Navegação do blog
  1. Seguros
  2. Blog
  3. Como Pedir Ressarcimento De Aparelho Queimado

Como pedir ressarcimento de aparelho queimado por queda de energia?

Entenda quando é possível solicitar indenização à concessionária por danos elétricos após falha na rede.

Publicado em: 2 de setembro de 2025

Categoria SegurosTempo de leitura: 6 minutos

Texto de: Time Serasa

Mulher sorrindo para o celular na sala de estudo para grupo de elearning e anúncio.

Seu eletrodoméstico deixou de funcionar depois de uma falha na rede elétrica? É importante saber quando e como pedir ressarcimento de aparelho queimado por queda de energia.  

Problemas no fornecimento, como oscilação ou blecaute, podem danificar eletrodomésticos. Nestes casos, o consumidor tem direito a receber uma indenização para ressarcir os gastos com o conserto ou a troca de aparelhos como geladeira, máquina de lavar, televisão e micro-ondas. 

Entenda como funciona esse pedido junto à concessionária e como comprovar que o dano foi causado por uma falha na rede.

Assista | 10 dicas para economizar energia elétrica

Quedas de energia podem queimar aparelhos?

Sim, quedas de energia e oscilações na rede podem queimar os aparelhos elétricos. Essa falha não produz necessariamente faíscas ou cheiro de queimado – apesar de isso acontecer em alguns casos. Normalmente, o dano elétrico é interno, e o consumidor irá perceber que o eletrodoméstico queimou porque ele para de funcionar.  

Esse dano não é causado especificamente pela queda de energia, mas pela sobretensão que pode ocorrer quando o fornecimento é retomado ou quando há oscilações. Quando ocorre uma falha ou uma queda na distribuição, a energia pode voltar à rede de forma brusca, causando um pico de tensão. Esse excesso sobrecarrega a capacidade dos componentes dos aparelhos, que são projetados para receber uma determinada corrente de energia, e é isso que pode queimá-los. 

Leia também | Truques para gastar pouco na reforma de casa

Minha geladeira queimou por queda de energia: o que fazer

Se você acabou de perceber que a sua geladeira (ou qualquer outro aparelho) deixou de funcionar depois que a energia voltou, siga estes primeiros passos: 

  • ● Registre a perda 

Fotografe ou grave os alimentos da sua geladeira. Se tiver nota fiscal da última compra de supermercado, guarde. Isso pode ajudar a receber ressarcimento pelos alimentos perdidos. 

  • ● Entre em contato com a companhia 

O ideal é fazer o pedido de ressarcimento assim que possível. Informe a data e hora da falta de energia e relate os dados.  

  • ● Aguarde a verificação da concessionária 

No caso de equipamentos utilizados para acondicionar alimentos e medicamentos, a companhia tem até um dia útil para fazer a verificação. Para outros aparelhos, o prazo é de 10 dias corridos. 

Como funciona o ressarcimento de danos elétricos?

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as companhias de distribuição devem ressarcir os danos que foram causados em aparelhos por oscilações na rede elétrica. Esta medida está descrita na Resolução Normativa 1.000 da Aneel, publicada em dezembro de 2021, a mais recente sobre o ressarcimento. 

Estes são os principais direitos garantidos pela resolução: 

  • ● O consumidor tem até cinco anos para pedir o ressarcimento. 
  • ● Quando a solicitação é feita em até 90 dias, a quantidade de documentos a ser apresentada é menor.   
  • ● Depois de aberto o pedido, a companhia costuma fazer uma vistoria e também pode solicitar documentos extras como orçamentos, laudos e notas fiscais
  • ● Se o pedido for aceito pela companhia, o valor do ressarcimento é depositado em até 20 dias corridos depois da resposta à solicitação. 
  • ● O consumidor pode fazer o reparo do aparelho antes da vistoria da concessionária. Nesse caso, é preciso guardar as peças danificadas, os orçamentos e a nota fiscal do conserto.

Como pedir ressarcimento de aparelho queimado por queda de energia: passo a passo

A solicitação é feita diretamente com cada companhia, por isso alguns detalhes podem variar, de acordo com a empresa. Entretanto, de forma geral a solicitação segue estes passos:

  1. Solicite formalmente 

    Normalmente as concessionárias oferecem canais online, por telefone ou agências físicas para fazer este tipo de pedido. Abra uma solicitação de ressarcimento e guarde o número de protocolo. O ideal é que o processo seja feito pelo titular da conta de energia. 


  2. Compartilhe documentos e informações 

    Quando o pedido é feito nos primeiros 90 dias, as companhias costumam solicitar as seguintes informações: 

    ● Data e horário prováveis do dano. 

    ● Documentos e informações pessoais. 

    ● Relato do problema apresentado pelo equipamento elétrico. 

    ● Características gerais do equipamento danificado, como marca e modelo. 

    ● Forma de pagamento escolhida caso o pedido seja atendido. 

    ● Se o aparelho tiver sido reparado, são solicitados dois orçamentos detalhados para o conserto, um lado emitido por profissional qualificado e a nota fiscal do serviço. 

  3. Aguarde a análise da companhia 

    A empresa irá investigar as antigas ocorrências na rede para confirmar a causa do dano e em alguns casos fará uma vistoria no local. Quando a solicitação de ressarcimento é feita nos primeiros 90 dias, a distribuidora tem até 15 dias para a resposta final (a partir da data da vistoria ou, na falta desta, a partir da data da solicitação).

  4. Receba a resposta 

    Quando o pedido é aceito pela companhia, o ressarcimento deve ser feito em até 20 dias corridos. Se a solicitação for negada, o consumidor ainda pode recorrer ao Procon.

Laudo técnico de equipamento queimado por queda de energia: quando é necessário?

A apresentação de laudo emitido por profissional qualificado é exigida pelas concessionárias quando o aparelho já foi reparado e o consumidor solicita o ressarcimento depois. O laudo deve confirmar que o dano teve origem elétrica. 

Leia também | Quem mora de aluguel precisa fazer seguro residencial?

Como proteger eletrodomésticos contra quedas de energia?

Apesar de o ressarcimento ser um direito do consumidor, o ideal é não precisar passar por este processo. Alguns cuidados podem proteger os aparelhos das sobrecargas de tensão – especialmente se você mora em uma região onde a queda ou a oscilação de energia são frequentes.  

Confira algumas dicas: 

  • ● Tire da tomada 

Essa é a dica mais simples, indicada principalmente durante tempestades ou períodos de energia instável. 

  • ● Use filtros de linha 

Os filtros de linha se parecem com as réguas extensoras de tomada, mas têm também a função de filtrar o sinal que vem da rede elétrica. Isso protege os aparelhos de algumas sobrecargas do sistema.  

  • ● Estabilizadores 

Têm uma função parecida aos filtros de linha, mas ajudam a manter a rede elétrica mais constante. É a alternativa indicada para aparelhos mais sensíveis à variação de tensão, como televisão e computadores. 

  • ● Nobreak 

Usado especialmente para os computadores, o nobreak estabiliza a tensão e também garante o funcionamento do aparelho por mais um tempo no caso de blecaute, já que possui uma bateria interna. 

Leia também | Como regularizar conta de luz atrasada

Proteja a sua casa com a assistência da Serasa

A assistência residencial oferecida pela Serasa é uma solução de suporte para emergências que garante atendimento de eletricista 24 horas e o reparo de eletrodomésticos fora da garantia. Confira os detalhes! 

Perguntas frequentes sobre ressarcimento de aparelho queimado por queda de energia

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados