Navegação do blog
  1. Limpa Nome Online
  2. Blog
  3. Conta De Luz Atrasada Saiba Como Consultar E Resolver O Problema

Conta de luz atrasada: saiba como consultar e resolver o problema

Conta de luz atrasada pode causar restrições de crédito. Veja como consultar débitos e negociar com a distribuidora de energia elétrica.

Publicado em: 15 de fevereiro de 2023

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

pessoa segurando uma conta de energia

Conta de luz atrasada pode ser um problema. Além de afetar a pontuação de crédito, o consumidor pode ter o fornecimento de energia da casa ou empresa cortado. Neste artigo. 

Quantas contas de luz posso atrasar? 

Essa é uma das principais dúvidas de quem está com a conta de luz em atraso. Consumidores com conta de luz atrasada podem ter o serviço de energia interrompido. É um erro pensar que apenas com três contas atrasadas a energia é cortada. 

Na verdade, não existe quantidade mínima de contas em aberto para haver o corte no fornecimento de energia. Se a companhia elétrica quiser, pode cortar a luz da casa do consumidor inadimplente com apenas uma conta em aberto. Porém, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabelece regras para isso. Veja: 

  • ●      Os consumidores devem ser avisados sobre a falta de pagamento de uma conta com antecedência mínima de 15 dias antes do corte. 
  • ●      O prazo mínimo para cortar a energia é de 15 dias. 
  • ●      Caso a empresa não mande o aviso, o corte será indevido. 
  • ●      No corte indevido, a concessionária pode ser obrigada a pagar uma indenização ao consumidor, mesmo que a conta não tenha sido paga. 


De acordo com a Aneel, o corte só pode ser feito em prazo máximo de 90 dias após o vencimento da conta de luz. Caso ultrapasse esse prazo, a companhia elétrica não poderá mais cortar a energia do consumidor. Se isso acontecer, o débito será cobrado na Justiça ou via administrativa. 

Portanto, quem tem conta de luz atrasada deve prestar atenção ao aviso prévio de corte de energia na própria conta de luz. Por isso, verifique se existe algum aviso na fatura. 

Como saber se a conta de luz está atrasada?

Há vários recursos online com acesso a consulta de contas de luz em atraso em plataformas eletrônicas. Um exemplo é acessar o site da concessionária e seguir as opções disponíveis. O consumidor pode consultar a lista disponibilizada pela Aneel para descobrir qual é a distribuidora de energia da cidade. 

Também é possível ir a uma agência de atendimento e tirar as dúvidas. Antes disso, consulte no site da distribuidora o endereço mais próximo da concessionária de energia elétrica. 

Assista | Dicas incríveis para economizar energia elétrica

Como consultar as contas em atraso? 

Consultar contas de luz atrasadas é fácil. Use o CPF e informe os dados solicitados pela distribuidora de energia da sua cidade. Veja dois exemplos práticos: 

Consultar conta de luz atrasada na Energisa

  • ●      Acesse o site Energisa. 
  • ●      Clique em “Energisa Distribuidora”. 
  • ●      Informe o estado e cidade. 
  • ●      Clique em “Enviar”. 
  • ●      Siga os passos que aparecem na tela. 


Ao entrar na agência virtual, o cliente terá acesso às contas em atraso e a um link para poder imprimi-las. 

Consultar conta de luz atrasada na Enel

  • ●      Entre no site da Enel.
  • ●      Escolha um estado. Exemplo: São Paulo. 
  • ●      Clique em “Negociar Débito” para saber se há contas atrasadas. 
  • ●      Toque em “Avançar” e siga as dicas que aparecem na tela do computador. 

Como renegociar a conta de luz atrasada?

Muitas empresas renegociam dívidas e parcelam contas atrasadas. Para isso, o consumidor pode ir a uma agência de atendimento ou acessar o site da concessionária. Empresas como Enel São Paulo, por exemplo, permitem o parcelamento em até 12 vezes. 

Também é importante lembrar o desconto para famílias de baixa renda. Desde 2002, elas recebem descontos no valor da conta. É a chamada Tarifa Social. Segundo a Aneel, os grupos com direitos ao benefício são: 

  • ●      famílias do Cadastro Único e com renda per capita de até meio salário mínimo (R$550,00); 
  • ●      idoso com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC); 
  • ●      famílias no Cadastro Único ou com renda mensal de até 3 salários mínimos, R$3.300, com portador de doença ou deficiência em tratamento com uso continuado de aparelhos elétricos. 


Para se cadastrar na Tarifa Social, é preciso procurar a distribuidora de energia e classificar a residência como apta ao benefício. Além disso, é possível ligar para o número 167 e tirar dúvidas com a agência. 

Quais as consequências do não pagamento da conta de luz atrasada? 

Há várias consequências do não pagamento da conta de luz atrasada: 

Inadimplência

Para evitar a inadimplência, o consumidor não deve deixar o prazo de vencimento do pagamento expirar. A empresa responsável pela distribuição de energia pode entrar em contato com órgãos de proteção ao crédito para informar o débito em atraso. Cabe ao órgão enviar uma carta de notificação de débito ao cliente e informar sobre a pendência. 

Depois de receber a carta, o consumidor terá um prazo de 10 dias para pagar a conta de luz atrasada. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), apenas após esse prazo ele poderá ser incluído nos cadastros de inadimplência. 

Nesse caso, a inclusão é chamada de negativação do consumidor e, com isso, ele terá restrições de crédito. 

Restrições de crédito

Quando o CPF é incluído nos cadastros de inadimplência, o consumidor pode ter várias restrições. É o chamado “nome sujo”. Portanto, quando o nome do consumidor é incluído na Serasa, por exemplo, ele terá mais dificuldade de conseguir crédito, empréstimos ou financiamentos. 

Outro problema relacionado à restrição de crédito é a dificuldade de abrir conta em banco. Também pode haver restrições para aluguel de imóveis e compras a prazo, por exemplo.  

Suspensão dos serviços

A consequência mais grave da conta de luz atrasada é a suspensão dos serviços. Como já explicamos, as empresas não podem cortar os serviços indiscriminadamente. Há várias regras, inclusive no Código de Defesa do Consumidor, a serem seguidas. 

Quem deixar de pagar contas de serviços básicos como luz, gás e água só poderá ter o fornecimento suspenso depois de 90 dias. 

Quer aprender a economizar energia? Acesse o próximo post! 

Chegou o Feirão Serasa Limpa Nome 2023

O Feirão Serasa Limpa Nome é uma excelente oportunidade para quitar contas de luz atrasadas e outras dívidas com desconto.

Em 2023 o Feirão Serasa Limpa Nome acontece nos dias 30 de outubro a 30 de novembro. A Fase 2 do Feirão será entre 1º de dezembro e 22 de dezembro de 2023.

Conheça as principais vantagens de renegociar dívidas no Feirão Serasa Limpa Nome:

  • ●      Mais de 500 empresas participantes, um recorde da história do Feirão Limpa Nome, com descontos que podem chegar a 99% e opções de parcelamento de até 72 vezes.
  • ●      Possibilidade de pagamento por boleto ou Pix (opção que, em caso de dívida negativada, tira a restrição na hora – sujeito à disponibilidade da empresa parceira).
  • ●      Atendimento presencial nas tendas do Feirão Limpa Nome em Campinas (SP), Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
  • ●      Parte das empresas participantes do Programa Desenrola Brasil ofertarão os mesmos descontos no Feirão Serasa Limpa Nome 2023 para pagamento à vista.

 


Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 3.86 de 5

Artigos relacionados