Entrar

6 dicas de filmes de empreendedorismo para se inspirar

Confira seis sugestões de filmes de empreendedorismo que podem motivar você a empreender, investindo em seu próprio negócio.

colunista Fabiana Ramos
Publicado em: 03 de agosto de 2022.

Além de tradicional passatempo, o cinema também pode trazer conteúdos importantes e motivadores, como os filmes de empreendedorismo.

Esse tipo de produção tem o poder de trazer lições básicas e fundamentais sobre a jornada de grandes empreendedores, apresentando obstáculos, aventuras e riscos pelos quais os investidores costumam passar ao criar seu próprio negócio. Além de inspiração, os filmes são capazes de incentivar o espírito de mudança na vida dos espectadores.

Filmes sobre empreendedorismo

As produções sobre empreendedorismo são ideais para renovar a motivação, inspirar jovens empreendedores e trazer grandes aprendizados, seja em histórias reais, seja em fictícias.

A lista a seguir traz títulos bem avaliados pela crítica especializada, além de relevância histórica e cinematográfica:

1. Fome de poder

A obra mostra a trajetória de Ray Kroc, magnata corporativo, e a rede de fast-food McDonald’s, que juntos mudaram a indústria mundial de alimentos. Ray, em 1954, conheceu o negócio familiar dos irmãos McDonald, que contava com um modelo operacional único. Ele enxergou naquele restaurante de beira de estrada a oportunidade de criar uma marca inovadora.

O filme também apresenta eventos e conceitos que transformaram o McDonald’s na gigantesca cadeia de fast-food. Aspectos como a arte de negociar, as injustiças do mercado e as etapas que levam à criação de uma marca poderosa estão presentes na narrativa. É um dos filmes mais imprescindíveis para candidatos a empreendedores.

2. Jobs

Biografia de um dos fundadores da Apple, Steve Jobs, uma das maiores referências em empreendedorismo e tecnologia.

Além de contar a trajetória pessoal de Jobs, o longa-metragem mostra como ele enxergava o conceito de inovação, que não se restringe a novas invenções. A inovação pode estar em um jeito diferente de enxergar um produto, um serviço, ou em propor soluções que se adéquem ao público-alvo.

Por ser uma cinebiografia, a produção mostra a trajetória real da mente brilhante de Jobs até o sucesso. O filme estimula a criatividade e a habilidade de negociação de todos que querem vir a empreender um dia.

3. Walt antes do Mickey

Cinebiografia do grande animador americano Walt Disney, que construiu um império na indústria cinematográfica a partir do desenho animado do ratinho Mickey.

A trama mostra a trajetória repleta de dificuldades e erros, mas também de decisões certeiras que colocaram à prova seus valores. O roteiro traz lições sobre liderança, foco e resiliência. A história de Walt Disney revela inúmeros traços empreendedores do animador, roteirista e cineasta, que aprendeu desde cedo como tirar sonhos do papel.

O filme é inspirado no livro homônimo, baseado em pesquisas e biografias oficiais do criador da Disney. Uma das maiores lições do filme é o poder de apostar na intuição para construir produtos conectados às emoções do público. Walt Disney é o pai da “cultura de encantamento do cliente”.

4. O homem que mudou o jogo

Esse longa-metragem é inspirado na história de Billy Beane, treinador de um time de beisebol que assume a direção de uma equipe falida e com histórico de perdas que colocam em risco a própria existência do time.

Em vez de seguir recomendações tradicionais, Beane decidiu testar uma nova estratégia para a seleção de jogadores. Inicialmente recebeu muitas críticas negativas, mas não desistiu até que o novo método fosse considerado revolucionário no cenário do esporte.

Interpretado por Brad Pitt, alvo de críticas favoráveis e prêmios, a narrativa exalta a flexibilidade, a capacidade de se reinventar em tempos de crise e de se adaptar ao cenário. O filme também valoriza o espírito de inovação, presente na maioria dos empreendedores de sucesso.

5. Joy: o nome do sucesso

A trama conta a história de Joy Mangano, inventora do “miracle mop”, o esfregão que se torce sozinho e revolucionou o mercado nos anos 1990.

Em meio ao caos familiar no qual vivia, Joy consegue projetar o protótipo de seu produto, negociar com investidores, lançar o esfregão e construir um império. Apesar do estouro de vendas, ela enfrenta obstáculos e traições por parte da própria família, quando precisa demonstrar força e determinação para acreditar em si mesma.

O título aborda, além da falta de apoio familiar, a força para acreditar nas suas próprias ideias. E passa uma emocionante lição de humildade e generosidade.

6. Coco antes de Chanel

A obra mostra o caminho até o sucesso da renomada estilista francesa Gabrielle Chanel, um dos principais exemplos femininos de empreendedorismo.

A trama conta a infância pobre de Coco Chanel e como ela se transformou num dos grandes nomes do século 20 ao criar um império que permanece sólido até hoje. Além de ter sido a primeira estilista a desenhar calças femininas, Coco Chanel também abriu portas para romper padrões da moda feminina na sociedade.

A história traz lições de determinação, coragem, inovação e perseverança.

Depois de se inspirar nas melhores histórias e trajetórias de empreendedores, é a sua vez de tentar uma mudança de vida. Você pode empreender sem sair de casa.

Organizar sua vida financeira não depende somente de burocracias exaustivas. Existem atividades rentáveis para ganhar dinheiro em casa.