJ for consultado;  
  • • Seu Serasa Score variar;  
  • • Seus dados vazarem na dark web.  

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.