Entrar

Ações da Petrobras: entenda como investir na petrolífera

Descubra como adquirir ações da Petrobras na prática e como funcionam os investimentos em renda variável no Brasil!

Foto Veridiana
Publicado em: 31 de Março de 2022

Sabia que ao comprar ações da Petrobras você consegue ganhar dinheiro com a valorização da empresa e até mesmo receber parte dos lucros?

Ações da Petrobras: por onde começar?

Antes de sair transferindo o dinheiro para a corretora de valores, é importante entender qual tipo de ação da Petrobras está alinhada ao seu perfil de investidor e que traz mais benefícios e facilidades para o seu bolso.

Toda ação da Petrobras é negociada a partir de dois tipos transacionáveis na bolsa: a PETR3 (ordinária ON) e a PETR4 (preferencial PN).

Ações Ordinárias

São ações que dão direito a voto e participação em assembleias e decisões da empresa. Essas ações são normalmente terminadas com o número 3, como é o caso da PETR3.

Ações Preferenciais

São ações que não dão direito a voto, mas têm preferência na distribuição de lucros, como dividendos ou compensações e no caso de falência. Essas ações normalmente terminam com o número 4, como é o caso da PETR4.

Assim sendo, para investidores iniciantes ou que desejam ampliar ainda mais seus rendimentos, a compra das ações PETR4 costuma ser uma boa opção.

Entenda melhor a diferença com o artigo completo sobre o que são ações ordinárias e ações preferenciais.

Por que a Petrobras pode ser sua melhor escolha?

Se você já começou no mundo dos investimentos e agora busca alternativas para melhorar a rentabilidade e diversificar mais, talvez seja o momento de entrar na bolsa de valores.

Afinal, com tudo que está acontecendo no mundo, os ativos de renda variável apresentam uma oportunidade melhor de compra, pensando no longo prazo.

A Petrobras é uma das maiores e mais importantes empresas do país. Por isso, sempre atrai a atenção de novos e experientes investidores de todo o mundo.

Além de ser uma empresa sólida e com um crescimento em escala internacional, se comparando a gigantes do setor privado.

Após um período de estagnação, a Petrobras voltou a crescer e está no posto de uma das maiores empresas da BM&F Bovespa, tendo seu valor de mercado avaliado em R$ 401 bilhões, sendo a empresa mais valiosa da América Latina.

Assim, pode valer a pena investir em ações da petrolífera, considerando se tratar de uma empresa que atua em um setor estratégico e escasso da economia do Brasil e do mundo.

O que você precisa para comprar ações da Petrobras?

Lembra do que falei sobre perfil de investidor? É importante entender o que você deseja conquistar a longo prazo.

Justamente porque todo investimento em ações deve ser embasado por uma análise dos seus objetivos, do histórico do mercado e do histórico da empresa.

Além disso, por ser uma empresa estatal, também é importante entender como o geopolítico pode afetar as altas e quedas da empresa na Bolsa. Por isso, é importante entender o contexto em que a companhia se encontra para investir com estratégia.

Lembrando que no Brasil a Petrobrás não tem concorrentes, já que detém o monopólio das reservas de petróleo.

E dentro deste monopólio, ela também controla o refino e a distribuição do petróleo, tendo assim uma presença dominante no mercado de combustíveis e derivados do petróleo. Portanto, ela pode ser uma aposta segura e lucrativa para o seu bolso.

Ações da Petrobras: como investir?

Comprar ações é muito mais fácil do que você pode imaginar. Por isso, em alguns passos mostrarei como você pode investir em um dos melhores ativos nacionais.

As ações da Petrobras são acessíveis e você não precisa de muito dinheiro para garantir a sua cota. Hoje, você se tornará sócio de uma das maiores empresas do Brasil através de um investimento simples.

Agora que você está pronto para começar a operar, vamos ao passo a passo de como comprar suas ações com segurança e tranquilidade:

1. Abra conta em uma corretora de valores

As ações PETR são negociadas apenas pela B3, a bolsa de valores brasileira, que exige a intermediação de uma corretora em operações de compra e venda.

Por isso, é obrigatório ter uma conta nesse tipo de empresa financeira para comprar e vender os ativos da petrolífera.

Lembrando que as corretoras possuem taxa de administração pelo serviço prestado. Então, confira antes e veja se está alinhada com o seu bolso.

Comprar ações da Petrobras é uma operação que envolve custos, por isso, não deixe de calcular o peso das taxas antes de comprar e vender. Afinal, elas podem exercer impactos significativos em seus lucros.

2. Acesse o Home Broker

Home Broker é um sistema que permite criar agendamentos de compra e venda das ações. Sendo possível guardar o histórico das transações da sua carteira de ações, disponibilizando cotações e notícias do mercado financeiro em tempo real.

Agora que você já entendeu o que é, chegou a hora de abrir a conta, onde acessará o gráfico com as variações diárias dos preços do pregão de segunda a sexta, entre 9h30 e 17h, horário de funcionamento da B3.

3. Selecione os seus ativos

No Home Broker, busque pelo tipo de ação que deseja, ou seja, PETR3 ou PETR4, lembrando de escolher a que corresponde ao seu perfil de investidor. Após refletir, escolha a quantidade desejada, insira o preço por unidade e confirme.

4. Fique de olho na Bolsa!

Após comprar suas ações, não deixe de acompanhar o movimento do mercado. Mantenha sempre um olho na evolução dos preços das ações adquiridas para se manter acima das flutuações só mercado.

Agora que você sabe como escolher e investir nas ações da Petrobras, selecione a melhor opção alinhada ao seu perfil de investidor e comece a faturar alto criando um futuro com finanças muito mais sólidas e uma boa aposentadoria.

É importante lembrar essa não é uma recomendação para investimentos. O investimento em ações possui riscos, então, sempre avalie se faz sentido neste momento da sua vida.

Caso tenha gostado deste artigo, não deixe de compartilhar com alguém que pretende começar a investir com segurança e rentabilidade.