FAQ Carteira Digital Serasa
Ficou com alguma dúvida?
Confira algumas perguntas frequentes sobre a Carteira Digital Serasa:
Quando você cria um cadastro na Serasa e concorda com os Termos de Uso, isso inclui a abertura de uma conta digital de pagamento em seu nome junto à PagueVeloz Instituição de Pagamento Ltda.
Nessa conta digital será gerada automaticamente uma chave Pix pela PagueVeloz. Essa chave é como um "apelido" para a sua conta e pode ser usada de duas formas:
- 1- Incluir saldo na Carteira Digital da Serasa: isso dá mais flexibilidade e praticidade para gerenciar seu dinheiro e fazer pagamentos futuros de forma rápida.
- 2- Pagar acordos através do Serasa Limpa Nome: com a sua chave Pix, o consumidor pode quitar suas dívidas de forma fácil e segura, aproveitando todas as vantagens do Pix.
Lembrando que essa conta é totalmente gratuita: não há cobrança para mantê-la, conforme os Termos disponíveis neste link.
A Carteira Digital Serasa é totalmente segura e conta com toda a estrutura de proteção de dados da Serasa. Além disso, nossa instituição de pagamento parceira é regulamentada pelo Banco Central, o que garante a segurança de todas as operações feitas.
No momento, é possível ter apenas uma conta por CPF.
Não. A Carteira Digital da Serasa é totalmente segura e nenhuma operação é feita sem a sua aprovação. Por isso, não se preocupe: os valores de dívidas do Serasa Limpa Nome nunca serão descontados da sua carteira se você não quiser fazer o pagamento dessa forma.
Com a Carteira Digital Serasa, você não paga custos de manutenção nem tarifas de cobrança ao fazer um pagamento utilizando o saldo disponível em sua carteira. São aplicadas apenas taxas para processamento no cartão, que são informadas previamente para você.
São aceitos pagamentos de vários tipos de conta, como água, luz, telefone, aluguel, tributos e outras despesas mensais.
Atualmente, o limite de pagamento de boleto para os usuários da Carteira Digital é de R$ 5.000,00 por mês. Vale lembrar que esses limites são renovados no primeiro dia de cada mês.
A senha PIN funciona como um fator extra de segurança e é um recurso usado para deixar a sua Carteira Digital e todas as suas informações ainda mais protegidas. No caso de tentativa de pagamento de boleto de terceiro que ultrapasse o limite de R$300,00, vamos solicitar o cadastro de uma senha PIN de quatro dígitos numéricos. Após esse cadastro, quando o valor ultrapassar R$ 300,00 para pagamento de boletos de terceiros, a senha será solicitada para confirmação do pagamento (até o limite de R$ 5.000,00 por mês).
O pagamento de boletos está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Se você pagar o boleto até as 17h de um dia útil, ele será liquidado no mesmo dia. Se pagar depois das 17h ou em fim de semana/feriado, ele será liquidado no dia útil seguinte. Então, caso o seu boleto esteja próximo do vencimento, lembre-se de pagá-lo antes das 17h. Lembre-se também que se o boleto venceu em um final de semana ou feriado, você pode pagá-lo no próximo dia útil.
Só é possível pagar boletos registrados no sistema bancário. Se houver algum problema nesse sentido, recomendamos que entre em contato com a empresa que o emitiu e informe que ele não está registrado. Fique de olho, pois os registros são feitos apenas em dias úteis.
Para fazer adições à sua Carteira Digital Serasa via boleto são cobradas tarifas e os valores são informados durante o processo de adição no aplicativo, de forma transparente. Você pode adicionar dinheiro via boleto até três vezes na semana. O valor mínimo para adição por boleto é de R$ 20,00. Já o valor máximo é de R$ 1.000,00 por boleto.
Se você não conseguiu pagar o boleto de adição de dinheiro até o vencimento, não se preocupe! Esses boletos são cancelados logo após o vencimento e não geram qualquer prejuízo a você. Caso ainda queira fazer a transação depois desse período, é só acessar a sua Conta Digital e emitir um novo boleto.
É fácil: basta cadastrar o seu cartão de crédito na Carteira Digital e ele já fica disponível como forma de pagamento para suas contas. Selecione a opção Pagar contas, informe o código de barras e, no menu Forma de pagamento, adicione os dados do seu cartão. Você pode trocar a forma de pagamento a qualquer momento.
A função de recarga de celular online da Carteira Digital Serasa está disponível para as operadoras: Tim, Claro, Vivo, Oi, Algar, Nextel, Sercomtel, Correios e Surf Telecom.
Por enquanto, o valor máximo de saldo permitido na Carteira Digital Serasa é de R$ 5.000,00, e não há valor mínimo. Você também não será cobrado para adicionar dinheiro na carteira via Pix.
Não. Você só precisa ter chaves cadastradas na instituição financeira onde você tem conta para utilizar a função Pix se quiser inserir saldo na sua carteira desta forma.
Se você ainda não fez o pagamento do código gerado ou pelo QR Code, a operação de adição de saldo não será concluída. No entanto, após confirmar os dados no aplicativo da sua conta bancária e concluir a transação, não será possível revertê-la, pois o Pix é um meio de pagamento instantâneo e, nessa modalidade, o valor é depositado em sua carteira em tempo real.
Por enquanto não, mas você pode transferir o saldo da carteira para outras instituições bancárias por meio de pagamentos de boletos. Em breve, a Carteira Serasa terá novas funcionalidades. Fique de olho!
Sim! A pessoa pode compartilhar o QR Code ou o código do Pix Copia e Cola com qualquer um. Assim que o pagamento for feito, o valor será adicionado ao saldo da carteira dela.
Minhas Contas
O Minhas Contas é uma função gratuita da Carteira Digital Serasa que reúne e organiza os seus boletos em um único lugar, oferecendo maior controle financeiro. O Minhas Contas te avisa quando um boleto é emitido em seu nome, apresenta os seus boletos de forma digital e permite agrupar dois ou mais boletos para agilizar o processo de pagamento.
O Débito Direto Autorizado (DDA) está disponível no Minhas Contas. Ao aderir ao Minhas Contas, você automaticamente habilita o DDA. O DDA é um sistema implementado pela FEBRABAN e bancos associados que permite visualizar todos os boletos registrados em seu CPF. O Minhas Contas sempre mostra os novos boletos registrados em seu CPF para facilitar a identificação na hora do pagamento.
Não, nenhum pagamento será realizado sem o seu consentimento. Ao aderir ao Minhas Contas, você decide quando e como realizar o pagamento dos boletos que são apresentados eletronicamente pelo Débito Direto Autorizado (DDA).
Essa decisão depende do credor, que pode continuar enviando os boletos impressos. Neste caso, você pode ignorar o boleto impresso e pagar apenas o boleto disponibilizado eletronicamente no Minhas Contas.
Você pode efetuar seus pagamentos no Minhas Contas via Pix, até a data de vencimento, ou via boleto, até dois dias antes da data de vencimento. Se escolher pagar via boleto, você pode utilizar o saldo disponível em sua Carteira Digital Serasa ou pagar em qualquer instituição de sua preferência.
O Minhas Contas está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. No entanto, é importante ficar atento às formas e prazos para efetuar o pagamento dos boletos. Se você escolher pagar via Pix e concluir o pagamento até às 18h00 de um dia útil, o boleto será liquidado no mesmo dia. Caso escolha pagar via boleto, o pagamento será liquidado em até dois dias úteis após a efetivação do pagamento.
Sim, os mesmos limites da Carteira Digital Serasa se aplicam ao Minhas Contas. Para mais informações sobre os limites da sua Carteira Digital Serasa, consulte a FAQ da Central de Ajuda clicando aqui.
Não, o Minhas Contas apresentará apenas os boletos que tenham sido emitidos e registrados no seu CPF.
O Minhas Contas apresentará a você um boleto para pagamento sempre que ele for emitido e registrado em seu CPF. Além disso, você será notificado sempre que identificarmos um novo boleto no Minhas Contas.
A Serasa irá enviar um e-mail sempre que o registro de um boleto for identificado em seu CPF. No e-mail será informado o valor, o beneficiário e a data de vencimento do boleto. Fique atento, pois a Serasa não envia boletos para pagamento por e-mail. Esteja sempre atento ao receber qualquer comunicado eletrônico sobre notificações ou verificação de pendências financeiras. Para saber mais sobre dicas de segurança da Serasa, acesse o conteúdo "Alerta sobre e-mails falsos - Serasa Experian", clicando aqui.
No caso de pagamentos via Pix, o boleto deixará de ser apresentado assim que o sistema identificar a liquidação (o que pode levar até 48 horas). Caso o pagamento do boleto seja feito em outra instituição, o tempo de processamento do pagamento pode ser superior a 48 horas. No caso das contas de consumo, o pagamento será intermediado entre a Flexpag e a concessionária, portanto o tempo para a liquidação do boleto pode ser superior a 48 horas.
Há duas formas de habilitar o Minhas Contas ao acessar o App Serasa:
- 1. Na opção "Minhas Contas", clique em "Saiba mais", ou clique no botão "Pagar" e, em seguida, clique em "Minhas Contas".
- 2. Autorize o acesso aos dados de boletos e contas de consumo.
- 3. Clique em "Ativar Minhas Contas".
- 4. Pronto! Em até 24 horas, seus boletos de pagamento serão apresentados.
Você pode cancelar seu cadastro a qualquer momento. No entanto, ao cancelar seu cadastro, você deixará de ser notificado sobre o registro de novos boletos em seu CPF. Para remover o cadastro, siga os passos abaixo:
- 1. Acesse a área da Carteira Digital através da opção "Saldo disponível" ou do botão "Pagar".
- 2. Clique em "Minhas Contas".
- 3. Acesse o botão de configurações da Carteira Digital Serasa.
- 4. Clique em "Desativar Minhas Contas".
- 5. Depois, clique em "Desativar".
Caso queira reativar, basta seguir novamente o procedimento para habilitar o Minhas Contas.
Seu pagamento será efetivado normalmente, mas você não receberá mais notificações sobre o pagamento e não será comunicado sobre novos boletos registrados em seu CPF. Você ainda poderá visualizar os comprovantes na aba "Contas pagas".
O Minhas Contas pode ajudar a prevenir possíveis fraudes. Caso identifique um boleto em seu nome que você não reconheça, entre em contato com o credor antes de efetuar o pagamento para esclarecer a situação e, se possível, regularizá-la. Esteja sempre atento para se proteger de golpes e fraudes. Para obter mais informações e dicas, acesse o conteúdo que preparamos com 5 dicas para se proteger de um boleto falso, clicando aqui.
O Minhas Contas apresenta os boletos da forma como foram registrados. Portanto, se houver algum dado ou informação incorreta, consulte o credor responsável pela emissão para esclarecer a situação.
As contas listadas na aba "Em atraso" do Minhas Contas não terão juros nem multas. Caso o valor do boleto seja acrescido de juros e multas, esses valores serão informados na etapa final do pagamento.
Os pagamentos feitos via Minhas Contas estarão disponíveis até a data de vencimento com o valor apresentado na etapa de confirmação do pagamento (já incluindo os valores de multa e juros). Caso os boletos não sejam pagos até o vencimento, serão acrescentadas taxas, pois não serão mais apresentados no Minhas Contas, exigindo um novo processo de pagamento.
Só é possível pagar via DDA os boletos que estiverem registrados no sistema bancário. Além disso, é importante saber que, após a emissão do boleto, pode levar alguns minutos para que ele seja registrado. Portanto, se você tiver um boleto recém-emitido e não conseguir pagá-lo, aguarde um momento e tente novamente. Se o boleto realmente não estiver registrado, recomendamos que entre em contato conosco e informe a situação.
Ao acessar o Minhas Contas no aplicativo da Serasa, você encontrará um menu horizontal com 4 opções:
- 1. A vencer: contas com vencimento no dia ou até um dia após o vencimento.
- 2. Atrasadas: boletos com mais de um dia de atraso.
- 3. Pendentes: boletos e Pix de pagamentos via Minhas Contas.
- 4. Pagas: lista de todos os boletos pagos via Minhas Contas.
Além das informações sobre o valor e o credor do boleto, você pode clicar em "Detalhes" e conferir o CNPJ do beneficiário, a data de vencimento, o nome e o CPF do pagador. Suas contas serão ordenadas de acordo com a proximidade da data de vencimento, facilitando sua organização financeira.
Você pode selecionar uma ou mais contas para pagamento. Para isso, siga os passos abaixo:
- 1- Escolha a forma de pagamento (boleto ou Pix). Se o boleto estiver em atraso, apenas a opção Pix estará disponível.
- 2- Verifique a data de vencimento (que será a data atual se o boleto estiver vencido ou a data mais próxima).
- 3- Confira o valor e os detalhes do boleto.
- 4- Prossiga com o pagamento copiando o código do boleto ou do Pix.
- 5- Se optar por pagar via boleto, você pode utilizar o saldo disponível em sua Carteira Digital Serasa ou pagar em qualquer instituição de sua preferência.
Sim, os boletos dos seus acordos estarão registrados e disponíveis para pagamento no Minhas Contas. Fique atento para evitar pagamentos duplicados, pois tanto os boletos emitidos pelos parceiros quanto os boletos de suas renegociações no Limpa Nome aparecerão no Minhas Contas. Além disso, o prazo de baixa de cada um é diferente.
As contas pendentes são os boletos que ainda não foram pagos ou que já foram pagos, mas estão aguardando a liquidação.
Todos os boletos pagos no Minhas Contas, bem como seus respectivos comprovantes/recibos, podem ser encontrados na aba "Pagas".
Campanha "Três meses de monitoramento da placa grátis"
Duração: 01/07/2023 à 31/07/2023
Consumidores de todo o Brasil que negociarem e pagarem seus débitos veiculares por meio do aplicativo da Serasa, através da Carteira Digital, com o pagamento no cartão de crédito em pelo menos 2 vezes, terão sua placa monitorada por 90 dias.
Os motoristas que realizarem o pagamento de débitos veiculares por meio da Carteira Digital no mês de julho de 2023, serão avisados por e-mail referente a débitos veiculares. Isso inclui impostos, licenciamento, seguros e multas de trânsito.
O monitoramento será fornecido gratuitamente durante o período de 90 dias (de 01/08/2023 a 31/10/2023) sem que seja realizada nenhuma cobrança após.
A campanha terá início em 01/07/2023 e será finalizada em 31/07/2023.
Para participar da campanha, o consumidor precisa:
- ● Ter um cadastro ativo na Serasa;
- ● Manter o aplicativo Serasa instalado;
- ● Negociar e pagar seus débitos veiculares via aplicativo da Serasa, por meio da Carteira Digital;
- ● Realizar o pagamento da dívida ao menos em duas vezes e por intermédio do cartão de crédito.
O monitoramento será recebido através do e-mail, pelo remetente pagamentos@usezapay.com.br.
Os envios ocorrerão duas vezes ao mês, a cada 15 dias, totalizando 6 e-mails.
Neste caso, orientamos a entrar em contato diretamente com a Zapay, através do telefone 0800-887-0499, ou enviar um e-mail para meajuda@usezapay.com.br
O monitoramento de débitos é uma campanha exclusiva realizada em 2023 pela Serasa com a Zapay e vai acontecer durante o mês do motorista (em julho). Atualmente não temos a opção de contratação do serviço em paralelo.
Para saber mais informações sobre a campanha, acesse o regulamento completo, disponível neste link [https://www.serasa.com.br/carteira-digital/regulamento-monitoramento-gratis-placa-mes-motorista/]