Entrar

Regularizar CPF: como ver se o CPF está irregular?

O que fazer para regularizar online?

Imagina que você decide apostar na loteria. Faz o seu jogo, paga por ele e ganha milhões. O início de um sonho! Começa a fazer planos de como usar essa grana, mas tudo vai por água abaixo. Por quê? Você precisa regularizar CPF!

Esta é uma situação hipotética e meio fantasiosa, mas ilustra bem uma das consequências para aqueles que estão com o CPF irregular. Na sequência, entenda como ver se o CPF está irregular e como regularizar CPF online.

CPF irregular: suspenso, cancelado, falecido, pendente ou nulo?

O CPF é o Cadastro de Pessoa Física que todos os cidadãos brasileiros têm com a Receita Federal. Segundo o órgão, existem cinco tipos de situações cadastrais para CPF irregular. Veja na sequência!

  1. CPF suspenso
    Se no seu cadastro de contribuinte consta alguma informação errada ou incompleta, o seu CPF é suspenso. Pode ocorrer de o nome, a data de nascimento ou o nome da mãe terem divergências no cadastro. Quem também pode ter o CPF suspenso são as pessoas com pendências na Justiça Eleitoral.

  2. CPF cancelado
    O cancelamento do CPF ocorre por motivos como roubo ou perda de documentos ou erros de cadastro, como CPF duplicado.

  3. Falecido
    Quando é constatada a morte do contribuinte.

  4. CPF pendente de regularização
    Acontece quando o contribuinte deixou de entregar alguma declaração do Imposto Renda Pessoa Física (IRPF) a que estava obrigado. Isto é válido para os últimos cinco anos.

  5. CPF nulo
    Já a anulação do documento acontece quando ocorrem fraudes. O Serasa Premium é uma ótima ferramenta para monitorar seu CPF contra este tipo de delito.

Regularização do CPF: como fazer?

A regularização de CPF pode ser feita de forma virtual. Antes da pandemia, era necessário solicitar no site da Receita Federal e agendar o comparecimento ao órgão para concluir e regularizar CPF suspenso.

Com o isolamento social, a Receita Federal passou a permitir o procedimento para regularizar CPF online, diretamente no portal.

CPF regular é o mesmo que nome limpo?

Não. Muita gente confunde a situação cadastral do CPF com a inadimplência. Se você deixou de pagar alguma conta, provavelmente, o seu nome vai parar nas listas de devedores do Serasa e do SPC, por exemplo. Consequentemente, o seu CPF estará negativado junto com seu nome. No entanto, a situação cadastral do seu CPF pode estar regularizada.

O procedimento para a regularização de CPF é um, e o procedimento para limpar o nome é outro. Um envolve pendências cadastrais; o outro, dívidas.

CPF irregular: o que acontece?

Para quem não está em dia com a regularização do CPF, há consequências. Essas pessoas podem ser barradas na hora de abrir ou de movimentar suas contas em bancos, assim como não conseguirão empréstimos, financiamentos, tirar passaporte, participar de concursos públicos, comprar ou vender imóveis e receber aposentadoria.

Há algumas empresas que não contratam quem não tem o CPF regular. E, claro, quem está com o CPF irregular não pode receber prêmios de loteria.

Se interessou pelo conteúdo?

Acompanhe o site e leia mais. Você também pode acessar nosso conteúdo no YouTube ou no podcast Serasa Ensina.