CPF negativado: como saber se estou com o "nome sujo"?

Veja o passo a passo para consultar se você está com o seu CPF negativado dentro da Serasa, gratuitamente.
Homem segurando cartão de CPF para ilustrar o artigo que fala sobre cpf negativado

Afinal, como saber se você está com o CPF negativado? Neste artigo, você entenderá como consultar o seu CPF e finalmente entender como se livrar da negativação.

Aqui você terá acesso ao passo a passo completo de como se livrar do CPF negativado usando a Serasa, a plataforma que ajuda os brasileiros a se livrarem do endividamento com negociações diferenciadas

CPF negativado: como que se acaba em um problema assim?

O processo até chegar à inadimplência envolve quatro etapas. Primeiramente, o atraso de contas; depois, a cobrança do débito pelo credor. Na sequência, o prazo e o informe da negativação; e, enfim, o nome negativado.

Ou seja, não é algo que ocorre do dia para noite, existe um tempo considerável entre o atraso da dívida e a inserção do nome do devedor nas instituições de proteção ao crédito.

É um período que pode levar meses desde o atraso no pagamento da dívida até de fato o seu nome cair nos birôs de crédito, mas é preciso ficar atento. De acordo com o mapa da inadimplência feito pela Serasa em abril de 2022, mais de 66 milhões de brasileiros estavam endividados.

Muita gente acaba com nome e CPF negativado e nem sabe. Embora as empresas sejam obrigadas a notificar o consumidor, às vezes não é possível, seja por mudança de telefone, endereço ou quaisquer alterações de cadastro. Para quem quer entender como saber se está com o CPF negativado.

O CPF negativado implica que o consumidor não cumpriu com as suas contas a tempo do prazo de vencimentos. Acabando com o seu acesso a crédito e outros serviços bastante limitado!

Assista | Como consultar CPF grátis? - Serasa Ensina

O volume de buscas no Google por perguntas do tipo “como saber se estou no SPC Serasa”, “como saber se estou negativado” ou “como consultar se estou no SPC” é relativamente grande. No entanto, fazer a consulta é muito simples, e pode ser feita de forma gratuita.

A maneira mais eficiente de saber se existe alguma dívida no seu nome é consultar o seu CPF pela Serasa.

Veja o passo a passo de como ver o seu CPF negativado e possui o nome na lista de proteção ao crédito:

  1. Acesse o site da Serasa ou o SuperApp Serasa;

  2. Clique em “Consultar CPF grátis”;

  3. Cadastre-se, caso ainda não tenha;

  4. Se precisou cadastrar, confirme seu e-mail;

  5. Entre com seu login e senha;

  6. Clique em “Meu CPF” e confira se há pendências.

E assim, em apenas 6 passos, você consegue verificar o seu CPF negativado de forma muito mais simples, prática e fácil.

O que acontece com quem está com o CPF negativado?

Ter o CPF negativado, como costuma ser dito popularmente, pode afetar duas coisas importantes. A primeira delas é o seu score, a pontuação de crédito utilizada por muitas empresas na avaliação de risco de crédito. E a segunda é uma consequência da primeira: com score baixo, fica mais difícil conseguir crédito, aprovar um cartão, abrir um crediário…

Ter o CPF negativado apresenta muitas dificuldades e impedimentos na hora de conquistar metas e objetivos, já que o crédito pessoal é muito importante para muitas coisas, como financiamentos e a tranquilidade de dormir sem culpa na consciência.

Como regularizar o CPF negativado na Serasa

É possível fazer a regularização do seu nome no Serasa Limpa Nome, em que é possível negociar pela internet com grandes oportunidades de ter descontos e formas de pagamento facilitadas.

Na plataforma do Serasa Limpa Nome, você pode negociar dívidas negativadas e também contas atrasadas (não negativadas).

Em quanto tempo meu CPF negativado sem restrições?

O processo de ter seu CPF negativado retirado das listas de proteção ao crédito pode ser rápido ou demorado, dependendo da forma como você escolheu pagar sua dívida. Afinal, voltar a ter o crédito pessoal positivo faz total diferença na sua vida financeira e na forma como as instituições de crédito te enxergam.

Assim que você quitar sua dívida ou pagar a primeira parcela do acordo, em até cinco dias úteis seu CPF volta a ficar sem restrições novamente. Isso acontece, claro, se você não tiver outros débitos além do negociado.

Leia também | Paguei minha dívida e meu nome continua sujo. O que fazer?

Como aumentar o meu score?

As notas do score são dinâmicas, atualizadas conforme as movimentações financeiras do consumidor. Portanto, a melhor forma de aumentar a sua pontuação é não tendo restrição no seu nome e pagando as suas dívidas em dia. Utilizar o Cadastro Positivo também pode ser útil, uma vez que ficam registradas as suas contas pagas, e não somente as dívidas atrasadas.

Algumas dicas que te ajudarão a aumentar seu score são:

  1. Regularize seu CPF negativado: é possível conseguir boas ofertas no Serasa Limpa Nome. Basta fazer o cadastro e consultar possíveis ofertas, como já mostrado anteriormente.

  2. Pague suas contas em dia: o seu histórico de pagamentos é um dos principais responsáveis pela sua pontuação de crédito;

  3. Utilize o Cadastro Positivo: ele registra suas contas pagas, e não apenas as dívidas.

Importante: contas atrasadas vencidas há mais de 5 anos (não negativadas) não são consideradas para o cálculo do Serasa Score.

Aprenda mais sobre como aumentar o Serasa Score aqui!