Entrar

Quais são as melhores opções de investimento a longo prazo?

Entenda quais são os melhores investimentos a longo prazo para aumentar seu patrimônio, realizar sonhos e metas.

colunista Veridiana Lopes
Publicado em: 14 de fevereiro de 2022.

Pensar em investimentos a longo prazo é essencial para quem procura construir um patrimônio sólido e duradouro para viver uma vida com mais tranquilidade e liberdade financeira.

Neste conteúdo, explicaremos como fazer isso de forma prática para você construir a sua carteira de investimentos com base no seu perfil e necessidades e, também, tomar decisões que realmente te ajudarão a viver com mais saúde financeira.

Antes de mais nada, é preciso saber que, para alcançar resultados a longo prazo que sejam atrativos para o bolso, você pode adotar diversas estratégias, que potencializarão os seus ganhos e farão com que você construa uma renda passiva para a sua vida ao longo do tempo.

Mesmo que não seja possível adivinhar qual tipo estará ou não valorizado no futuro, entendendo o histórico de uma empresa, você consegue definir se ela pode ou não ser uma boa escolha para os seus objetivos.

O que é um investimento de longo prazo e como ele pode te ajudar?

Antes de mais nada, é preciso entender que investir a longo prazo não é comprar um ativo e deixá-lo esquecido para sempre.

Investir no longo prazo é realizar boas aplicações de dinheiro que serão resgatados daqui a pelo menos uns quatro anos. Tudo depende do valor, do ativo, da empresa e o quanto você está disposto a esperar que o seu dinheiro multiplique e faça crescer seu patrimônio.

Logo, investir no longo prazo é ter a consciência financeira de que o dinheiro aplicado não será resgatado tão cedo e que você terá que esperar esse ativo crescer no mercado antes de pensar em ter lucros.

O prazo de espera para um ativo está totalmente ligado com os objetivos de cada um, por isso é importante conhecer o seu perfil de investidor assim como os seus objetivos para garantir que as suas aplicações estejam realmente alinhadas com suas necessidades.

Para definir isso, é importante pensar em qual é o seu objetivo ao investir. Você deseja comprar um carro? Se aposentar? Apenas criar uma fonte de renda? Realizar o sonho da casa própria?

De qualquer maneira, uma pessoa que costuma investir com foco no longo prazo muito provavelmente pretende acumular capital para bancar projetos, planos e sonhos futuros.

Para isso, além de um bom planejamento financeiro, que vai permitir fechar as contas com organização e segurança, também é preciso de uma boa carteira de investimentos, que garantirá um retorno interessante para o seu bolso no futuro.

Por que investir no longo prazo pode ser a sua melhor escolha?

A conta é mais simples do que imagina para te trazer lucros.

Geralmente, ao investir os seus ganhos estão atrasados em relação ao tempo e à valorização do mercado. Isso quer dizer que, quanto mais tempo você mantém o seu dinheiro investido, mais ele rende e aumenta o seu patrimônio líquido. Isso está diretamente ligado aos juros compostos, que são um tipo de lucro distribuído aos acionistas de uma empresa e que aumentam ainda mais o rendimento de suas aplicações dentro da Bolsa.

Leia também | O que é B3 e como funciona a bolsa de valores brasileira

Um outro fator interessante para o longo prazo é a valorização do seu dinheiro em relação à inflação, que diminui o poder aquisitivo do seu dinheiro. Porém, enquanto ele rende na Bolsa, é possível estar acima de uma das principais taxas do mercado.

Ainda que o mercado tenha oscilações, é possível estar protegido e não correr risco de perder o seu dinheiro. Por isso, caso tenha uma queda no mercado, nada de sair por aí querendo resgatar o valor da sua conta, porque essa ação pode te fazer perder mais dinheiro do que de fato te proteger.

Quais são as melhores opções de investimento a longo prazo?

No mercado financeiro, existem vários tipos de ativos que podem te trazer um retorno considerável em certo período. Alguns deles apresentam menos oscilações, outros são menos lucrativos. Mas, no longo prazo, todas as opções te ajudarão a construir um patrimônio sólido para o seu futuro.

Precisa de novas ideias para fazer uma renda extra? A Serasa separou algumas ideias práticas e seguras que te ajudarão a ganhar dinheiro rápido. Vale a pena conferir.

LCI e LCA

As letras de crédito estão entre os investimentos mais adotados e recomendados para quem deseja construir um patrimônio a longo prazo. Isso porque são modalidades de investimentos de renda fixa, sem liquidez diária e que podem render mais que o CDI. Logo, você pode ter um bom lucro que permite crescer o seu patrimônio de forma expressiva a longo prazo.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto também é um investimento bastante comum para quem procura um ativo seguro para crescer e valorizar o próprio patrimônio. Funciona por meio de uma série de aplicações que podem ser retiradas futuramente, garantindo lucro e estabilidade para a sua carteira de investimentos.

O Tesouro é um título público emitido pelo Governo Federal oferecido nas modalidades prefixadas, pós-fixadas e híbridas. Essa diversificação pode ser ideal para quem procura outras opções para compor uma carteira de investimentos e construir um futuro com mais saúde financeira.

Fundos imobiliários

Os fundos imobiliários – ou FIIs – são uma ótima opção de investimento. Apresenta um pouco mais de risco, porém, costuma render melhores juros e trazer ganhos maiores a longo prazo.

Os fundos podem te entregar lucros mensais que, a longo prazo, podem construir uma rentabilidade relevante para o seu futuro.

Esses são alguns dos melhores ativos que te ajudarão a construir uma carteira de investimentos variada e que trazem resultados expressivos a longo prazo. Antes de aplicar o seu dinheiro, não deixe de conferir as melhores opções dos ativos acima junto à sua corretora de investimentos ou lista de ativos que deseja comprar.

Essa é a melhor forma de realizar seus sonhos e metas que envolvem um grande aporte financeiro sem precisar ficar no vermelho e afetar a sua saúde financeira.

Gostou deste artigo? Não deixe de compartilhar com uma pessoa que gostaria de aprender mais sobre o assunto. Para conferir mais conteúdos de educação financeira, acesse o blog da Serasa.