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Não acesse esses sites!

O segredo para fazer compras seguras online

As compras online em marketplaces e lojas de e-commerce viraram rotina para os brasileiros. O hábito de adquirir produtos e serviços por meio de sites e aplicativos traz muita praticidade para a vida cotidiana, porém exige cuidados em relação à segurança digital. A relação de compra e venda envolve pagamentos por diferentes meios, cartão, pix, boletos e a confiança na entrega do serviço adequado. Quando uma etapa falha, o consumidor pode acabar frustrado. Saiba como a conduta preventiva pode evitar os transtornos.

A maior parte das reclamações dos consumidores no site consumidor.gov da Secretaria Nacional do Consumidor versa sobre produtos cobrados e não contratados, venda enganosa e entrega não cumprida. O atraso na entrega e a dificuldade para devolução de produtos também são queixas frequentes. O problema é que a compra online nem sempre envolve um vendedor ou atendente de referência e o consumidor fica sem ter a quem recorrer quando algo dá errado.

Para evitar esse tipo de situação, o consumidor tem à disposição uma série de serviços online. São intermediários entre as empresas e os clientes para solucionar conflitos de consumo pela internet. As ferramentas possibilitam aos lojistas um prazo de resposta às queixas. No espaço, os consumidores também avaliam o desempenho das marcas atribuindo uma nota para cada uma. Os critérios costumam ser a quantidade de reclamações, a taxa de resposta, o tempo de solução. Mas a principal vantagem para a conduta preventiva é a consulta prévia sobre os prestadores de serviço, antes de fechar o negócio. Um hábito simples e bastante efetivo.

Saiba quais sites não acessar e adote uma conduta preventiva

As ofertas online muitas vezes possuem um apelo persuasivo de urgência, de escassez, de exclusividade, de preço baixo e levam o consumidor à compra por impulso. Pode ser uma aquisição perfeita, mas o negócio também pode acabar em transtornos como os reclamados nos sites de mediação de conflitos entre empresas e clientes. Sabe a máxima melhor prevenir do que remediar? Pois é, vale muito para o e-commerce. Saiba como proceder preventivamente em cinco passos.

1. Pesquise o produto e compare o preço

A lista de desejos é uma das táticas mais efetivas para compras conscientes. Anotar os produtos a serem adquiridos é uma forma de enxergar e validar as aquisições que são realmente importantes. Sites de comparação de preços como Buscapé, zoom, jacotei são um ótimo primeiro passo. Eles permitem até salvar uma pesquisa e receber alertas de variações de preços.

2. Consulte a reputação do lojista

Ao encontrar um bom preço ofertado para o produto desejado, analise a reputação do lojista antes de fechar negócio. O site Reclame Aqui traz uma pontuação para os lojistas, caso a avaliação seja ruim evite fechar o negócio mesmo que o preço seja muito vantajoso.

3. Analise se o lojista consta na lista “Evite estes sites”

Acesse o site do Procon-SP e verifique se o site em oferta consta na lista de lojistas que não respondem a queixas de consumidores. Na lista online constam empresas que não entregam produtos, fazem ofertas enganosas e provocam prejuízos ao consumidor.

4. Pesquise por segmento e empresa antes de fechar negócio

No site consumidor.gov da Secretaria Nacional do Consumidor, é possível filtrar por segmento e acessar o índice de empresas com mais reclamações. Pesquise pelo nome da empresa e saiba as reclamações mais frequentes. Caso a empresa não esteja registrada no consumidor.gov, você pode sugerir cadastramento. Até lá, prefira um lojista cadastrado e bem avaliado.

5. Cuide dos seus dados

Na dúvida, não avance. Siga os passos acima, durma com a oferta e acorde com a decisão. Tomar o risco será sempre uma escolha, minimizá-lo também. Se a decisão for correr risco, esteja atento para o compartilhamento de dados pessoais e financeiros. Forneça sempre o mínimo de informações necessárias para a finalidade do serviço prestado. E conte com o Serasa Premium para monitorar o seu CPF e CNPJ no mundão da internet. Quem alerta, amigo é!

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