Entrar

O que é carteira digital?

Descubra o que é carteira digital e como essa novidade da Serasa pode facilitar o seu dia a dia e a organização das suas finanças.

À medida que a tecnologia avança, surgem mais inovações que podem te ajudar a organizar sua vida financeira. Você sabe, por exemplo, o que é carteira digital?

Neste artigo, vamos explicar como esse recurso pode te ajudar a facilitar seus pagamentos e cuidar melhor do seu dinheiro. Continue a leitura!

Afinal, o que é carteira digital?

Depois de você descobrir o que é carteira digital, você não vai ter mais desculpas para dizer que não pode pagar algo porque esqueceu a carteira em casa.

Como já mencionamos, a tecnologia traz muitas facilidades ao dia a dia dos usuários, e uma delas é a carteira digital.

Hoje, existem diversas opções de carteira digital no mercado e algumas têm funcionalidades específicas, mas, de modo geral, todas têm como objetivo tornar a administração do dinheiro mais prática.

Se antigamente as pessoas colocavam todo o seu dinheiro em uma carteira de couro e usavam esse valor para fazer as compras e pagamentos no dia a dia, hoje é possível deixar a quantia que quiser em uma carteira digital e fazer essas operações online, por meio de um aplicativo.

Deu para entender um pouco mais sobre o que é carteira digital? Basicamente, é uma carteira online. O aplicativo permite que você realize transações de forma rápida, prática e segura. Além disso, você pode pagar contas e compras com o seu cartão usando apenas o celular. É isso mesmo: você não precisa estar com o cartão físico nas mãos para fazer isso.

Quais são as vantagens de usar uma carteira digital?

Agora que você já sabe o que é carteira digital, deve estar se perguntando quais são os benefícios de utilizar esse serviço.
A carteira digital já é uma tendência que tem conquistado cada vez mais usuários. De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria IDC (International Data Corporation), 61% dos brasileiros das classes A, B e C já utilizam carteiras digitais no dia a dia.

Por outro lado, a empresa Mobile Time/Opinion Box levantou dados que apontam que os pagamentos por tecnologia NFC (em que só se aproxima da máquina) já foram utilizados por 23% dos usuários de smartphones.

Ou seja, grande parte dos consumidores preferem utilizar tecnologia para lidar com o dinheiro no dia a dia. Isso porque as vantagens que esses recursos oferecem são diversas:

Maior controle dos gastos

Você já deve ter ouvido alguém dizer que, quando uma nota de 50 reais é trocada, é como se o dinheiro “desaparecesse”.

Essa percepção se dá pela facilidade com que o dinheiro de papel é gasto, e muitas vezes o dono da cédula nem consegue entender como esse valor acabou.

Com uma carteira digital, todas as transações que você faz ficam registradas nela. Ou seja, isso permite que você controle com mais facilidade todos os gastos feitos. Aliás, é muito fácil fazer uma consulta ao histórico de pagamentos e ver o que foi comprado com a carteira digital.

Comodidade

Sair de casa com carteira, cartões, dinheiro e celular pode ser chato e até perigoso. E é aí que mora a vantagem de saber o que é carteira digital e utilizá-la no seu dia a dia.
Com essa novidade, você não precisa mais andar com uma carteira física no bolso e carregar vários cartões para pagar suas contas com crédito ou débito. No aplicativo da carteira digital, você tem todos os dados dos cartões registrados e pode realizar pagamentos usando apenas o seu celular, já que cada vez mais estabelecimentos têm aceitado esse tipo de pagamento.

Zero investimento

Depois de aprender o que é carteira digital e conhecer algumas das suas vantagens, é importante saber de mais um detalhe: você não paga nada para se cadastrar no aplicativo e ter acesso ao serviço.

Além disso, a maior parte das transações também é gratuita. Existe somente a cobrança de taxas para pagamentos de boletos via cartão de crédito, mas todos os detalhes são informados previamente aos usuários.

A Carteira Digital da Serasa, por exemplo, é uma opção gratuita e muito simples de usar. Você pode conhecer mais sobre a ferramenta e fazer seu cadastro de forma prática e 100% segura ao acessar o site da Serasa ou baixar o aplicativo, disponível no Google Play e na App Store.

Segurança nas transações

Quando utilizamos dinheiro para pagar uma compra ou adquirir um produto, corremos o risco de receber o troco errado ou perder alguma cédula.

Outro problema também pode ocorrer enquanto sacamos algum dinheiro é cairmos em golpes no caixa eletrônico ou termos as senhas do cartão roubadas.

Com a carteira digital isso não acontece, pois o sistema é totalmente seguro e utiliza a tecnologia QR Code ou NFC (pagamento por aproximação). Ou seja, seus dados não são enviados para realizar qualquer pagamento.
Além disso, para ter acesso ao aplicativo você precisará utilizar biometria, o que reforça ainda mais a segurança ao usar o serviço.

Sem cobrança de taxas

O aplicativo de carteira digital não possui taxa de uso ou serviço, o que pode oferecer uma economia significativa para os usuários que fazem várias transferências e pagamentos por mês.

Ao fazer um pagamento utilizando o saldo disponível em sua Carteira Digital Serasa, você também não paga custos de manutenção nem tarifas de cobrança .

Como funciona a Carteira Digital Serasa?

Agora que você já sabe o que é carteira digital e quais são os benefícios que ela pode trazer para o seu dia a dia, você precisa conhecer a funcionalidade do aplicativo da Serasa. A solução de carteira online é uma forma de facilitar seus pagamentos e deixar sua rotina financeira mais prática e tranquila.

Você pode integrar o aplicativo a diversos outros serviços da Serasa. Além de acessar o extrato da sua carteira e fazer pagamentos, você pode analisar como está o seu Serasa Score 2.0, verificar ofertas de negociação de dívidas com desconto no Serasa Limpa Nome, fazer simulações de cartões de crédito e empréstimo no Serasa eCred, entre muitas outras opções.

A Carteira Digital foi desenvolvida com toda a expertise da Serasa em proteção de dados e prevenção de fraudes, portanto é 100% segura. Além disso, a instituição de pagamento responsável pelas transações realizadas na plataforma é regulamentada pelo Banco Central, o que garante a segurança de todas as operações.

Como começar a usar a Carteira Digital Serasa?

Para começar a usar sua Carteira Digital, é só seguir os passos a seguir:
  1. Baixe o aplicativo da Serasa no Google Play ou na App Store. Se preferir, acesse a sua área logada no site.

  2. Faça login com seu CPF e senha. Se ainda não tiver um cadastro, pode criar o seu na hora, em poucos minutos e sem pagar nada.

  3. Pronto! Na página inicial, basta clicar em “Pagar” para ter acesso aos serviços da Carteira Digital Serasa

O próximo passo é começar a depositar dinheiro e adicionar seus cartões de crédito para aproveitar todos os benefícios que a carteira digital Serasa oferece, como pagamento de boletos parcelado em até 12 vezes, TED e transferências bancárias, recarga de celular e, em breve, operações com Pix.

Agora que você já sabe o que é carteira digital e todas as vantagens que o serviço da Serasa oferece a você, que tal começar a usar a sua agora mesmo? Acesse sua conta e confira todas as funções disponíveis para facilitar a sua rotina.