O que é carência no plano de saúde?
O que é carência no plano de saúde?Data de publicação 8 de agosto de 202512 minutos de leitura
Publicado em: 8 de agosto de 2025
Categoria SegurosTempo de leitura: 12 minutosTexto de: Time Serasa
Quando as temperaturas caem, muitos motoristas podem enfrentar dificuldades para dar a partida no veículo. Por isso, entender como ligar o carro no frio de forma correta é importante para evitar falhas e reduzir o desgaste de componentes.
Neste artigo, aprenda como ligar o carro a álcool no frio, quais são os erros mais comuns nesse processo, como evitá-los e os cuidados de manutenção preventiva que devem ser tomados para preservar o desempenho do veículo em baixas temperaturas.
Em dias frios, o carro pode ter dificuldade para ligar por uma série de motivos que podem afetar o motor, a bateria e o combustível. Acompanhe as explicações:
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O etanol possui menor volatilidade (facilidade de evaporar) que a gasolina, o que gera a demora para se transformar em vapor e entrar em combustão nos dias frios. Para compensar essa característica, os veículos movidos a etanol possuem um sistema de partida a frio.
Nos carros mais antigos, esse sistema funciona com um tanquinho auxiliar que injeta uma pequena quantidade de gasolina para facilitar a ignição. Nesse caso, o recomendado é manter esse reservatório com gasolina premium, que possui validade de até seis meses — a gasolina comum possui validade de três meses apenas.
Os modelos de veículos flex mais recentes possuem um sistema que pré-aquece o etanol, dispensando o tanquinho de gasolina.
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Ligar o carro nos dias frios exige um pouco mais de atenção para evitar danos ao veículo. Os passos descritos abaixo são recomendações para garantir uma partida segura.
Como ligar carro com carburador no frio
Como ligar carro com injeção eletrônica no frio
Na pressa de ligar, é comum que os motoristas cometam alguns erros que podem prejudicar o veículo por causa do frio. Conheça os deslizes mais comuns e saiba evitá-los.
Insistir excessivamente na partida
Segurar a chave por mais de 15 a 20 segundos ou apertar o botão de ligar repetidamente pode danificar o motor de partida e descarregar a bateria. Se o carro não ligar em 3 a 5 segundos, solte a chave e espere de 20 a 30 segundos antes de tentar novamente.
Se, após mais duas ou três tentativas, o carro não pegar, procure ajuda profissional.
Acelerar o motor e exigir alto desempenho após ligá-lo
O óleo do motor fica mais denso no frio e leva alguns segundos para circular e lubrificar todas as peças adequadamente. Acelerar forte logo após o carro ligar aumenta o atrito interno e desgasta os componentes do motor.
O recomendado é deixar o carro funcionando em marcha lenta por pelo menos um minuto. Dirija em baixa rotação nos primeiros quilômetros até o motor atingir a temperatura ideal.
Não desligar os equipamentos elétricos
A bateria tem sua capacidade reduzida pelo frio, o que dificulta a partida. Ao tentar ligar o carro com os componentes elétricos ativados, a bateria fica sobrecarregada.
Para evitar esse erro, crie o hábito de verificar se todos os equipamentos elétricos estão desligados antes de desligar o carro e ligá-lo novamente.
Ignorar o tanquinho de partida a frio (carros flex)
Deixar a gasolina por muito tempo no tanquinho dificulta a combustão, pois o combustível perde suas propriedades com o tempo. Por isso, abasteça esse reservatório a cada seis meses com gasolina premium ou conforme as orientações do manual do fabricante.
Realizar uma revisão focada nos componentes mais afetados pelas baixas temperaturas pode evitar situações desagradáveis e gastos inesperados com o carro durante o inverno. As principais medidas preventivas incluem verificar:
Considere levar o carro para uma revisão geral antes do inverno, a fim de detectar vazamentos, desgaste de componentes e corrigir falhas precocemente. Uma oficina pode inspecionar suspensão, freios, sistema de arrefecimento, filtragem de combustível e o funcionamento do sistema de partida a frio.
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A bateria e o sistema elétrico do veículo são os componentes que mais sofrem com as baixas temperaturas. O frio intenso diminui a capacidade da bateria de gerar corrente e, ao mesmo tempo, exige mais dela para dar a partida no motor e ativar outros componentes.
Para proteger o sistema elétrico do seu carro, além de seguir estas sugestões:
Mesmo com todos os cuidados e manutenções em dia, problemas podem acontecer, especialmente em dias de frio mais intenso. Saber quando acionar a assistência auto é essencial para resolver a situação rapidamente e evitar danos maiores ao veículo.
Pane elétrica total
Se, ao girar a chave, todos os sinais elétricos (painel, luzes e faróis) falharem e nada responder, pode ser caso de falha na bateria, alternador ou conexões. A assistência enviará um profissional para tentar religar ou rebocar o veículo.
Partida falhando repetidamente
Se você tentou ligar três vezes, com pausas adequadas entre cada tentativa, e não houve sucesso, pode ser problema da bateria, bomba de combustível ou motor de partida. Nesses casos, evite insistir para não causar danos e chame a assistência.
Nenhuma resposta mesmo após troca de bateria
Quando o carro não pega, nem com partida auxiliar ou uma bateria nova, o problema pode estar no motor, módulo eletrônico ou outra falha interna. A assistência pode realizar um diagnóstico no local ou rebocar o veículo para uma oficina.
Combinação de sinais de falha e luz de alerta
Se o painel piscar, exibir mensagens estranhas ou apresentar aviso de erro, e o carro não responder normalmente, há forte indicação de falhas elétricas internas ou falha do regulador/alternador.
Cheiro forte de combustível após tentativas de partida
Se ao tentar ligar o carro, você sente um cheiro muito forte de combustível vindo do motor, isso pode indicar que o motor está com excesso de combustível ou que há um vazamento. Insistir na partida pode ser perigoso e agravar o problema — por isso, chame a assistência.
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Proteger-se de perdas financeiras caso algo inesperado aconteça garante menos problemas no futuro, e a Serasa pode te ajudar a se prevenir.
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