Valores a receber: como resgatar o dinheiro esquecido
Valores a receber: como resgatar o dinheiro esquecidoData de publicação 17 de setembro de 202410 minutos de leitura
Publicado em: 29 de agosto de 2022
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
Dentre as mudanças causadas pela COVID-19 (Coronavírus), acelerar a digitalização do universo financeiro foi uma delas. Ganharam relevância e interesse popular questões do tipo: como pagar com o celular? Afinal, até quem não utilizava esse serviço, se viu sem muitas alternativas para manter o isolamento social.
Na hora do pagamento, as necessidades atuais incluem:
De fato, são muitas as exigências. Mesmo assim, as carteiras digitais (wallet) – que já existiam – aparecem como uma resposta completa, prática e gratuita. Se você ainda não é familiarizado ou tem dúvidas sobre como esse serviço funciona, continue aqui.
Confira algumas das perguntas que responderemos:
“Carteira Digital” é um nome sugestivo para a função desse serviço. No próprio mundo físico, o termo “carteira” já é associado ao ato de fazer pagamentos.
Sendo assim, carteira digital é um método de pagamento online. A forma mais fácil de manter as contas em dia. Tudo sem sair de casa ou enfrentar filas. Um verdadeiro sonho, né? Basta ter um smartphone, fazer o download do aplicativo e começar a usar.
Talvez, você se pergunte: quais pagamentos são possíveis de realizar?
Confira alguns exemplos:
Mas é claro, antes do dinheiro sair, ele precisa entrar. No geral, as carteiras digitais não funcionam na forma de crédito. Ou seja, não existe um valor disponível para você gastar e pagar ao final do mês. Seu limite está associado ao limite do cartão de crédito cadastrado ou na quantia depositada/transferida.
Como colocar dinheiro na Carteira Digital?
Confira algumas possibilidades:
Até aqui, entendemos o quão versátil é a carteira digital. Diversas possibilidades de pagamentos e de inserir dinheiro nelas. Mais adiante, conheça outros benefícios desse serviço.
Wallet ou e-wallet é a própria carteira digital. Porém, esse é o termo em inglês. A palavra estrangeira possui o mesmo significado e função desse serviço financeiro digitalizado.
Em 2011, nos Estados Unidos, a Google lançou o Google Wallet – a primeira carteira digital do mundo. Era uma versão teste e com grandes limitações. Tempo depois foi substituída. Porém, fica evidente o pioneirismo da marca. Já que há uma década ela previu o futuro das finanças.
Hoje, em 2020, a carteira digital dessa – que é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo – chama Google Pay. Ainda falaremos mais sobre ela e seus benefícios.
Existem algumas opções de carteira digital, é importante que você identifique a que mais se adeque às suas necessidades. Ainda assim, o processo de instalação é parecido em todos os casos. A maior diferença está no sistema operacional do seu smartphone.
Confira o passo a passo:
Como você pode perceber, existe o sistema IOS e o sistema Android. O primeiro é exclusivo dos celulares Apple, os iPhones. Já o segundo, é encontrado em, praticamente, todos os outros smartphones.
Confira algumas marcas de smartphone que utilizam o Android:
Por aqui, já mencionamos o pagamento por aproximação como um grande benefício. Evita que você toque em superfícies de uso comum, como o teclado das maquininhas de cartão, por exemplo. Também impede que ocorra aquele imprevisto: esquecer a carteira em casa. Apenas com o seu celular, você já está pronto para tudo.
Porém, os benefícios vão além disso. Olha só:
Os benefícios variam conforme a carteira digital escolhida. Até aqui, apresentamos os benefícios mais interessantes e comum entre elas.
Esse é outro termo de origem norte-americana. Do inglês, cashback significa: dinheiro de volta. E é exatamente isso que acontece. Ao realizar determinada compra, parte do dinheiro é devolvida a você.
Algumas carteiras digitais utilizam desse recurso para serem ainda mais atrativas. Ao comprar em lojas selecionadas, uma porcentagem do valor gasto retorna a sua conta. Do ponto de vista do consumidor, no Serasa Ensina, nós enxergamos isso como uma boa oportunidade. Na verdade, uma oportunidade excelente. Pequenas economias fazem a diferença ao final do mês. Assim como, os pequenos gastos também nos impactam.
Ah, mas não utilize o cashback como desculpa para gastar mais do que está planejado no orçamento.
SEGUE QUE É SUCESSO!
Dia dos Avós: dicas com quem tem experiência
Tipos de amigos quando o assunto é dinheiro
O Folclore Brasileiro Nas Finanças
O Iti é a carteira digital Itaú. Porém, mesmo sendo vinculada ao banco, você não precisa ser correntista para usufruir dos benefícios. Na verdade, o Iti não se vincula a nenhuma conta bancária. Ele é 100% gratuito e dispõe de toda segurança do próprio Itaú – o maior banco privado do Brasil.
No app Iti você pode:
São muitos benefícios e praticidades. Você pode até transferir de Iti pra Iti com dinheiro do cartão de crédito. A pessoa recebe na hora, mas você só paga na fatura. Também é possível sacar o saldo Iti em caixas eletrônicos do Banco24horas.
O Mercado Pago é a carteira digital criada pelo Mercado Livre. Ela oferece inúmeros benefícios e alternativas para facilitar seus pagamentos. Com uma conta no Mercado Pago, é possível cadastrar todos os seus catões de crédito juntos.
Alguns motivos para abrir conta no Mercado Pago:
Com o Mercado Pago, é possível acionar a função crédito do próprio app. Consulte as taxas e disponibilidade para o seu perfil.
Esse é um dos maiores aplicativos de pagamento no Brasil. São mais de 20 milhões de usuários e R$ 1,2 bilhão movimentados por mês. O serviço começou lá em 2012. Hoje, é possível fazer pagamentos, transferências e armazenar dinheiro. Tudo no mesmo aplicativo.
Conheça mais benefícios do PicPay:
As próximas carteiras que mostraremos, são vinculadas a grandes empresas de tecnologia. Fica nítido que o serviço é mais simples e limitado. Isso quando comparamos com as carteiras digitais parceiras de bancos ou grandes e-commerces. Porém, pode ser exatamente isso que você precisa para suas necessidades. Vale a pena conferir.
Sem dúvidas, a empresa Google é uma das maiores em tecnologia. Logo, não surpreende que ela tenha sido a primeira no ramo de pagamentos digitais. Como já falamos, o produto inicial foi substituído e agora temos o Google Pay – a carteira digital do Google.
Saiba mais sobre os benefícios do Google Pay:
Em apenas três passos, realize pagamentos com o seu celular. A carteira digital da Samsung, sem dúvidas, é umas das mais práticas e fáceis de utilizar. E mais, a segurança é prioridade nesse app. Pagamentos por aproximação solicitam, no seu smartphone, uma senha ou digital.
O Samsung Pay também protege o número do seu cartão de crédito. A cada transação ou compra, é gerado um código diferente.
Conheça mais o Samsung Pay:
Realizar pagamentos com o celular é uma enorme praticidade. Agora, imagine pagar a conta com o seu relógio? Aqui é possível. O serviço Apple Pay está disponível em todos os aparelhos Apple. O que inclui o Apple Watch – relógio super tecnológico e com inúmeras funções.
Outras vantagens do Apple Pay:
Agora você já conhece mais sobre esse universo de pagamentos online. Além das carteiras digitais que mostramos aqui, existem outras disponíveis no mercado. Compare os benefícios, segurança e credibilidade da empresa, então, escolha a sua. Compartilhe esse conteúdo com amigos.
Acompanhe sempre nosso portal, canal no YouTube e podcast. Toda semana trazemos conteúdos importantes para a sua saúde financeira.
Data de publicação 17 de setembro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 13 de setembro de 202410 minutos de leitura
Data de publicação 10 de setembro de 202410 minutos de leitura