Como abrir carros com trava elétrica por fora
Como abrir carros com trava elétrica por foraData de publicação 2 de setembro de 20253 minutos de leitura
Publicado em: 2 de setembro de 2025
Categoria SegurosTempo de leitura: 5 minutosTexto de: Time Serasa
Evitar o arrombamento de porta é uma das maneiras mais efetivas para proteger a sua residência contra furtos – especialmente em zonas de alta criminalidade ou se a casa fica longos períodos sem estar habitada.
O arrombamento é o ato de romper e destruir obstáculos com o uso da força, sejam portas, janelas ou portões. Perante a Justiça, este ato automaticamente torna o crime de furto mais grave, e o caracteriza como furto qualificado. De acordo com o Código Penal, a pena prevista para estes casos é de dois a oito anos de reclusão.
Confira a seguir formas de reforçar a segurança da sua porta para evitar arrombamentos e proteger seu patrimônio.
O arrombamento de porta é definido pela destruição, rompimento ou abertura forçada da estrutura ou da fechadura. Esta destruição pode ser total ou parcial.
O objetivo da entrada forçada em espaços privados costuma ser o furto de objetos de valor, em ações geralmente rápidas e planejadas pelos criminosos. Vale lembrar que a invasão de domicílio por si só já é crime – mesmo que nenhum objeto tenha sido levado e que a entrada não tenha sido forçada.
Leia também | Como agir ao ser vítima de documentos furtados
Se ao chegar em casa você encontrar a porta de entrada violada, lembre-se que a prioridade é preservar a sua integridade pessoal e da sua família. Tome as seguintes providências:
A orientação da Polícia Militar é não entrar na residência se houver sinais de arrombamento. Os criminosos ainda podem estar no local.
Acione a Polícia Militar pelo número 190. Enquanto aguarda a viatura, fique em um local seguro e evite violar a cena.
Quando for seguro, documente o arrombamento e faça uma lista dos objetos furtados.
Faça o registro formal na delegacia mais próxima ou pelo site da Polícia Civil do seu estado.
Se tiver contratado uma proteção residencial que cubra roubo e furto, a próxima providência imediata é acionar a seguradora. O valor da cobertura depende da apólice contratada.
Leia também | Entenda como contratar seguro residencial
Saber como reforçar a porta de entrada e também adotar comportamentos preventivos pode dificultar o arrombamento e o acesso de criminosos. Confira:
Escolha uma porta maciça
O ideal é que as portas de entrada sejam de madeira maciça, o que as torna muito resistentes e seguras. Portas feitas com materiais como MDF podem ser mais fáceis de arrombar e são mais recomendadas para ambientes internos da casa.
Dê duas voltas na chave
A segunda volta faz diferença, principalmente no caso de fechaduras mais antigas. Ao girar a chave uma segunda vez, a lingueta da fechadura se estende mais em direção ao batente, dificultando uma abertura forçada.
Invista em uma fechadura de alta segurança
Há modelos mais reforçados. Em vez do trinco comum, algumas fechaduras de segurança têm três ou quatro pinos de travamento, que giram simultaneamente ao trancar a porta.
Instale uma trava extra
Além de reforçar a fechadura, é possível acrescentar uma trava extra que é acionada por dentro e não é vista externamente. Há opções de trava de segurança com roseta ou do tipo “pega-ladrão”, como a trava com corrente ou o fecho que limita a abertura da porta.
Reforce o batente
O batente é a moldura ao redor da porta, que é fixada à parede. É possível usar uma cobertura de aço ou reforçá-lo instalando uma chapa de metal sob o batente, na altura da fechadura.
Reforce as dobradiças
Dobradiças bem fixadas à porta podem impedir um arrombamento. Para isso, é possível instalar placas de reforço e também substituir os parafusos originais por peças mais longas e grossas.
Mantenha a porta trancada quando estiver em casa
Sempre é importante lembrar deste cuidado. Mesmo que a sua porta tenha fechamento externo automático, usar a tranca da fechadura reforça a segurança e dificulta uma abertura forçada.
Leia também | Proteja-se do roubo de cartões de pagamento
Para quem já tem uma porta de madeira padrão na entrada de casa, há possibilidades de reforçá-la sem trocar toda a estrutura.
Existem no mercado os chamados kits antiarrombamento para portas já instaladas. Normalmente, este conjunto de peças inclui reforço de aço no batente e no contorno da porta, além de fechadura com múltiplos pinos.
Leia também | Moro de aluguel: preciso de seguro?
Emergências com a fechadura da entrada costumam fazer parte da cobertura de seguros e assistências residenciais. Na assistência residencial oferecida pela Serasa, está prevista assistência para abertura e cópia de chave, além de reparação ou substituição de fechaduras e trancas danificadas.
Data de publicação 2 de setembro de 20253 minutos de leitura
Data de publicação 2 de setembro de 20256 minutos de leitura
Data de publicação 1 de setembro de 20256 minutos de leitura