Entrar
5 curtidas neste artigo

Por que meu Serasa Score caiu do nada?

O Serasa Score é uma pontuação que indica as chances de uma pessoa pagar as contas em dia. Essa pontuação é dinâmica e pode variar conforme o comportamento financeiro e as informações que as empresas compartilham sobre você. 

Mesmo sem dívidas, o Score pode apresentar queda por diferentes motivos. A seguir, veja as principais situações que podem impactar sua pontuação e o que pode ajudar a melhorar o Score ao longo do tempo. 


Atualizações no Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo reúne o histórico de pagamentos de contas, financiamentos e empréstimos. Quando há atualizações nesses dados - como o início ou o encerramento de um contrato - o Score pode mudar. 

Dica: manter os pagamentos e dados atualizados pode ajudar o histórico positivo a influenciar o Score novamente com o tempo. 

Saiba o que significa cada status do Cadastro Positivo. 

Consultas ao CPF feitas por empresas

Quando uma empresa consulta o CPF antes de conceder crédito - como em pedidos de cartão, empréstimos ou financiamentos, por exemplo - essa informação é considerada no cálculo do Score. 

Em geral, um número elevado de consultas em um curto período pode indicar maior busca por crédito e, por isso, reduzir a pontuação. 

Por outro lado, o histórico de consultas também ajuda a demonstrar movimentação e relacionamento com o mercado, o que pode contribuir positivamente para o Score ao longo do tempo. 

Importante: consultar o próprio Score não impacta a pontuação. Somente consultas feitas por empresas podem ter efeito sobre o cálculo. Com o Serasa Premium, é possível bloquear as consultas ao seu Score e ter mais controle sobre quem acessa seus dados. 

Mudanças no comportamento de pagamento

Ao quitar um empréstimo ou cancelar um cartão de crédito, o sistema passa a ter menos informações recentes sobre seu comportamento de pagamento. Nesses casos, o Score pode apresentar uma leve redução até que novas informações positivas sejam registradas. 

Dica: manter alguma movimentação financeira regular, como o uso consciente do cartão de crédito, pode ajudar o sistema a reconhecer seu bom comportamento e pode contribuir para a recuperação gradual da pontuação. 

Veja como usar o cartão de crédito sem se endividar

O que fazer para aumentar o Serasa Score

Mesmo que o Score apresente variações, algumas atitudes podem contribuir para a melhora da pontuação ao longo do tempo: 

  • Pagar as contas em dia 
  • Manter os dados atualizados 
  • Evitar muitos pedidos de crédito em pouco tempo 
  • Negociar dívidas no Serasa Limpa Nome 
  • Usar o crédito de forma consciente 

Quer entender mais sobre como funciona o Serasa Score?

O Manual do Score da Serasa explica, de forma simples e gratuita, como a pontuação é calculada, quais fatores podem influenciar o resultado e o que pode ser feito para melhorá-lo com hábitos financeiros saudáveis. 

Esse é o único guia oficial da Serasa sobre o Score — com todas as informações que você precisa para entender e cuidar da sua pontuação de crédito. 

Importante saber

A Serasa não interfere na pontuação. O Score é calculado com base nas informações financeiras compartilhadas por empresas e instituições, conforme a Lei do Cadastro Positivo e diversas outras variáveis. 

Com bons hábitos e pagamentos em dia, a pontuação tende a se recuperar naturalmente ao longo do tempo. 

Você curtiu esse conteúdo?

Não encontrou o que precisava?

Fale com a gente

Publicidade