Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. Carteira De Trabalho

Como fazer a Carteira de Trabalho Digital

Hoje não é mais preciso emitir o documento físico. Saiba como solicitar a carteira digital no site do Governo Federal

Atualizado em: 2 de outubro de 2024

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 8 minutos

Texto de: Time Serasa

Pasta de trabalho e caderno. Trabalhar em casa devido ao COVID-19. Trabalho formal

Desde setembro de 2019, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) passou a ser aceita na versão digital, sem a necessidade do documento físico. Todas as anotações hoje são feitas de forma eletrônica pelos empregadores, com validade jurídica.

A emissão da carteira digital pode ser solicitada gratuitamente pelo próprio trabalhador – vale para quem já tem a versão física e também para quem quer emitir o documento pela primeira vez. Confira a seguir como fazer a Carteira de Trabalho Digital, passo a passo.

Assista | Conheça os principais direitos trabalhistas

O que é a Carteira de Trabalho Digital

A Carteira de Trabalho Digital é a versão eletrônica da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), um dos documentos mais relevantes da vida de um trabalhador pois acompanha toda a sua trajetória profissional.

Desde 2019, a versão digital substitui o documento físico e a orientação agora é que a carteira em papel seja emitida apenas em casos excepcionais. Portanto, os novos trabalhadores hoje têm apenas a carteira digital. Quem já tem a carteira física também pode adotar o novo modelo, mas é importante guardar o documento original, para comprovar vínculos de trabalho mais antigos.

Na versão digital, os empregadores registram as anotações no eSocial, sistema disponibilizado pelo governo. O trabalhador precisa apenas informar o CPF à empresa. O sistema recebe informações como data de admissão, salários e reajustes, pagamento de seguro-desemprego e data de saída do emprego.

Com esse registro de atividades, o profissional está respaldado em relação a futuros direitos e benefícios, como:

 

  • ● seguro-desemprego;
  • salário-maternidade;
  • ● aposentadoria;
  • ● Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Como fazer a Carteira de Trabalho Digital

A Carteira de Trabalho Digital está previamente emitida a todos os brasileiros e estrangeiros que possuem CPF, basta habilitá-la por meio do site do governo ou pelo aplicativo. Para isso, é necessário ter uma conta gov.br autenticada. É um processo muito mais rápido e menos burocrático que o da antiga versão em papel.

Entenda como fazer a carteira de trabalho, passo a passo:

Pelo app

  • ●     Baixe gratuitamente o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (Android e iOS).
  • ●     Entre com a conta gov.br, informando CPF e senha. Se não ainda não tiver, é possível criar na hora.
  • ●     Clique em Continuar e tenha acesso aos contratos de trabalho em detalhes e às movimentações de seus vínculos.

Pelo site

  • ●     Acesse o serviço Obter a Carteira de Trabalho no site do governo.
  • ●     Você será direcionado ao Portal Emprega Brasil.
  • ●     Entre com a conta gov.br, informando CPF e senha.
  • ●     Clique em Carteira de Trabalho Digital.
  • ●     Tenha acesso às informações sobre os contratos de trabalho.

Como fazer a Carteira de Trabalho física

Não é mais preciso emitir a carteira física, exceto em casos excepcionais. Por exemplo, em determinações judiciais que solicitam a anotação retroativa de um contrato anterior a setembro de 2019. Em uma situação assim, se o trabalhador não tiver o documento físico, ele deve preencher um formulário online e solicitar a carteira.

  • Para isso, serão necessários os seguintes documentos:

  • ●     CPF.
  • ●     Documento oficial de identificação com foto, nome, data, município e estado de nascimento, filiação, número, órgão e data de emissão.
  • ●     Comprovante de residência com CEP.
  • ●     Comprovante do estado civil.
  • ●     Foto 3x4 colorida, recente e com fundo branco.

Como tirar a segunda via da Carteira de Trabalho

Se a carteira física for perdida ou extraviada, não é preciso emitir uma segunda via do documento de papel. A versão eletrônica substitui a física. Basta solicitar a Carteira de Trabalho Digital no site ou aplicativo.

Como usar a Carteira de Trabalho Digital

Após a primeira emissão, as informações ficam disponíveis para a consulta no site do governo ou no aplicativo. Para a empresa ou empregador, não é preciso apresentar nada, basta o número de CPF.

As informações inseridas no sistema pela empresa são atualizadas 48 horas depois, e podem sempre ser conferidas pelo usuário. Se houver algum erro, o trabalhador deve solicitar a correção ao empregador.

Onde fica o número do PIS na Carteira de Trabalho Digital

Diferentemente da carteira física, a versão digital não mostra o número PIS. Hoje, basta o CPF para a contratação. O PIS é um número gerado pela Caixa Econômica Federal e pode ser consultado no site da Caixa ou em aplicativos como FGTS e Meu INSS.

Acesse o canal da Serasa no YouTube

O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira, por meio de centenas de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos ajudam você a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais. 

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 5 de 5

Artigos relacionados