Golpe da selfie: como funciona e como se proteger
Golpe da selfie: como funciona e como se protegerData de publicação 23 de abril de 20259 minutos de leitura
Publicado em: 8 de agosto de 2024
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 5 minutosTexto de: Time Serasa
O Governo Federal anunciou no dia 1º de agosto de 2024 uma nova fase do programa Celular Seguro. O foco da segunda etapa será na recuperação de aparelhos roubados. Atualmente, o recurso oferece proteção contra golpes financeiros e roubo de dados ao bloquear os celulares quando são roubados ou furtados.
Entenda como vai funcionar a nova fase do programa Celular Seguro e como participar.
O programa Celular Seguro foi lançado pelo Governo Federal em 19 de dezembro de 2023 com objetivo de facilitar o bloqueio de celulares roubados. Os usuários podem cadastrar os números dos aparelhos no site celularseguro.mj.gov.br ou pelo aplicativo oficial, disponível para aparelhos Android e iPhone (iOS) na Google Play Store e App Store.
Quando o roubo ou furto é notificado, a plataforma permite solicitar o bloqueio do IMEI (número de identificação do aparelho), da linha telefônica e o acesso a aplicativos bancários, de transporte e delivery.
No momento do cadastro, também é possível indicar pessoas de confiança, que poderão disparar o alerta em caso de impossibilidade da realização da ação pelo titular da conta.
Para participar do programa, é preciso ter uma conta gov.br. Em seguida, o usuário deve baixar o aplicativo “Celular Seguro BR” na loja de aplicativos do smartphone, ou acessar a plataforma celularseguro.mj.gov.br.
Depois, é necessário cadastrar dados como nome completo, número de telefone, número de série, marca e modelo do dispositivo. As informações ficam mantidas em sigilo no cadastro centralizado dos Dispositivos Móveis Cadastrados.
Se o usuário sofrer roubo ou furto do aparelho, poderá acionar os bloqueios. O programa não isenta as pessoas de tomar outras medidas protetivas, quando necessário, tais como o registro de boletins de ocorrência.
Mais de 2 milhões de pessoas já se cadastraram no sistema, e mais 68 mil alertas de bloqueio foram lançados, segundo dados do Governo Federal.
Inicialmente, foi criado um grupo de trabalho para a elaboração do Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares em até 90 dias. O grupo será composto por membros do Ministério da Justiça e Segurança Pública e das secretarias de segurança pública de 11 estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.
Após a adoção do protocolo, quem já utiliza o Celular Seguro terá mais opções. Poderá fazer o bloqueio total (aplicativos, aparelho e chip) ou escolher entre bloquear apenas os aplicativos e o chip, acionando o modo recuperação. O recurso permitirá a possibilidade de recuperação do aparelho.
No modo recuperação, o Celular Seguro será informado de forma automática pelas operadoras de telefonia sempre que um novo chip for instalado no aparelho roubado ou furtado, o que permitirá a ação das polícias estaduais, a partir da implantação do protocolo nacional.
Além de proteger o aparelho celular, é fundamental também que os dados pessoais estejam sempre protegidos e monitorados.
O Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia o CPF e CNPJ do assinante. Traz informações em tempo real e alertas sobre consultas ao CPF, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web e muito mais.
A assinatura Premium também proporciona atendimento exclusivo na Serasa e permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas.
*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.
Data de publicação 23 de abril de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 16 de abril de 202516 minutos de leitura
Data de publicação 16 de abril de 202516 minutos de leitura