Saiba como funciona o pagamento pelo WhatsApp
O recurso de pagamento pelo WhatsApp permite o envio e o recebimento de valores no aplicativo por meio de cartão de débito. Entenda.
Publicado em: 10 de fevereiro de 2022.
A pandemia acelerou todas as atividades digitais, desde conversas entre grupo de amigos até compras e trabalhos remotos. A mudança impulsionou as empresas a oferecerem novas soluções que facilitem as operações, em especial, realizadas pelo smartphone. O recurso de pagamento pelo WhatsApp, por exemplo, visa integrar operações financeiras e as conversas.
O WhatsApp é líder no Brasil entre os aplicativos mensageiros concorrentes, o Telegram e o Signal. De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, ele está instalado em 99% dos smartphones no país. É neste cenário que ganha cada vez mais espaço o chamado comércio conversacional ou chat commerce.
Dentre os três aplicativos estudados pela Opinion Box, 62% dos consumidores brasileiros já encomendaram produtos e serviços pelo WhatsApp.
O pagamento das encomendas de produtos e serviços pelo WhatsApp costumam ser feitas por boleto ou transferência em outros aplicativos. Ou seja, ao fechar um negócio, o consumidor obrigatoriamente abre outro aplicativo para realizar a transação financeira. Com o serviço de pagamento pelo WhatsApp, o consumidor pode negociar e pagar no mesmo ambiente.
Como funciona o pagamento pelo WhatsApp?
O serviço foi aprovado pelo Banco Central em março de 2021 e pode ser utilizado por pessoas físicas e, na segunda etapa, também para pessoas jurídicas. Cada usuário deve fazer a configuração e preencher o cadastro de adesão, incluindo os dados financeiros.
Os usuários poderão enviar até R$ 1 mil por transação, com limite mensal de R$ 5 mil, somando até 20 operações por dia. Entenda o passo a passo:
Abra a janela de diálogo com o cliente, amigo ou familiar para quem pretende enviar o dinheiro.
Clique no menu de funcionalidades onde estão câmera, fotos e vídeo, documento, localização e contato. Ali aparecerá também a opção pagamento.
Ao clicar em pagamento, abrirá uma janela para preencher o valor a ser transferido.
Após digitar o valor, também é possível preencher uma mensagem ao destinatário.
Clique em avançar e adicione a sua forma de pagamento: cartão de débito, múltiplo ou cartão pré-pago gerido por um dos bancos parceiros do WhatsApp.
Após a aprovação do cadastro, a operação será autorizada e o destinatário receberá o comprovante de transferência na janela de diálogo do aplicativo.
Apesar da facilidade de fazer a transferência de valores sem sair do aplicativo, a adesão tem sido baixa. A pesquisa de m-commerce da Opinion Box apontou que apenas 7% dos usuários cadastraram a modalidade de pagamento.
Uma das justificativas apontadas pelos usuários pela baixa adesão é a falta de segurança em relação ao aplicativo. Um em cada três respondentes da pesquisa disse que não cadastra os dados financeiros porque não confia no WhatsApp. Por outro lado, a empresa afirma que o armazenamento de dados financeiros é assegurado por criptografia.
Leia também | O que significa criptografia e qual é a importância desse recurso para você?
Mas é importante o usuário ter consciência de que a transação entre contas é feita no sistema da operadora do cartão. As instituições financeiras parceiras precisam receber as informações dos pagamentos para efetuar a transação. Por isso, os pagamentos não são protegidos por criptografia de ponta a ponta, como as mensagens.
Como se proteger de golpes no WhatsApp em cinco dicas
O medo dos usuários tem relação com o crescimento de golpes como clonagem do aplicativo, instalação do app espião e conta falsa no WhatsApp. Mas há condutas preventivas que podem ser adotadas para aumentar a segurança ao usar o aplicativo:
Ative a autenticação em duas etapas do aplicativo. Nas configurações da conta, você pode inserir uma senha e outro meio de confirmação de identidade a ser solicitada quando o acesso for feito em outro dispositivo ou outro aparelho de telefone.
Limite a privacidade do aplicativo para os seus contatos. Assim, você previne que o seu número de telefone seja adicionado em grupos abertos e fique mais vulnerável a cair em listas de vazamentos de informações.
Acione o recurso de biometria se o aparelho permitir. O usuário pode cadastrar a digital para ser solicitada sempre que for enviar um dinheiro da sua conta para outro usuário. É uma camada a mais de segurança caso o celular seja roubado.
Fique atento à troca de mensagens com contatos desconhecidos e comerciais. Como as contas comerciais ainda não estão autorizadas, se uma pessoa física falar em nome de uma empresa, desconfie da veracidade da oferta.
Não aceite ajuda de terceiros para configurar o pagamento para você e nem compartilhe os dados com outros contatos, mesmo familiares ou amigos.
Quanto mais consciência você tiver sobre os seus dados, menores serão os riscos de cair em golpes e fraudes. Por isso, é muito importante prestar atenção e proteger as informações pessoais.
Aliás, todos os cuidados são importantes. Além das dicas que trouxemos para você usar o aplicativo de forma mais segura, o hábito de monitorar seu CPF regularmente também é outra estratégia eficaz para aumentar a proteção dos seus dados e do seu dinheiro.
Pensando nisso, a Serasa desenvolveu o Serasa Premium, que monitora o CPF do usuário 24 horas por dia, sete dias por semana, e emite alertas em tempo real quando forem identificadas movimentações suspeitas em seu nome – como vazamento de dados e consultas ao seu CPF. Assim, você fica sabendo do problema rapidamente e pode agir antes que a situação fique fora de controle.
E mais: recentemente, a Serasa lançou mais uma função exclusiva para assinantes do Serasa Premium, o Lock&Unlock. Com esse recurso, o usuário pode bloquear seu Score para consultas quando não estiver buscando crédito no mercado – o que reduz os riscos de empréstimos e outras operações financeiras feitas em seu nome – e desbloquear apenas quando for necessário.
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