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Como ligar o carro no frio? Evite falhas e danos

A bateria e o tanquinho de partida a frio são os componentes que mais precisam de atenção durante o inverno.

Publicado em: 8 de agosto de 2025

Categoria SegurosTempo de leitura: 12 minutos

Texto de: Time Serasa

Motorista liga chave de ignição do motor

Quando as temperaturas caem, muitos motoristas podem enfrentar dificuldades para dar a partida no veículo. Por isso, entender como ligar o carro no frio de forma correta é importante para evitar falhas e reduzir o desgaste de componentes. 

Neste artigo, aprenda como ligar o carro a álcool no frio, quais são os erros mais comuns nesse processo, como evitá-los e os cuidados de manutenção preventiva que devem ser tomados para preservar o desempenho do veículo em baixas temperaturas.

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Por que o carro tem dificuldade para ligar em dias frios?

Em dias frios, o carro pode ter dificuldade para ligar por uma série de motivos que podem afetar o motor, a bateria e o combustível. Acompanhe as explicações:

  • Bateria: o frio desacelera as reações químicas da bateria — principalmente se ela estiver perto do fim de sua vida útil —, reduzindo sua capacidade de gerar e fornecer corrente elétrica. 
  • Óleo de motor e fluídos: o óleo do motor torna-se mais espesso, dificultando sua circulação e lubrificação das peças internas do motor. O fluído de transmissão e as correias também perdem eficiência no frio, podendo comprometer o alternador e o motor de partida.  
  • Combustível: carros que utilizam apenas o etanol podem ter mais dificuldade em ligar no frio, porque esse combustível possui maior resistência para evaporar e fazer o motor começar a funcionar. 

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Cuidado especial para carros a álcool

O etanol possui menor volatilidade (facilidade de evaporar) que a gasolina, o que gera a demora para se transformar em vapor e entrar em combustão nos dias frios. Para compensar essa característica, os veículos movidos a etanol possuem um sistema de partida a frio.

Nos carros mais antigos, esse sistema funciona com um tanquinho auxiliar que injeta uma pequena quantidade de gasolina para facilitar a ignição. Nesse caso, o recomendado é manter esse reservatório com gasolina premium, que possui validade de até seis meses — a gasolina comum possui validade de três meses apenas. 

Os modelos de veículos flex mais recentes possuem um sistema que pré-aquece o etanol, dispensando o tanquinho de gasolina. 

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Passo a passo para ligar o carro no frio com segurança

Ligar o carro nos dias frios exige um pouco mais de atenção para evitar danos ao veículo. Os passos descritos abaixo são recomendações para garantir uma partida segura. 

Como ligar carro com carburador no frio 

  1. 1 - Puxe o afogador para ajustar a mistura de ar e combustível. 
  2. 2 - Pressione suavemente o acelerador duas a três vezes e vire a chave. 
  3. 3 - Se o carro não pegar em até 7 segundos, pare, espere alguns segundos e tente novamente. 

Como ligar carro com injeção eletrônica no frio 

  1. 1 - Ligue a chave até a posição de ignição. Isso permite que o sistema eletrônico ajuste a temperatura. 
  2. 2 - Aguarde 5 segundos. 
  3. 3 - Dê a partida no carro. Não é necessário pressionar o acelerador. 
  4. 4 - Se o carro não ligar após três tentativas, pode haver um problema na bateria ou em outro componente do veículo.

Erros comuns ao ligar o carro no frio e como evitá-los

Na pressa de ligar, é comum que os motoristas cometam alguns erros que podem prejudicar o veículo por causa do frio. Conheça os deslizes mais comuns e saiba evitá-los.

  1. Insistir excessivamente na partida

    Segurar a chave por mais de 15 a 20 segundos ou apertar o botão de ligar repetidamente pode danificar o motor de partida e descarregar a bateria. Se o carro não ligar em 3 a 5 segundos, solte a chave e espere de 20 a 30 segundos antes de tentar novamente.  

    Se, após mais duas ou três tentativas, o carro não pegar, procure ajuda profissional.

  2. Acelerar o motor e exigir alto desempenho após ligá-lo  

    O óleo do motor fica mais denso no frio e leva alguns segundos para circular e lubrificar todas as peças adequadamente. Acelerar forte logo após o carro ligar aumenta o atrito interno e desgasta os componentes do motor

    O recomendado é deixar o carro funcionando em marcha lenta por pelo menos um minuto. Dirija em baixa rotação nos primeiros quilômetros até o motor atingir a temperatura ideal.

  3. Não desligar os equipamentos elétricos 

    A bateria tem sua capacidade reduzida pelo frio, o que dificulta a partida. Ao tentar ligar o carro com os componentes elétricos ativados, a bateria fica sobrecarregada.  

    Para evitar esse erro, crie o hábito de verificar se todos os equipamentos elétricos estão desligados antes de desligar o carro e ligá-lo novamente.

  4. Ignorar o tanquinho de partida a frio (carros flex) 

    Deixar a gasolina por muito tempo no tanquinho dificulta a combustão, pois o combustível perde suas propriedades com o tempo. Por isso, abasteça esse reservatório a cada seis meses com gasolina premium ou conforme as orientações do manual do fabricante.

Manutenção preventiva para preparar o carro para o inverno

Realizar uma revisão focada nos componentes mais afetados pelas baixas temperaturas pode evitar situações desagradáveis e gastos inesperados com o carro durante o inverno. As principais medidas preventivas incluem verificar

  • ● A capacidade de carga, a voltagem e se há sinais de corrosão na bateria. As baterias com mais de 2-3 anos ou que descarregam frequentemente devem ser trocadas. 
  • ● Se os sensores de temperatura, as velas aquecedoras do sistema de partida a frio estão funcionando. 
  • ● Se a bomba ou filtro do tanquinho de partida a frio não está entupido ou danificado. 
  • ● Velas de ignição, os cabos de vela, motor de partida e correias. 
  • ● Se o óleo do motor está no nível correto e se é o tipo recomendado pelo fabricante para as condições de temperatura da sua região. Ao trocar o óleo, substitua também o filtro de óleo. 
  • ● O nível do líquido de arrefecimento e se há aditivo na proporção correta.  
  • ● Pressão dos pneus e estado dos sulcos. Calibre os pneus semanalmente ou conforme as especificações do fabricante. 
  • ● Alternador, relés e conexões elétricas ligados à partida. 
  • ● Se o sistema de ar-condicionado e desembaçadores estejam funcionando e limpos.

Considere levar o carro para uma revisão geral antes do inverno, a fim de detectar vazamentos, desgaste de componentes e corrigir falhas precocemente. Uma oficina pode inspecionar suspensão, freios, sistema de arrefecimento, filtragem de combustível e o funcionamento do sistema de partida a frio.

Leia mais | Como cuidar do seu carro e das suas finanças?

Proteja a bateria e o sistema elétrico nos dias frios

A bateria e o sistema elétrico do veículo são os componentes que mais sofrem com as baixas temperaturas. O frio intenso diminui a capacidade da bateria de gerar corrente e, ao mesmo tempo, exige mais dela para dar a partida no motor e ativar outros componentes.  

Para proteger o sistema elétrico do seu carro, além de seguir estas sugestões: 

  • Evite deixar o carro parado por muitos dias: ligue-o pelo menos uma vez por semana por 10-15 minutos e dirija um pouco para o alternador recarregar a bateria de forma eficaz.  
  • Estacione em local protegido ou utilize proteção térmica: evite deixar o carro exposto ao frio intenso, estacionando-o em garagem coberta ou usando uma capa térmica para capô/bateria. 
  • Fique atento aos sinais de alerta: luzes do painel mais fracas, partida difícil ou ruído ao ligar são sinais de bateria fraca. Nesses casos, leve o veículo para um teste e realize a manutenção preventiva.

Quando acionar a assistência 24h para problemas de partida no frio?

Mesmo com todos os cuidados e manutenções em dia, problemas podem acontecer, especialmente em dias de frio mais intenso. Saber quando acionar a assistência auto é essencial para resolver a situação rapidamente e evitar danos maiores ao veículo.

  1. Pane elétrica total 

    Se, ao girar a chave, todos os sinais elétricos (painel, luzes e faróis) falharem e nada responder, pode ser caso de falha na bateria, alternador ou conexões. A assistência enviará um profissional para tentar religar ou rebocar o veículo.

  2. Partida falhando repetidamente 

    Se você tentou ligar três vezes, com pausas adequadas entre cada tentativa, e não houve sucesso, pode ser problema da bateria, bomba de combustível ou motor de partida. Nesses casos, evite insistir para não causar danos e chame a assistência.

  3. Nenhuma resposta mesmo após troca de bateria 

    Quando o carro não pega, nem com partida auxiliar ou uma bateria nova, o problema pode estar no motor, módulo eletrônico ou outra falha interna. A assistência pode realizar um diagnóstico no local ou rebocar o veículo para uma oficina.

  4. Combinação de sinais de falha e luz de alerta 

    Se o painel piscar, exibir mensagens estranhas ou apresentar aviso de erro, e o carro não responder normalmente, há forte indicação de falhas elétricas internas ou falha do regulador/alternador.

  5. Cheiro forte de combustível após tentativas de partida

    Se ao tentar ligar o carro, você sente um cheiro muito forte de combustível vindo do motor, isso pode indicar que o motor está com excesso de combustível ou que há um vazamento. Insistir na partida pode ser perigoso e agravar o problema — por isso, chame a assistência.

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Perguntas frequentes sobre como ligar o carro no frio

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