Seguro dengue: prevenção para regiões do nordeste
Seguro dengue: prevenção para regiões do nordesteData de publicação 19 de dezembro de 20248 minutos de leitura
Publicado em: 13 de dezembro de 2024
Categoria SegurosTempo de leitura: 9 minutosTexto de: Time Serasa
A saúde é um dos pilares mais importantes para a qualidade de vida, mas muitos brasileiros enfrentam dificuldades para acessar serviços médicos devido aos altos custos dos planos de saúde tradicionais. Nesse cenário, o seguro saúde e a assistência de saúde surgem como alternativas viáveis. Mas qual delas é a mais adequada para quem não possui plano de saúde? Para esclarecer todas as suas dúvidas, preparamos um material completo para te ajudar na sua escolha. Bora lá?!
Desde a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1988, o Brasil tem avançado na democratização do acesso à saúde. Contudo, a sobrecarga no sistema público e a dificuldade de atender a demanda crescente levaram muitas pessoas a buscarem alternativas no setor privado.
Nos anos 1990, os planos de saúde ganharam popularidade, mas os reajustes elevados de preços e as limitações de cobertura criaram uma lacuna para quem não pode pagar. Nesse contexto, surgiram o seguro saúde e a assistência de saúde como soluções mais acessíveis aos brasileiros. Ambas servem como um completo ao SUS, ou a planos de saúde, e em meados já dos anos 2010, se tornou um dos serviços de crescente busca por diversas pessoas.
Dessa forma, o seguro saúde funciona de forma semelhante ao seguro de automóvel: você paga um valor mensal ou anual e, em caso de necessidade, aciona a seguradora.
Vale lembrar que a assistência de saúde não é um seguro, mas sim um complemento, voltado para facilitar o acesso a serviços básicos.
De maneira geral, o Seguro saúde é um plano que cobre despesas médicas, como consultas, exames e internações, conforme contrato e regulamentação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Já a assistência de saúde oferece benefícios pontuais, como descontos em consultas e exames, sem cobertura ampla ou vínculo com a ANS. É uma solução complementar, acessível e voltada para necessidades específicas.
Vamos entender melhor sobre as coberturas de cada um desses serviços:
Atualmente, cerca de 25% da população brasileira possui plano de saúde, enquanto a maioria depende exclusivamente do SUS. Para aqueles que não podem arcar com planos privados, a assistência de saúde oferece opções mais econômicas e personalizadas. Veja as vantagens:
Atendimento médico remoto 24/7, ideal para consultas rápidas e sem sair do conforto de sua casa.
Economia de até 30% em farmácias conveniadas, ajudando a reduzir os gastos.
Acesso a exames laboratoriais e diagnósticos por preços reduzidos, colaborando para diagnósticos rápidos e eficientes.
Mensalidades acessíveis tornam a assistência de saúde uma solução prática para muitos brasileiros.
Leia também I Assistências ou seguros: qual escolher | Seguros
Imaginei que você é MEI (Microempreendedor Individual) e não possui plano de saúde. Os custos elevados das consultas médicas sempre foram uma preocupação, mas ignorar os sinais do corpo não é uma opção, especialmente quando se trata da nossa saúde. Dessa forma, a busca por uma solução te levou à assistência de saúde, que oferece consultas com uma variedade de médicos a preços acessíveis e sem a complicação de períodos de carência. Agora, é possível manter as consultas em dia e cuidar da saúde sem comprometer o orçamento.
Leia também I Assistência de saúde para autônomos: como funciona
Uma opção excelente que pode transformar a forma como você cuida da sua saúde é a complementação entre assistência de saúde e seguro saúde. Esses dois serviços, quando utilizados juntos, oferecem uma combinação poderosa para garantir acesso a cuidados médicos de rotina e proteção em situações emergenciais.
Para ilustrar a importância dessa abordagem, imagine a realidade de gerenciar as finanças e a saúde da família. Não é tarefa fácil, especialmente quando há filhos que precisam de consultas regulares e exames preventivos. Nesse contexto, a combinação entre assistência de saúde e seguro saúde se mostrou uma solução perfeita.
Com a assistência de saúde, é possível acessar consultas e exames básicos de forma rápida e econômica, garantindo que a prevenção e os cuidados do dia a dia estejam sempre ao alcance. Já o seguro saúde entra em ação nas situações mais graves e inesperadas, oferecendo cobertura para emergências e internações que poderiam gerar altos custos financeiros.
No final das contas, a melhor escolha é aquela que equilibra custo, cobertura e acesso, proporcionando tranquilidade para você e sua família. Bora explorar as opções disponíveis na Serasa e garantir a melhor proteção para você e a sua família?
Data de publicação 19 de dezembro de 20248 minutos de leitura
Data de publicação 18 de dezembro de 20248 minutos de leitura
Data de publicação 18 de dezembro de 20248 minutos de leitura