Nova lei do CPF: o que muda para você
Nova lei do CPF: o que muda para vocêData de publicação 16 de setembro de 20259 minutos de leitura
Publicado em: 29 de abril de 2024
Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Chegou mensagem, mas o destinatário é desconhecido? O primeiro passo é sempre desconfiar. Isso porque o número de golpistas usando aplicativos, e-mail e SMS para fazer o primeiro contato com vítimas é grande. Por isso se já parou para pensar: “Recebi uma mensagem. Será que é golpe?”, leia este texto e saiba como identificar mensagens suspeitas e o que fazer se receber esse tipo de contato.
É hora de ligar o alerta. O número de golpes aplicados a partir do envio de mensagens de texto tem crescido e se tornado mais diversos. São diferentes tipos de abordagem. Pode ser através da caixa de e-mail, ou com as mensagens em SMS. Ou, ainda, usando aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram.
Nesses últimos, o contato pode ser feito com mensagens de texto, áudio e até por chamadas de vídeo. Em todos os casos, criminosos podem tentar tirar dinheiro das vítimas com promessas de dinheiro fácil, empregos dos sonhos, ou mesmo através de ameaças.
Existem, ainda, os golpes que roubam dados como CPF, e-mail, endereço, fotos e senhas. Com essas informações em mãos, os golpistas podem abrir contas em nome do cidadão, fazer dívidas ou até mesmo extorquir diferente a vítima.
Leia também | Smishing: o que é esse golpe e como se proteger dele
Além de aprender sobre segurança online, todo cidadão também precisa descobrir formas mais inteligentes de se organizar e economizar tempo na hora de pagar as contas.
● Receba alertas de vencimento das contas para sempre pagar em dia.
E mais: ao pagar contas via Pix ou cartão de crédito pelo Minhas Contas, você ganha até R$ 250 em Vale Bonus para economizar em mais de 600 marcas parceiras!
Data de publicação 16 de setembro de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 21 de agosto de 20259 minutos de leitura
Data de publicação 11 de agosto de 20259 minutos de leitura