Entrar

Aprenda como fazer CPF pelo celular: passo a passo simples e fácil

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como fazer CPF pelo celular, mas o procedimento é bem simples e você consegue ter o documento em poucos minutos.

colunista Veridiana Lopes
Publicado em: 29 de abril de 2022.

Você quer saber como fazer o CPF pelo celular? Com a internet, tudo ficou bem mais fácil. Se há algumas décadas seria necessário ficar em uma enorme fila burocrática para tirar o documento, hoje você consegue emiti-lo em poucos cliques, e isso vale para tanto para a 1ª quanto para a 2ª via.

Para quem não sabe, a Receita Federal disponibiliza um formulário on-line para que você consiga se cadastrar. E o melhor é que você não terá nenhum custo, pois é totalmente gratuito e funciona 24 horas por dia.

Inclusive, você pode fazer o procedimento nos fins de semana e nos feriados. Tudo do conforto do seu lar, sem precisar sair de casa.

Leia este artigo até o final para entender como funciona!

Entenda como fazer CPF pelo celular: 1ª via

Como tirar CPF pelo celular?

Todos os cidadãos sabem da importância do CPF. Sem ele, você não consegue votar, não pode se inscrever em um concurso público e não consegue nem mesmo fazer compras on-line em grande parte das plataformas.

E quem é que gostaria de ficar, por exemplo, sem poder fazer o título eleitoral e perder o direito de votar por causa disso? Este é um direito fundamental pelo qual os cidadãos decidem o futuro da nação.

Pode parecer algo sem importância para alguns, mas ter o CPF em dia é uma obrigação de cada pessoa.

Desde 2010, a Receita não emite mais o documento no formato físico. Isso se deve em parte ao fato de que o número do CPF já está contido em outros documentos, como o CNH e a própria identidade (RG).

Quando você emite o CPF de forma virtual, será gerado um comprovante de inscrição digital. Porém, se você preferir, poderá imprimi-lo.

Em primeiro lugar, acesse a página da Receita.

Em seguida, basta preencher as informações exigidas. Por exemplo, dia do nascimento, nome, sexo, título eleitoral, naturalidade e nome da mãe.

Depois, é só ir em Enviar.

Vale lembrar que, devido à pandemia, é possível também fazer o registro do CPF por e-mail.

Como fazer CPF pelo celular: 2ª via

Por acaso você sofreu um assalto e alguém levou todos os documentos? É uma situação bem estressante e complicada.

Afinal, você vai ter que refazer todos eles que estavam na sua carteira. RG, CPF, CNH, cartão de crédito, entre outros. É um incômodo, todos sabemos. Mas você não pode ficar sem o seu CPF!

Mesmo que você faça um BO, pode ser que a polícia demore mais de um mês para encontrá-los. E é provável que nem os encontre.

Sabendo disso, existem três maneiras de fazer o CPF on-line para quem precisa de 2ª via.

1. Receita Federal

A primeira é pelo site da Receita Federal. Vamos entender o procedimento.

Se você não apresentou a declaração do IR nos últimos dois anos, precisará emitir o CPF no site da Receita.

Basta entrar em Comprovante de Inscrição – 2ª via CPF e tocar no link para ir à Home.

Depois, preencha os dados solicitados e clique em Enviar.

2. Portal e-CAC

Outra forma de emitir o CPF on-line é no portal e-CAC. Nesse caso, você já declarou o IR nos últimos dois anos.

Então, acesse o portal de atendimento virtual do e-CAC.

Coloque os dados para fazer o login, como CPF, senha e código de acesso.

Em seguida, vá em Avançar. Ainda, você pode acessar o e-CAC por aplicativo ou pode acessar os dados no gov.br.

3. Pelo aplicativo

Por fim, a terceira forma de emitir o CPF é ao baixar o aplicativo CPF Digital.

Depois de fazer o download no celular, insira seus dados. O app possui Inteligência Artificial para identificá-lo, por isso você precisará enviar uma selfie.

Depois de seguir essas etapas, você já terá o CPF no celular. Se você possui carteira de habilitação, o documento também aparecerá no app.

Quero consultar a 2ª via do CPF e esqueci o número

Vimos até aqui como fazer o CPF pelo celular. Mas e para consultar a 2ª via sem saber o número de cabeça?

Em geral, as pessoas sabem o número do CPF de cabeça, pois é um documento corriqueiro que sempre usamos no dia a dia. Mas nem todo mundo tem uma boa memória, e não tem problema nenhum!

Caso tenha esquecido o número e não o tenha anotado em nenhum lugar, você precisa entrar em contato com a Receita em alguma de suas agências de atendimento.

Para isso, é preciso agendar horário e dia virtualmente.

Como saber se o meu CPF está regular na Receita?

Se você teve problemas com emissão do IR nos últimos anos, provavelmente precisará consultar a regularidade do CPF na Receita.

Caso seu CPF esteja irregular, você terá diversos problemas em sua vida financeira. Por exemplo, você não conseguirá fazer empréstimos, financiamentos e poderá até ter problemas na movimentação bancária.

Para consultar a situação do seu CPF, você precisa acessar o portal Comprovante de Situação Cadastral no CPF. É diferente do procedimento de fazer CPF pelo celular.

Depois de abrir a tela, informe o seu dia de nascimento, o seu CPF e vá em Consultar. Logo em seguida aparecerá na tela qual é o status do CPF.

Ou seja, pode ser que esteja regular ou com pendências.

Existe algum risco de perder o CPF on-line?

É comum que percamos coisas na correria de nossa rotina. Inclusive documentos importantes, que você pode esquecer no supermercado, no Uber ou na padaria.

Como não existe mais a impressão do CPF em cartão, não existe o risco de perdê-lo, pois as informações são bastante seguras on-line.

Agora que você já sabe como fazer CPF pelo celular, lembre-se também de tempos em tempos de verificar a situação do seu nome e CPF em órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa.

Mesmo que você não tenha nenhuma dívida, acontecem muitos casos de nomes negativados indevidamente. Por isso, é bom consultar a empresa de vez em quando para saber se não existe nenhuma restrição no seu nome.

Como saber se estão usando o seu CPF - Serasa Ensina

Você teve algum problema com o CPF recentemente? Assista também ao vídeo.