Pane elétrica no carro: como identificar e o que fazer
Pane elétrica no carro: como identificar e o que fazerData de publicação 9 de setembro de 20254 minutos de leitura
Publicado em: 9 de setembro de 2025
Categoria SegurosTempo de leitura: 4 minutosTexto de: Time Serasa
Esse é um problema relativamente comum, em carros novos e antigos: na hora de dar a partida, a chave trava. Afinal, o que fazer quando a chave não gira na ignição?
Existem medidas simples que podem ser feitas para tentar destravar a chave – como usar um lubrificante. Mas é importante lembrar que estas dicas são paliativas. A ignição travada geralmente indica que alguma peça precisa de manutenção.
Confira a seguir algumas dicas emergenciais para poder girar a chave (sem forçar as peças).
Ao girar a chave no veículo, ao lado do volante, ela dá partida ao sistema de ignição. Ele é o responsável por gerar a faísca que irá iniciar a queima de combustível e ativar o sistema de motores.
Nenhum carro roda se a ignição não estiver funcionando. Alguns veículos já têm hoje um sistema chamado keyless, que permite acionar a ignição sem o uso de uma chave física. Nesses modelos, normalmente é preciso apertar um botão para ligar o carro.
Em um sistema tradicional de ignição, estas são as peças principais:
Ao ser girada dentro do cilindro, ela envia um sinal iniciar o sistema de partida.
Fornece energia para a partida do motor. Ela gera uma pequena descarga elétrica, enviada para as bobinas de ignição.
A bateria emite uma energia de baixa tensão. É a bobina que transforma e gera a voltagem necessária para a ignição.
A bobina envia a tesão para os cabos de vela, que por sua vez conduzem a centelha para as velas.
São as peças que criam a faísca da ignição dentro da câmara de combustão.
Leia também | Como planejar os gastos com a manutenção do veículo
Sem girar a chave do carro, não é possível dar a partida no motor e muitas vezes nem abrir os vidros. Às vezes pode ser um problema fácil de resolver por conta própria. O importante é nunca forçar: isso poderia quebrar a chave e causar danos no cilindro.
Confira algumas dicas para fazer a chave voltar a rodar na ignição:
Em alguns casos, a chave não gira porque o travamento automático do volante foi acionado sem querer. Para destravar, mova suavemente a direção de um lado para o outro enquanto tenta girar a chave.
Chaves muito usadas podem ficar sujas ou com a lâmina desgastada, o que pode dificultar a rotação. Experimente limpar o metal. Se não resolver, use a chave reserva ou faça uma nova cópia.
Com o tempo, o canhão da ignição (ou cilindro) pode perder a lubrificação ou acumular sujeira. Lubrificar pode ser uma alternativa, mas faça isso com cuidado: use pouco produto e dê preferência para os lubrificantes secos. Usar óleo irá prejudicar o sistema.
Se a dificuldade for tirar a chave da ignição (mesmo que ela esteja girando), considere estas seguintes alternativas:
Em alguns modelos de carros automáticos, é preciso que a alavanca esteja na posição “P” (do modo estacionamento). Se o câmbio for manual, verifique se a alavanca está em ponto morto.
A chave presa na ignição pode ser uma consequência da bateria descarregada. Para checar a bateria, verifique se as luzes ou o rádio estão funcionando.
Se as tentativas anteriores para girar ou tirar a chave da ignição não funcionarem, não insista. A melhor alternativa será chamar um mecânico ou chaveiro profissional. Quem tem seguro ou assistência veicular pode acionar o serviço emergencial da proteção.
Forçar a chave ou usar ferramentas inadequadas pode causar danos ao sistema e prejuízos ainda maiores.
Leia também | Dicas para economizar combustível
Quando o problema na ignição não é facilmente solucionado ou se a chave quebrar ao ser forçada, a melhor solução é acionar ajuda profissional. A assistência veicular da Serasa cobre este tipo de emergência: é possível enviar um chaveiro ao local ou rebocar o automóvel quando houver pane.
Data de publicação 9 de setembro de 20254 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 20254 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 20254 minutos de leitura