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Quantas contas de luz posso atrasar? Atenção aos prazos!

Quantas contas de luz posso atrasar para evitar o corte de energia?”. Essa é uma pergunta comum dos brasileiros. Saiba tudo neste artigo

Atualizado em: 27 de outubro de 2023

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

lapada e contas

Em tempos de dificuldade financeira e alto custo de vida, muitos brasileiros têm de “escolher” quais despesas poderão ser pagas em determinado mês. Atrasar a conta de luz, porém, pode causar interrupção no fornecimento de energia elétrica. Por isso muita gente se pergunta: "quantas contas de luz posso atrasar sem ter o fornecimento da energia de casa cortado?".  

Confira neste artigo a importância de pagar em dia a conta de luz e o que pode acontecer em caso de atraso.

Como é o contrato de fornecimento de energia elétrica?

Apesar de a energia elétrica ser um serviço público essencial, que deve ser prestado de forma adequada, eficiente e contínua, conforme expõe o art. 22 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), ela é fornecida por meio de um contrato entre a empresa distribuidora e o consumidor. 

Como em todo contrato de prestação de serviços, existem direitos e deveres de ambas as partes, que, quando não cumpridos, podem ser suspensos.  

A distribuidora tem o dever de prestar um serviço seguro e de qualidade, por exemplo, e o consumidor precisa pagar por ele. Quando há falta de pagamento, a lei garante à empresa distribuidora o direito à interrupção ou suspensão desse serviço.  

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Quantas contas de luz posso atrasar?

Ao constatar atraso no pagamento da fatura, a empresa distribuidora pode cortar a energia desde que haja uma notificação por escrito de no mínimo 15 dias.  

Ou seja, o consumidor tem até 15 dias para quitar a pendência antes de a distribuidora poder cortar o serviço.

A execução da suspensão do fornecimento somente poderá ser realizada no horário das 8h às 18h, em dias úteis, exceto às sextas-feiras e em vésperas de feriado. 

Portanto, não há um número mínimo de faturas não pagas para que a empresa distribuidora possa cortar a energia. Contudo, a suspensão não pode ser superior a 90 dias, contados da data da primeira fatura vencida e não paga, exceto se o corte se deu por determinação judicial. 

Há também outra situação em que a distribuidora pode interromper o fornecimento de energia elétrica: quando há algum risco a pessoas ou bens devido a erro técnico ou de segurança. A empresa pode interromper também quando for constatado o fornecimento da energia elétrica a terceiros (o famoso “gato”). Nesses dois casos a interrupção do serviço dispensa aviso prévio ao consumidor. 

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Quando a luz deverá ser religada após o pagamento?

O consumidor deve ter a energia elétrica religada nos seguintes prazos: 

  • ●      até 4 horas, em caso de suspensão indevida, sem custo; 
  • ●      até 24 horas, para área urbana; 
  • ●      até 48 horas para a área rural. 

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Como economizar energia

Existem medidas que o consumidor pode tomar para diminuir a conta de luz. Tomar banho menos demorado, colocar o chuveiro elétrico no modo “verão”, desligar as luzes ao sair do ambiente, desligar a TV quando não houver ninguém assistindo são atitudes que comumente todos fazemos quando o objetivo é poupar energia.

Há, porém, outras dicas:

  1. Use aparelhos com boas classificações de energia 

    Nem todos os aparelhos são iguais. Mesmo dentro da mesma categoria de eletrodomésticos, fabricantes e modelos têm diferentes padrões de consumo de energia. Certifique-se de escolher aquele com boas classificações.  


  2. Retire os aparelhos elétricos do modo stand by 

    Muitos aparelhos elétricos continuam a consumir energia mesmo quando estão desligados ou no modo de espera (stand by). Assim, é uma decisão sábia retirar esses aparelhos da tomada. 


  3. Troque regularmente os filtros de seus aparelhos de aquecimento e resfriamento 

    Se você estiver usando desumidificadores, aparelhos de ar-condicionado ou qualquer outro equipamento desse tipo, limpe os filtros de maneira regular. Filtros entupidos podem bloquear a entrada de ar de um ar-condicionado, forçando-o a trabalhar em uma configuração de potência mais alta para manter o resfriamento usual.  


  4. Use um aplicativo para rastrear o uso de energia  

    Existem diversos aplicativos para acompanhar o uso da energia elétrica e verificar quais aparelhos estão fazendo a fatura aumentar, como Sustentabilizando, Consumo de energia doméstica e Custo elétrico


  5. Realize auditorias energéticas rotineiramente 

    A auditoria energética permite a avaliação do uso de energia de uma casa ou de uma empresa, ajudando a fazer as alterações necessárias para reduzir as contas. Um profissional será enviado à residência ou escritório para verificar os eletrodomésticos e a estrutura.  

    A auditoria poderá sugerir mudanças que reduzem o uso de energia. Verifique com a empresa distribuidora de energia de sua cidade se ela tem o serviço. Caso não tenha, existe a possibilidade de contratar empresas especializadas. 

Pagar a conta de luz é fundamental

A energia elétrica é uma despesa que pesa no orçamento, mas não tem como fugir dela. É considerada despesa fixa, não no sentido de ter o mesmo valor sempre, mas de ter de ser paga todos os meses sem falta.  

Por ser uma despesa mensal, é preciso ter organização e controle no orçamento para pagá-las em dia. Existe até a possibilidade de pagar conta de energia elétrica com o cartão de crédito.  

Em caso de atraso no pagamento da conta de luz, além do corte da energia elétrica, a empresa também poderá inscrever o nome do consumidor nos cadastros de inadimplentes.  

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