Navegação do blog
  1. Seguros
  2. Blog
  3. Assistencia Veicular 24 Horas Saiba O Que E E Como Pode Ajudar Voce

Assistência veicular 24 horas: saiba o que é e como pode ajudar você

Entenda o que é assistência veicular 24 horas, como funciona e por que ter esse serviço aumenta sua segurança no trânsito.

Publicado em: 19 de agosto de 2025

Categoria SegurosTempo de leitura: 6 minutos

Texto de: Time Serasa

Close-up cropped tiro de chave em mãos técnicas mecânicas enquanto mão masculina mostrando polegar para cima. MOT. Inspeção veicular. Consertando rodas de pneus de carro no posto de serviço da oficina de garagem

Lidar sozinho com um imprevisto no carro nem sempre é fácil. Seja uma pane elétrica no meio da estrada ou um pneu furado no meio do trânsito da cidade, essas situações geram estresse e, muitas vezes, perigo. É aí que entra a importância da assistência veicular 24 horas, um serviço que oferece suporte imediato para motoristas em qualquer lugar e a qualquer hora. 

Contar com assistência veicular 24 horas significa ter segurança e tranquilidade no dia a dia e em viagens, sabendo que você terá ajuda disponível em situações emergenciais, sem precisar recorrer a soluções improvisadas ou depender da boa vontade de terceiros. 

Por isso, confira em detalhes como funciona esse tipo de assistência e por que vale a pena contratá-la.

Assista | O que é seguro de proteção financeira e quando usar? - Serasa Ensina

O que é assistência veicular e quando ela entra em ação

De forma simples, assistência veicular é um serviço de suporte emergencial para motoristas que enfrentam problemas com o veículo.

Imagine a seguinte situação: você está indo trabalhar e o carro não liga, ou está voltando de viagem e o pneu estoura em uma estrada isolada. Nessas horas, saber o que é assistência veicular faz toda a diferença. 

São serviços comuns da assistência veicular:

  • ● pane mecânica ou elétrica; 
  • ● pane seca (falta de combustível); 
  • ● troca de pneu; 
  • ● reboque em caso de pane; 
  • ● chaveiro, caso as chaves sejam esquecidas ou perdidas; 
  • ● auxílio em caso de bateria descarregada. 

A assistência veicular 24 horas funciona como um "anjo da guarda" para o motorista, entrando em ação sempre que necessário, independentemente do dia ou horário.

Leia também | Apólice de seguro: o que é e para que serve

Como funciona a assistência veicular 24 horas

O funcionamento da assistência veicular 24 horas é simples. Quando ocorre um problema com o veículo, o motorista entra em contato com a central de atendimento da empresa contratada, que disponibiliza telefone, aplicativo ou WhatsApp. 

Após a solicitação, o atendente coleta informações básicas como a localização, o tipo de problema e o modelo do veículo. Em seguida, o serviço adequado é enviado ao local. A cobertura costuma ser nacional, mas é fundamental verificar no contrato se há restrições para áreas remotas.

Tempo de resposta da assistência

O tempo médio de resposta depende da região, mas, em geral, o suporte chega em menos de uma hora nas áreas urbanas. Em locais mais afastados, o tempo pode ser maior, mas o compromisso do serviço é garantir o atendimento, não importando o local. 

Leia também | Seguro auto para carros populares: o que considerar em 2025

Diferença entre seguro e assistência veicular: entenda de vez

Muita gente confunde as funções desses dois serviços. Por isso, é importante esclarecer a diferença entre seguro e assistência veicular.

O seguro auto é um contrato mais amplo, que cobre prejuízos financeiros em casos como roubo, furto, colisão e danos a terceiros. Já a assistência veicular 24 horas oferece suporte imediato para resolver problemas pontuais e emergenciais no dia a dia.

Ou seja, enquanto o seguro cobre grandes sinistros e requer abertura de processo, análise e, em muitos casos, franquia, a assistência veicular age na hora para resolver pequenos incidentes que, embora não envolvam grandes danos, podem deixar o motorista em apuros.

Vale lembrar que muitos seguros já incluem assistência veicular, mas, em planos básicos, a cobertura pode ser limitada ou inexistente. Por isso, entender a diferença entre seguro e assistência veicular ajuda você a decidir se vale a pena contratar o serviço separadamente.

Por que ter assistência veicular mesmo com seguro?

Mesmo quem já possui seguro pode se beneficiar muito ao contratar uma assistência veicular 24 horas adicional. Isso porque o atendimento costuma ser mais rápido e menos burocrático, ideal para emergências simples, como trocar um pneu ou resolver a pane de bateria.

Além disso, o custo da assistência veicular 24 horas é mais acessível em comparação ao seguro completo, o que permite que motoristas que não possuem seguro também tenham uma camada de proteção.

Outro ponto relevante é que nem todos os seguros cobrem itens como pane seca, perda de chave ou troca de pneu. Por isso, ter assistência veicular mesmo com seguro significa estar mais protegido e evitar contratempos.

Quem pode contratar assistência veicular 24h?

A assistência veicular 24 horas é indicada para qualquer motorista que queira mais segurança e praticidade.

É especialmente vantajosa para:

  • ● pessoas que usam o carro diariamente e não podem ficar paradas na rua; 
  • ● motoristas de aplicativo, que precisam de agilidade para não perder corridas; 
  • ● quem costuma viajar de carro e pode enfrentar imprevistos em estradas; 
  • ● proprietários de veículos fora da garantia de fábrica; 
  • ● pessoas que moram em áreas onde o serviço de terceiros pode demorar.

Portanto, a assistência veicular é para quem valoriza tranquilidade, segurança e rapidez no atendimento em situações inesperadas.

Leia também | Seguro moto: o que é e como funciona

Como funciona as Assistências Veiculares que a Serasa oferece?

As coberturas disponíveis na Serasa incluem:

Chaveiro automotivo

O usuário tem direito a 1 utilização por 12 meses, com limite de até R$ 240. Perdeu a chave? Quebrou na ignição? O serviço envia um chaveiro até você ou leva o carro para uma oficina, caso seja necessário.

Reboque leve

O usuário tem direito a 1 utilização por 12 meses com limite de 100 quilômetros. Ideal para situações como pane mecânica ou elétrica. Evita altos custos com guinchos particulares.

SOS emergencial

Cobre serviços como pane seca, pane elétrica, troca de pneu, carga de bateria e outros, com limite de até R$ 120,00 por 12 meses. Um suporte rápido e essencial para o dia a dia.

Assistência a vidros

Cobre 2 utilizações por ano, com cobertura de até R$ 10.000 mediante franquia de R$ 250. Serve para reparos ou substituição de para-brisa, vidro lateral ou traseiro.

Martelinho de ouro

Cobre 1 utilização no período de 12 meses com franquia de R$ 300. Ideal para consertos estéticos sem necessidade de repintura.

Importante: se o custo do serviço exceder os limites de cobertura, a diferença deverá ser paga ao prestador de serviço. Além disso, verifique todas as cláusulas da assistência para conferir o que está incluso ou não incluso na cobertura.

Leia também | Quando contratar uma assistência é melhor que contratar um seguro?

  • Já conhece os seguros e assistências que a Serasa oferece? A proteção ideal para você e sua família está nas nossas soluções:

  • ●     Seguro de carro e moto 
  • ●     Assistência veicular 
  • ●     Assistência residencial 
  • ●     Assistência saúde 
  • ●     Seguro prestamista 
  • ●     Seguro bolsa protegida 
  • ●     Seguro perda de renda 


Proteger-se de perdas financeiras caso algo inesperado aconteça garante menos problemas no futuro, e a Serasa pode te ajudar a se prevenir.

Perguntas frequentes sobre assistência veicular 24 horas

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados