É melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220?
É melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220?Data de publicação 9 de setembro de 20254 minutos de leitura
Publicado em: 9 de setembro de 2025
Categoria SegurosTempo de leitura: 4 minutosTexto de: Time Serasa
Todo motorista deveria aprender a identificar pane elétrica no carro. Este problema é relativamente comum durante os anos de uso de um veículo – ainda que seja possível evitá-lo com alguns cuidados.
Esta condição pode afetar alguns componentes específicos, como os vidros ou os faróis, ou atingir todo o sistema elétrico, impedindo completamente o uso do automóvel. De acordo com a Arteris, empresa que administra mais de 3.000 quilômetros de rodovias no Brasil, a pane elétrica no carro é uma das ocorrências mais atendidas nas estradas.
Entenda como identificar quando o automóvel apresenta uma pane e quais as medidas mais seguras para tomar neste momento.
É a falha do sistema elétrico, o que pode prejudicar o uso de itens essenciais ou imobilizar completamente o veículo. Os automóveis contêm alguns componentes elétricos, e o mau funcionamento de qualquer um deles pode indicar uma pane elétrica.
O mais comum é associar este tipo de pane ao apagamento total do automóvel, quando ao girar a chave nada se acende e o carro não dá partida. Mas é importante lembrar que a pane isolada em componentes como faróis, vidros ou ar-condicionado também pode indicar um problema elétrico, e não deve ser ignorada.
Leia também | Como cuidar do seu carro e das suas finanças?
Estes sinais podem ser observados isoladamente ou ao mesmo tempo, no caso de uma pane elétrica mais grave. Confira:
A pane elétrica, apesar de normalmente ser associada à falha da bateria, pode ser causada por diferentes razões. Por isso a ajuda profissional é importante para verificar a origem do problema.
Conheça os principais fatores que levam à pane:
Este é a razão mais comum. As baterias têm um tempo de vida útil entre três e cinco anos, por isso muitas vezes a falha é um desgaste natural do sistema. Em outros casos, ela pode descarregar por esquecimento de algum componente ligado, como luzes ou rádio.
Especialmente quando se trata de falhas de luzes no painel, a causa pode ser a queima de fusíveis. Estes dispositivos protegem o sistema elétrico do carro contra sobrecargas de corrente. A caixa de fusíveis costuma ficar na parte inferior do painel, do lado do motorista. A troca destas peças é relativamente simples.
O alternador converte a energia mecânica do carro em energia elétrica, carregando a bateria. Esse sistema é formado por várias peças (como polia, correia e rotor) e algumas vezes basta a troca de uma delas para que volte a funcionar adequadamente.
Um problema neste sistema também pode desencadear uma pane elétrica. Confira se o painel acende o alerta sobre a injeção eletrônica (uma luz amarela com o desenho de um motor).
Conexões oxidadas ou fios soltos também podem causar uma pane elétrica ao interromper o fluxo de energia, mesmo que a bateria esteja carregada.
Fabricantes de automóveis e componentes recomendam sempre solicitar ajuda especializada se você não tiver conhecimento sobre as peças. Tentar resolver um problema elétrico por conta própria pode expor o motorista a riscos de choque ou danificar as peças.
Se o carro deixou de funcionar na estrada, encoste o automóvel em um lugar seguro, mesmo que seja preciso empurrá-lo. A prioridade neste momento é a sua segurança e a dos outros veículos.
Durante uma pane, o indicado é manter o pisca-alerta ligado para sinalizar os outros motoristas. Se esta luz não estiver funcionando, coloque o triângulo de segurança a uma distância mínima de 30 metros da traseira do veículo.
A alternativa mais segura é solicitar ajuda especializada de uma auto elétrica para identificar o problema e remover o automóvel com segurança, se for o caso. Quem tem seguro ou assistência veicular pode acionar a companhia, que costuma oferecer ajuda 24 horas para estas emergências.
Esta costuma ser a solução mais prática para resolver a pane elétrica por bateria descarregada: fazer uma transferência de carga de um carro a outro. Entretanto, esta prática pode danificar ainda mais os componentes elétricos do carro e deve ser feita apenas de forma emergencial.
Leia também | Como escolher seguro auto sem erro
Painel do carro apagado é um dos principais indícios de pane elétrica – e pode ser causado por problemas como bateria descarregada, fusíveis queimados ou falhas no cabeamento.
Mesmo que o carro continue andando normalmente com o painel apagado, é importante investigar a origem da falha.
Conheça as assistências e seguros auto que a Serasa oferece e conte com a proteção ideal para o seu carro ou moto:
Segurança completa para o seu veículo, sem complicação. Disponível no site e aplicativo da Serasa.
Data de publicação 9 de setembro de 20254 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 20254 minutos de leitura
Data de publicação 9 de setembro de 20254 minutos de leitura