Guia do IPVA da Serasa

Todas as informações importantes para pagar o imposto em dia e com desconto.

Guia do IPVA 2024 com um desenho de uma mulher olhando o guia

Tudo sobre o IPVA

Todo início de ano uma sigla aparece com muita frequência para quem é dono de veículo no Brasil: o IPVA, ou Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Como o próprio nome indica, é um imposto cobrado anualmente dos proprietários de veículos no Brasil, como carros, motocicletas, vans, ônibus e caminhões.

Este guia desenvolvido pela Serasa apresenta as principais informações, dúvidas e dicas para se programar com o pagamento e manter as finanças em ordem. 

Um balão de texto com a palavra IPVA e uma CNH

O que é e como surgiu o IPVA?

Capítulo 1

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é cobrado todos os anos a proprietários de veículos novos, seminovos ou usados. 

O IPVA foi introduzido no Brasil na Constituição Federal de 1988, que deu aos estados a competência para instituir esse imposto. Antes disso, o imposto sobre veículos era cobrado sob a forma de tributo federal chamado TRU (Taxa Rodoviária Única), destinado ao financiamento da infraestrutura de transporte, como estradas e rodovias. 

Com a Constituição de 1988, o TRU foi extinto, e os estados ganharam autonomia para criar e gerir o IPVA.  

Descubra as categorias de veículos que pagam IPVA ou são isentas em 2024.


Categorias dos veículos que devem pagar IPVA incluem:

  • Motocicletas
  • Carros
  • Caminhões
  • Ônibus
  • Van

Veículos isentos de IPVA:

  • Táxis
  • Mototáxis
  • Embarcações e aviões
  • Veículos oficiais e de ONGs
  • Veículos mais antigos*

* Veículos com mais anos de fabricação – a depender de cada estado, por exemplo: 20 anos em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Acre e Alagoas. No Rio de Janeiro, o tempo de rodagem é de 15 anos.

* Minas Gerais e Roraima não oferecem isenção nessa categoria.

Pessoas isentas

Cada estado brasileiro tem suas determinações, mas normalmente são considerados isentas do IPVA pessoas com doenças graves, como cardiopatias, doença mental, doença visual, esclerose múltipla, entre outras.

Fique de olho

Cada governo estadual define o valor do IPVA em seu território, e qualquer pessoa que tenha um veículo automotor deve pagar o imposto. A exceção fica por conta de alguns estados que dispensam o pagamento de proprietários de automóveis dentro das especificações detalhadas acima.

Como funciona o pagamento do IPVA?

CAPÍTULO 2

Cobrado uma vez ao ano, o valor pode ser pago em cota única ou de forma parcelada. Todo o montante arrecadado é dividido igualmente entre o estado e o município em que está a matrícula do veículo. Implementado como um tributo estadual, o valor arrecadado pode ser usado para custear diversos gastos públicos, como transporte, educação, saúde e segurança, além da construção e conservação de estradas.  

Quais são as datas de pagamento do IPVA 2024?

CAPÍTULO 3

Como o IPVA é um imposto estadual, a data de pagamento varia de acordo com cada entidade federativa. Geralmente os calendários são divulgados no final do ano anterior ao de cobrança e os vencimentos começam a partir de janeiro. 

Veja as datas por estado

Selecione na lista abaixo o estado para ver a tabela completa com os calendários de pagamento, descontos e valores de acordo com o final da placa do veículo.

Fique de olho

Para auxiliar nossos leitores com relação ao período de pagamento, buscamos informações oficiais divulgadas pelas Secretarias da Fazenda ou por órgãos equivalentes dos governos estaduais. Geralmente essas informações são disponibilizadas nos sites oficiais dessas entidades ou divulgadas por meio de comunicados à imprensa. Na lista abaixo estão as datas já divulgadas.

Qual o valor do IPVA?

CAPÍTULO 4

Não existe um valor fixo. O imposto varia conforme o modelo e o ano de fabricação do veículo e conforme o estado onde ele está registrado e matriculado. Porém, em geral, a alíquota fica entre 1% e 4%. É por isso que há tanta diferença nos valores cobrados nos diferentes estados.   

São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os estados com o IPVA mais caro, com alíquotas que podem chegar a 4%. 

Como calcular o valor do IPVA em 2024?

A fórmula é o valor do carro vezes a alíquota em porcentagem (que varia conforme o estado). Confira o exemplo:

imagem demonstrando o cálculo do IPVA 2024

Onde encontrar essas informações?

    Onde encontrar essas informações?

    • O valor venal do veículo deve ser o divulgado na Tabela FIPE e pode ser encontrado no portal oficial da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas ao selecionar marca, modelo, versão e ano de fabricação.

    • Alíquota estadual: pode ser encontrada nas secretarias estaduais de Fazenda de onde o veículo está registrado. Por exemplo, em São Paulo, Minas Gerais e no Rio de Janeiro o imposto é de 4% para carros de passeio e 2% para motocicletas. No Espírito Santo, a alíquota é de 2% para carros de passeio e 1% para motos – confira a tabela completa abaixo.

    EstadoCarros de passeioCaminhonetes e utilitáriosMotocicletas
    Acre 2% 1% 1%
    Alagoas 3% 3,25% 2,75%
    Amapá 3% 3% 1,5%
    Amazonas3% 3% 2%
    Bahia 2,5% 2,5% 2,5%
    Ceará 3% 3% 2%
    Distrito Federal 3,5% 1% 2%
    Espírito Santo 2% 2% 1%
    Goiás 3,75% 3,45% 3%
    Maranhão 2,5% 2,5% 1%
    Mato Grosso 3% 2,5% 1%
    Mato Grosso do Sul3,5% 3,5% 2%
    Minas Gerais 4% 3% 2%
    Pará 2,5% 2,5% 1%
    Paraíba 2,5%2,5% 2,5%
    Paraná 3,5% 3,5% 3,5%
    Pernambuco 3% 3% 2,5%
    Piauí 2,5% 2,5% 2%
    Rio de Janeiro 4% 3% 2%
    Rio Grande do Norte 3% 3% 2%
    Rio Grande do Sul 3% 3% 2%
    Rondônia 3% 3% 2%
    Roraima 3%2% 2%
    Santa Catarina 2% 2% 1%
    São Paulo 4% 2% 2%
    Sergipe 2,5% 2,5% 2%
    Tocantins 2%3%2%

    Como pagar o IPVA?

    CAPÍTULO 5

    Existem diferentes maneiras. Uma delas é por meio da página do Detran ou da Secretaria da Fazenda do estado em que o veículo está registrado. O boleto pode ser pago em agências bancárias, casas lotéricas, terminais de autoatendimento ou pelo aplicativo do banco.   

    Fique de olho

    Em alguns estados, como São Paulo, Minas Gerais e Paraná, é possível também se dirigir a uma agência bancária credenciada com o número do Renavam e fazer o pagamento no caixa ou nos canais de atendimento do banco. 

    Pagamento de IPVA por meio da Carteira Digital Serasa

    A Serasa faz de tudo para você ficar com a vida financeira em dia – e isso inclui os compromissos com seu automóvel. Agora, graças à nossa parceria com a Zapay Pagamentos, você pode consultar todos os débitos do seu veículo e pagar multas, IPVA, licenciamento e taxas com a segurança da nossa Carteira Digital. 

    Além de visualizar e organizar todas as contas de início de ano, é possível realizar o pagamento do IPVA de forma 100% digital por meio da Carteira Digital Serasa, que permite a consulta e o pagamento do imposto em um único lugar, com agilidade e segurança.

    Benefícios de pagar o IPVA pela Carteira Digital da Serasa:

    Imagem mostrando a frase "doze vezes"

    IPVA parcelado (12x em um ou dois cartões de crédito).


    Imagem mostrando a frase "à vista"

    Pagamento à vista (via boleto ou Pix).


    Imagem mostrando a palavra "descontos"

    Desconto igual (mesmo o do governo) com pagamento antecipado.


    Imagem mostrando a palavra "alertas"

    Receba alertas com as datas de vencimento.


    Segurança no pagamento: a Carteira Digital Serasa foi desenvolvida com todo o conhecimento em proteção de dados e prevenção de fraudes, portanto é 100% segura. Além disso, a instituição de pagamento parceira é regulamentada pelo Banco Central, garantindo a segurança das operações.

    Além do IPVA é possível também negociar e pagar outros débitos veiculares, como o seguro DPVAT, licenciamento ou multas.

    Como consultar os débitos do veículo e fazer o pagamento na Carteira Digital da Serasa

    1. 1. Baixe o aplicativo Serasa no Google Play ou na App Store e faça login.

    2. 2. Na página inicial, clique em Pagar e, depois, em Débitos veiculares.

    3. 3.Digite a placa do seu veículo. Caso haja débitos em aberto, eles aparecerão na tela.

    4. 4. Selecione os débitos que deseja quitar, clique em Pagar agora e escolha a melhor forma de pagamento.

    5. 5. No caso de parcelamento, selecione o número de parcelas: você pode pagar em até 12x.

    6. 6. Aguarde a confirmação de pagamento. Pronto! Agora é só continuar no App da Serasa para manter as contas em dia.

    1 de 4

    O que é o Renavam e como consultar o número?

    O Renavam é o Registro Nacional de Veículos Automotores. O número está indicado no documento do automóvel, o CRLV, que é o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. É um código que registra os dados e o status do automóvel, do momento em que é vendido pela primeira vez até quando sai de circulação.

    IPVA: é melhor pagar à vista ou parcelado?

    CAPÍTULO 6

    A decisão de pagar o IPVA à vista ou parcelado vai depender de alguns fatores. Para escolher o que é melhor para você, verifique o desconto oferecido no seu estado e pondere de acordo com sua atual situação financeira. Aqui vão algumas dicas: 

    Fique de olho no desconto

    Se você tiver o dinheiro disponível e não for prejudicar o orçamento do mês, tente aproveitar o desconto. Isso porque, em geral, ele é maior que o rendimento das aplicações financeiras. Aqui cabe fazer um cálculo para ver se compensa. Outra vantagem de pagar à vista é não correr o risco de esquecer as datas dos pagamentos futuros e ter de pagar multa pelo atraso. 

    Consulte as condições

    Se optar pelo parcelamento, verifique as condições de pagamento e quantidade de parcelas. Lembre-se de anotar ou incluir em sua planilha financeira as datas dos próximos vencimentos para não atrasar.  

    Cuide do orçamento

    Independentemente de escolher pagar o IPVA à vista ou parcelado, tenha certeza de que o valor não vai atrapalhar seu orçamento. Procure não entrar no cheque especial ou no rotativo do cartão de crédito para quitar o imposto. Isso porque os juros dessas opções são muito altos. 

    O que acontece se o IPVA não for pago?

    CAPÍTULO 7

    Algumas consequências podem ocorrer àqueles que não pagam o IPVA. Além das multas, juros e correção monetária acrescidos ao valor original, o nome do proprietário do veículo pode também ser inscrito na dívida ativa estadual, dificultando o acesso ao crédito, como cartão de crédito, abertura de contas em bancos e tomada de empréstimos e financiamentos. 

    Mas não é só isso. O proprietário também fica impedido de renovar o licenciamento até colocar a dívida em dia. Com isso, ele não pode circular com o veículo, sob pena de apreensão, multa e pontos na carteira (a não renovação é considerada infração gravíssima, ou seja, 7 pontos na carteira). 

    Para evitar tudo isso, o melhor a fazer é se programar para quitar o IPVA vencido. 

    O nome fica “sujo” se eu não pagar o IPVA?

    CAPÍTULO 8

    Fica, porém não é como quando se deve para o banco ou para uma loja, por exemplo. A inadimplência com bancos, comércio, empresas de telecomunicações e outras é registrada nos birôs de crédito, como a Serasa. Quando a dívida é com o governo, o nome vai para o Cadastro Informativo de Créditos não Quitados (Cadin).   

    Antes, só quem estava com dívida ativa na União (nível federal) tinha o nome colocado no Cadin. Hoje já existem os “Cadins estaduais” e os “Cadins municipais”. No caso de atraso do IPVA, será uma pendência com a administração pública estadual.

    Como se organizar para pagar o IPVA em 2024?

    CAPÍTULO 9

    Agora que o IPVA já está esclarecido, é hora de equilibrar esse custo com as demais despesas de casa. Afinal, economizando e investindo de maneira consciente, é possível construir uma base sólida para uma vida financeira equilibrada e próspera, sem comprometer ou pesar demais no bolso.   

    Algumas dicas para ajudar no pagamento do IPVA e contas de início de ano:

    Crie um orçamento

    Inclua todos os gastos regulares e eventuais. Anote todas as despesas para entender para onde o dinheiro está indo.

    Planeje os próximos meses

    Com o orçamento pronto, faça um plano detalhado para evitar o endividamento desnecessário. Caso tenha dívidas, priorize o pagamento delas.

    Comece a poupar

    Deixar um dinheiro separado ajuda a lidar com situações inesperadas sem desequilibrar as finanças.

    Avalie oportunidades

    Se tiver o dinheiro em mãos para o pagamento do IPVA, o pagamento à vista com desconto pode ser vantajoso. Caso não tenha o valor total ou você perceba que não será possível pagar na cota única, o parcelamento é uma alternativa: lembre-se de incluir esse valor nas contas dos próximos meses.

    Renda extra

    Aposte em ideias que podem complementar o orçamento e até se transformar em pequenos negócios. Vender marmitas, produzir artesanatos, revender produtos são algumas alternativas para ajudar com os gastos do início do ano.

    Mantenha-se informado sobre finanças pessoais

    No blog e nas redes sociais da Serasa você acompanha de perto as últimas novidades e dicas para manter o bolso sempre em ordem!

    A serasa

    A Serasa é uma unidade de negócio da Serasa Experian e tem como propósito revolucionar o acesso ao crédito.

    Para isso oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população com produtos e serviços digitais que permitem que o consumidor:

    Consulte sua pontuação de crédito:


    Consiga negociar suas dívidas:


    Consiga negociarsuas dívidas:


    Consiga monitorar seus dados:


    E tenha sua própria carteira digital:


    Canais oficiais Serasa

    TELEFONE


    0800 591 1222

    APLICATIVO