O que é tabela FIPE e para que serve
Saiba o que é tabela FIPE e como ela impacta na compra, venda e no seguro do automóvel.
Publicado em: 21 de junho de 2023
Autora: Serrana Filetti
Quem viaja ou faz negócios com o exterior precisa saber o que é uma transferência internacional e como ela funciona. Há várias maneiras de receber ou enviar dinheiro para o exterior.
Neste artigo mostramos o que é transferência internacional, como ela funciona e quais os custos e taxas envolvidos. Também explicaremos o que fazer para evitar fraudes e prejuízos. Confira!
O que é tabela FIPE
A tabela FIPE é uma referência utilizada no mercado brasileiro para apresentar a média nacional de preços de automóveis novos ou usados. Ela foi elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) com base em pesquisas realizadas em 24 estados do país.
O objetivo da FIPE é reduzir a variação de preços de um mesmo veículo, pois a tabela fornece valores médios de acordo com a marca, o modelo e o ano. Além disso, pela tabela, estado do veículo, quilometragem, região, cor, acessórios instalados e outros fatores não influenciam no preço.
Criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a tabela FIPE é a principal referência no mercado de carros usados e seminovos, além de ser usada como base para seguros.
A importância da tabela FIPE
Ela fornece referências de preços de veículos novos, seminovos e usados no mercado brasileiro. Com isso, fornecem a compradores e vendedores uma base objetiva para negociar. Assim é possível garantir um preço mais justo do automóvel. Além disso, a tabela FIPE é utilizada por seguradoras, bancos ou instituições financeiras para estabelecer o valor de mercado de um veículo em caso de sinistros.
O mesmo acontece quando o automóvel é financiado, por exemplo. Por fim, a tabela FIPE é uma ferramenta confiável e reconhecida. Veja um exemplo de como usar a tabela FIPE:
Imagine um proprietário de um automóvel. Ele quer vender o carro usado e consulta a tabela FIPE para ter uma referência de preço atualizada para o veículo. Com base nesse valor, pode estabelecer um preço de venda mais adequado, considerando características do carro, ano de fabricação, quilometragem e estado de conservação.
Por outro lado, o comprador interessado em adquirir um veículo usado pode usar a mesma tabela como referência para avaliar se o preço proposto pelo vendedor está dentro do mercado. Isso proporciona mais segurança e embasamento para ambas as partes envolvidas na negociação.
Leia também | Como consultar multa de trânsito de um jeito simples
Tabela FIPE: como funciona
A tabela FIPE funciona por meio da coleta de preços de mercado de diferentes categorias de veículos, como motocicletas, carros, micro-ônibus, ônibus e caminhões, tanto seminovos quanto novos ou usados. Os dados são coletados em períodos específicos, geralmente mensalmente e atualizados para refletir as variações do mercado.
Após a coleta, os pesquisadores realizam uma análise estatística dos preços, identificando aqueles que estão muito abaixo ou acima da média. Esses valores discrepantes são descartados para garantir a precisão dos dados. Em seguida, os preços restantes são utilizados para estabelecer uma média representativa.
A média obtida é então referenciada na listagem de valores apresentados pela tabela FIPE, disponibilizada ao público. Assim, ela oferece uma referência confiável e atualizada dos valores médios para cada modelo de veículo.
Leia também | Saiba como é calculado o IPVA
Como a tabela FIPE interfere no seguro do carro
Geralmente, as seguradoras consideram o valor da tabela FIPE como base para estabelecer o limite de indenização em caso de sinistro total, roubo ou furto do veículo. Por exemplo:
Suponha que um proprietário possua um carro no valor de R$50.000,00 de acordo com a tabela FIPE. Ao contratar um seguro automotivo, ele pode optar por uma cobertura de indenização integral. Em caso de perda total do veículo, a seguradora utilizará a tabela FIPE como referência para estabelecer o valor da indenização.
Se o veículo for roubado e não recuperado, o proprietário receberá um valor próximo ao estabelecido na tabela. Além disso, a tabela FIPE também pode influenciar o valor do prêmio do seguro, ou seja, o preço pago pelo proprietário. Algumas seguradoras costumam considerar o valor de mercado do automóvel para calcular o risco envolvido na cobertura. Os carros mais caros, por exemplo, têm prêmios mais altos.
Leia também | Apólice de seguro: o que é e para que serve
Passo a passo para consultar a tabela FIPE
Confira o passo a passo para consultar a tabela:
No menu principal do site, navegue até "Índices de Preços" ou "Veículos".
Na seção de veículos, procure a opção "Tabela FIPE" ou algo semelhante.
Ao acessar a página de consulta da tabela FIPE, veja os campos para preencher as informações do carro.
Após preencher os campos, clique em "Consultar" ou em um botão similar para realizar a pesquisa.
Em seguida, a tabela FIPE exibirá os resultados correspondentes às informações fornecidas.
Neste artigo explicamos o que é tabela FIPE. Além disso, descrevemos a importância e como a tabela impacta o valor de compra e venda do automóvel. Por fim, ensinamos como o proprietário ou comprador do carro podem consultar a tabela e obter as informações desejadas.
Assista | O que é IPVA e o que acontece se não pagar?
Conheça a Carteira Digital Serasa
A Carteira Digital Serasa tem tudo que você precisa para pagar contas online em um só lugar, de forma fácil, rápida e segura. Com ela é possível pagar débitos do veículo de forma parcelada!
Conheça as funcionalidades:
- ● Recarga de celular.
- ● Pagamentos de boletos diversos.
- ● Pagamento de acordos no Serasa Limpa Nome.
- ● Pagamento de débitos veiculares.
Para acessar: