Commwarrior: entenda o vírus de celular

Saiba como o Commwarrior virou uma epidemia de vírus de celular.

Alerta de segurança no visor do smartphone. Conceito de smartphone infectado por vírus.

Publicado em: 19 de junho de 2023.

Autor: Marlise Brenol 


Os sistemas operacionais dos dispositivos móveis costumam ter atualização de proteção a ataques permanentes, mas nem sempre foi assim. Em meados dos anos 2000, um vírus do tipo malware provocou insegurança nos usuários de celulares. O Commwarrior foi identificado pela primeira vez em 2005 e a propagação foi alta na época, sendo considerada uma epidemia viral de vírus de celular.

Desde então, houve melhorias significativas nas medidas de segurança de dispositivos móveis e na conscientização dos usuários sobre os riscos de segurança. Os sistemas operacionais modernos, como Android e iOS, têm recursos avançados de segurança e proteção contra ameaças. Esses avanços ajudaram a prevenir a disseminação de ameaças semelhantes ao Commwarrior nos dispositivos atuais.

Leia também I Como saber se o Telegram é seguro

Por que o Commwarrior se propagou como uma epidemia

Houve uma série de fatores que contribuíram para a propagação do Commwarrior e a classificação da situação como uma “epidemia em dispositivos móveis”. Na época, os usuários de celular Nokia eram a maioria e o vírus afetava justamente o sistema operacional Symbian, instalado nos aparelhos Nokia, a líder de mercado. A popularidade do Symbian significava que havia uma base significativa de usuários que poderiam ser alvos do Commwarrior.

O Commwarrior foi projetado para se espalhar por meio de mensagens SMS e conexões Bluetooth. Esses métodos de propagação permitiam que o vírus se espalhasse rapidamente entre dispositivos próximos, sem a necessidade de interação direta com o usuário. Isso facilitou a rápida disseminação do Commwarrior entre os dispositivos Symbian infectados.

As falhas de segurança provocadas pelo Commwarrior permitiam infectar os dispositivos. Essas falhas eram pouco conhecidas naquela época e mais difíceis de serem identificadas, o que facilitou a propagação do vírus. Além disso, a conscientização sobre ameaças de segurança em dispositivos móveis ainda era relativamente baixa. Os usuários não estavam tão familiarizados com a necessidade de proteger seus dispositivos móveis contra vírus e malwares, o que pode ter contribuído para a rápida disseminação do Commwarrior.

Leia também I Serasa dá dicas para não cair no golpe do contato quente

Spam e-mail de alerta de notificação no celular

Quais as características do vírus Commwarrior

O termo "Commwarrior" refere-se a um tipo específico de malware ou vírus de computador que afeta dispositivos móveis, especialmente aqueles com sistemas operacionais Symbian. O Commwarrior foi identificado pela primeira vez em 2005 e foi um dos primeiros vírus a se espalhar por meio de mensagens de texto (SMS) e conexões bluetooth em telefones celulares.

O Commwarrior é um worm que infectava telefones celulares Symbian e se propagava enviando cópias de si mesmo para outros telefones por meio de mensagens SMS ou aproveitando as conexões bluetooth ativadas nos dispositivos. Uma vez infectado, o vírus se espalhava rapidamente para outros telefones próximos, aproveitando-se da comunicação sem fio.

O impacto do Commwarrior era variável, mas incluía a redução do desempenho do dispositivo, consumo excessivo de bateria, envio não autorizado de mensagens SMS, além de poder causar a propagação de outros vírus ou malwares. A infecção pelo Commwarrior também levava a custos adicionais devido ao envio de mensagens não autorizadas.

É importante destacar que o Commwarrior foi identificado há alguns anos e, desde então, os sistemas operacionais móveis e as medidas de segurança foram aprimorados para combater ameaças desse tipo. No entanto, é sempre recomendável ter um bom programa antivírus instalado em dispositivos móveis e estar ciente dos riscos associados ao compartilhamento de arquivos ou conexões sem fio com dispositivos desconhecidos.

Leia também I Golpes telefônicos: conheça os tipos mais comuns

Assista I Como o Serasa Premium protege os seus dados


Conheça o Serasa Premium e proteja seus dados na internet

Estar atento para identificar as lacunas de segurança no aparelho celular é importante, mas mais que isso é preciso ter cautela com os dados pessoais. Para ficar no controle da sua vida financeira, é importante acompanhar tudo que acontece com seus dados.

Serasa Premium é o serviço de assinatura da Serasa que monitora 24 horas por dia seu CPF e CNPJ, trazendo informações sobre consultas, variação do Serasa Score, vazamento de dados na Dark Web, negativações e muito mais.  

Só com a conta Premium você tem atendimento exclusivo na Serasa e controla se seu Serasa Score pode ou não ser consultado pelo mercado. O Premium avisa sempre que:

  • ●      seu CPF e CNPJ for consultado; 
  • ●      seu Serasa Score variar; 
  • ●      uma negativação estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores); 
  • ●      seus dados vazarem na Dark Web. 
serasa score

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.