Entrar

Vale a pena pagar contas com cartão de crédito? Entenda como funciona

Confira as vantagens e desvantagens de se usar este meio de pagamento para quitar contas básicas

Foto Vanessa Conulista
Publicado em: 23 de março de 2022.

Conseguir pagar todas as contas do mês é um grande desafio e buscar métodos alternativos para isso pode ser uma boa saída. Uma dessas opções é pagar contas com cartão de crédito. Mas será que realmente vale a pena?

Caso isso seja novidade para você, as contas que são possíveis pagar com o cartão são: água, luz e internet, e boletos em geral que estejam no seu nome.

Realmente esta é uma facilidade bem interessante quando não se tem dinheiro para quitar aquela conta. E pagando com o cartão de crédito, você praticamente joga aquele valor para ser pago apenas no próximo mês, já que é assim que funcionam as compras no crédito.

O grande problema de tudo isso é que o cartão de crédito costuma ter uma taxa de juro muito alta caso não seja pago em dia e esse importante fator costuma deixar muita gente na inadimplência.

Para se ter uma ideia, os cartões de crédito são a principal dívida entre os brasileiros inadimplentes, considerada por cerca de 28% das pessoas. É o que revelou a pesquisa de Endividamento 2021, realizada pela Serasa em parceria com a Opinion Box.

Outra informação interessante revelada pela pesquisa é que a principal finalidade para qual as pessoas recorrem ao cartão de crédito como forma de pagamento são as compras de alimentos, seguida por compra de produtos e remédios ou tratamentos médicos. Ou seja, o endividamento pelo cartão de crédito está atrelado às necessidades do dia a dia.

Então, para que você use esse método de pagamento de contas e forma consciente, este texto vai te ajudar a entender melhor se vale a pena pagar boletos com cartão de crédito. Continue por aqui e boa leitura!

Como pagar contas com cartão de crédito?

A primeira coisa a se fazer aqui é entender se a sua instituição financeira permite pagar as contas com o cartão. Isso porque não são todas que liberaram essa função.

Caso você já tenha confirmado isso e visto que, sim, é possível, é hora de confirmar as taxas que são cobradas. Mais abaixo, você vai entender melhor o porquê observar isso é importante.

Confirmado tudo isso, é hora de ir para a ação em si. Para realizar o pagamento há três formas:

• Internet banking;
○ Acesse sua conta pelo internet banking
○ Procure pela opção “Pagamento”
○ Digite o código de barras do boleto
○ Escolha a opção de pagamento “Cartão de Crédito”
○ Autorize o pagamento com a sua senha

• Aplicativo dos bancos;

• Telefone (central de atendimento)

Vale lembrar que cada banco tem a liberdade de fazer o passo a passo de pagamento da sua forma, porém, a maioria segue este caminho citado acima.

Outro ponto importante também é a liberação desta função no aplicativo do seu banco. Alguns exigem que essa autorização seja feita diretamente no caixa eletrônico. Então, antes disso, certifique-se de que esteja tudo liberado para evitar surpresas.

Taxas e condições

Quanto às taxas que foram mencionadas acima, a dica é observar com detalhe quanto será cobrado por esse serviço.

Em teoria, quando você paga boletos usando o cartão de crédito, ocorre uma espécie de empréstimo no cartão de crédito. E como já é de conhecimento de todos, todo empréstimo gera taxas, seja de juro, IOF ou até taxas administrativas.

Essas tarifas cobradas são autorizadas pelo Banco Central, e cada instituição financeira é livre para operar no valor que desejar dentro de uma média aceitável, claro.

Quais contas podem ser pagas com cartão de crédito?

No geral, as contas que são permitidas serem pagas com o cartão de crédito são aquelas que têm código de barras, normalmente aquelas contas de consumo.

  • Conta de água

  • Conta de luz

  • Conta de gás

  • Conta de telefone

  • Conta de internet

  • Conta de TV a cabo

  • Outros contas e boletos.

Algumas, inclusive, podem ser pagas após o vencimento. Mas isso também vai depender do banco responsável pelo seu cartão e da instituição emissora do boleto ou da conta.

Outro ponto importante a ser considerado é que os pagamentos de boletos feitos nos finais de semana ou feriados serão compensados apenas no próximo dia útil.

Vale a pena pagar contas com cartão de crédito?

Com as informações citadas acima, já ficou um pouco mais fácil você mesmo definir se vale ou não pagar contas com cartão de crédito.

Em resumo, não há uma regra ou uma resposta exata para essa pergunta, pois cada pessoa sabe bem sobre sua vida financeira, ou pelo menos precisa saber, não é?

Sendo assim, este texto serve como base para você entender todos os prós e contras de se utilizar deste método para quitar uma dívida. E as duas principais são:

1. Há risco de você ter o serviço cortado por falta de pagamento?
2. Os encargos cobrados são menores que os do boleto?

A partir dessas indagações, você pode começar suas análises para concluir se faz ou não sentido usar o cartão de crédito para pagar contas.

Caso você perceba que as tarifas cobradas são pesadas para uma conta de consumo, vale a pena pesquisar alternativas para também não cair no endividamento e correr o risco de ficar inadimplente.

Carteira digital como alternativa

Uma tendência que tem crescido no mercado hoje é a Carteira Digital. Trata-se de um dispositivo eletrônico que permite fazer transações eletrônicas, como compra de itens on-line ou presencial, pagar contas de consumo ou boletos e recargas de celular.

Normalmente, é possível vincular, inclusive, a conta corrente para fazer pagamentos diretamente pela carteira digital. A Serasa disponibilizou mais este serviço em seu portfólio de produtos, é a Carteira Digital Serasa.

Sem custo de manutenção, ela permite o pagamento e parcelamento de boletos usando o saldo disponível na carteira.

E então, na sua opinião, vale ou não a pena pagar contas com o cartão de crédito? Compartilhe sua opinião e conheça mais sobre a alternativa da carteira digital no blog da Serasa.