Entrar

Será que é possível consultar o CNPJ de uma empresa pelo CPF?

Saiba aqui se existe a possibilidade de se pesquisar sobre o CNPJ através da consulta do CPF do dono da empresa ou dos sócios

colunista Fabiana Ramos
Publicado em: 09 de março de 2022.

Quando precisamos contratar alguma empresa, é importante obtermos informações sobre ela e sobre sua atividade, a fim de nos resguardarmos de eventuais problemas futuros. Mas se você não tem os números dela em mãos, será que é possível consultar o CNPJ pelo CPF do dono?

Nós vamos desvendar essa questão, mas para te ajudar, conheça um pouco mais sobre o documento.

O que é CNPJ?

O CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) é como se fosse o CPF das empresas. É um documento básico de identificação que toda empresa precisa ter antes de exercer suas atividades.

Até mesmo os MEIs (Microempreendedores Individuais) possuem um CNPJ. Este é um programa criado pelo governo federal que permitiu ao profissional autônomo legalizar-se como pequeno empresário, passando a ter um CNPJ e acesso aos benefícios previdenciários.

Por que o CNPJ é importante?

Primeiro, é com esse número de identificação que a empresa é reconhecida pelo Estado. Ao ser registrada na Receita Federal, ela pode emitir nota fiscal e receber pelos serviços prestados. Além disso, ela também pode pagar seus funcionários e fazer a declaração de seus impostos.

Por ter todas essas informações vinculadas ao número do CNPJ é que se você pode consultar a situação da empresa nos birôs de crédito, sabendo se ela tem uma vida financeira saudável ou não.

É possível consultar o CNPJ pelo CPF?

Por medida de segurança, não é possível consultar a situação de uma empresa com apenas o CPF do dono ou dos sócios. Mesmo que tenha usado o CPF para fazer o registro dos números, outras informações completamente diferentes são atreladas ao CNPJ.

E mais: as pessoas físicas que fazem parte de uma empresa não se confundem com a pessoa jurídica (a empresa em si). A lei considera que são pessoas distintas, com nomes e patrimônios independentes, não podendo ser confundidas umas com as outras.

A única exceção à regra é em relação aos MEIs. Através do número do CPF e da data de nascimento do empreendedor, é possível chegar ao seu número de CNPJ. Essa consulta pode ser feita através do Portal do Empreendedor, ao verificar o certificado de microempreendedor individual.

Não tenho o CNPJ e agora?

É possível descobrir o número de uma empresa através do nome dela. Então, se você sabe o nome, pesquise e descubra o cadastro.

Como eu faço para consultar um CNPJ?

A Serasa tem um serviço chamado Você Consulta Empresa. Lá, você consegue em apenas uma consulta conferir, por exemplo, se a empresa tem:

  • Dívidas (negativação);

  • Cheques sem fundos;

  • Protestos;

  • Ações judiciais;

  • Participação em falências.

Para usar o Você Consulta Empresas, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o site do Você Consulta Empresa;

  2. Coloque o número do CNPJ que você quer consultar;

  3. Informe os seus dados (nome, CPF, idade, e-mail e telefone);

  4. Inclua o cartão de crédito para o pagamento do serviço;

Feito!

Importante

Você precisa escrever um e-mail que utilize, pois o relatório do CNPJ que você consultou será enviado para a conta de e-mail informada.

O Você Consulta Empresas custa R$ 35 por pesquisa. E a única forma de pagamento é por cartão de crédito.

Não perca a oportunidade de consultar a saúde financeira da empresa que você deseja contratar e se resguardar de possíveis dores de cabeça. A Serasa preparou um vídeo explicando como consultar o CNPJ. Você pode ver aqui.