Guia essencial para criação de sites: tudo o que precisa saber
Guia essencial para criação de sites: tudo o que precisa saberData de publicação 13 de dezembro de 20246 minutos de leitura
Publicado em: 20 de dezembro de 2023
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
Dinheiro emprestado, serviço como autônomo, venda para amigos e outras: são diversas as situações em que é preciso fazer uma cobrança, algo que ninguém gosta de fazer. Confira neste artigo como cobrar alguém de um valor em atraso.
Cobrar uma dívida de alguém, seja de pessoa próxima ou não, costuma ser uma situação desconfortável. Muita gente tem dificuldade de conversar sobre dinheiro, e mais ainda de evoluir o tema para uma cobrança.
O importante é manter sempre a educação e a compostura para não fechar o canal de comunicação com a pessoa, nem ofendê-la por isso. Afinal, nunca se sabe pelo que ela está passando e quais fragilidades enfrenta.
Por isso, algumas estratégias podem ser eficazes na hora de conversar com a pessoa que está em débito.
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Tenha clareza da cobrança e seja objetivo
A abordagem inicial possivelmente será a mais difícil, especialmente se for o primeiro contato para fazer a cobrança. Por isso, saber se expressar de forma clara e objetiva é fundamental para que o receptor da mensagem a compreenda imediatamente o que está sendo tratado.
O ideal, no caso, é repassar todas as informações necessárias sobre a dívida de forma direta, sem dar muitas voltas na conversa. Isso é muito comum de acontecer quando a pessoa não sabe como abordar o assunto e pode acabar dificultando ainda mais o diálogo.
Cobre educadamente e com empatia
Depois de apostar na clareza da mensagem, é preciso pensar na maneira como isso vai ser feito. O importante é cobrar os valores em atraso sem constrangimentos. No lugar disso, demonstre empatia por uma eventual situação difícil que a pessoa esteja passando – ou simplesmente considere a possibilidade de ela só ter esquecido mesmo. Evite posturas de ataque, como se já soubesse que a pendência é proposital.
Busque deixar o momento o mais leve possível. Se o devedor for alguém conhecido, como um familiar ou amigo, procure fazer com que a conversa entre naturalmente por esse caminho em um momento informal. Isso ajuda a evitar brigas e constrangimentos.
Indique um novo prazo para o devedor
Antes mesmo de entrar no assunto com o devedor, já tenha em mente um novo prazo de pagamento para oferecer a ele, caso seja necessário. Se perceber que há reais dificuldades no pagamento e que nem um novo prazo resolverá a situação, procure oferecer uma opção parcelada, se for possível.
Porém, como garantia, recomenda-se fazer um contrato por escrito com os prazos de pagamento, com assinatura de devedor, credor e duas testemunhas.
Mantenha-se firme na cobrança
No caso de o devedor se mostrar desfavorável à cobrança, é fundamental não perder a compostura. Nesse caso, inverta o jogo. Demonstre à pessoa inadimplente suas próprias necessidades financeiras a importância de contar com aquele dinheiro. Não é preciso dizer exatamente no que ele será utilizado, mas é crucial que ele entenda que esse valor faz falta de alguma forma.
A cobrança de uma dívida é sempre um momento muito duro, tanto para quem cobra quanto para quem é cobrado. Mas isso não dá direito de fazer o trabalho de qualquer jeito ou de forma grosseira, que coloque em risco o pagamento por parte de quem deve e o relacionamento pessoal entre os envolvidos.
Por isso, é prudente evitar situações que envolvam:
Na prática, o melhor caminho é sempre utilizar a diplomacia e as regras de boa vizinhança para resolver o problema, ainda que esteja trazendo dor de cabeça e preocupação.
Leia também | Saiba o que é cobrança indevida e qual a importância de resolver o problema
Quando a pessoa em débito é alguém da família ou um amigo, procure deixar a situação leve para entrar no assunto. Isso pode ser até mais fácil do que a comunicação feita com um desconhecido, já que o credor estará mais à vontade para fazer a cobrança em momentos informais ou em conversas mais descontraídas.
Se for o caso, também é possível abordar a falta que o dinheiro em questão está fazendo e os impactos financeiros que ele pode acabar trazendo para a sua vida.
No entanto, é importante entender que, acima de tudo, não há só uma relação pessoal ali. Existe também uma relação comercial, independentemente do que seja: uma prestação de serviço, uma venda ou até um empréstimo. Assim, não é preciso deixar a situação esfriar só porque a outra parte tem alguma proximidade.
Além das estratégias de cobrança, também é preciso contar com uma situação que nem sempre se espera: aquela em que a negociação (ou a própria cobrança) não dá certo, quando todos os argumentos falharem e a pessoa negar o pagamento ou, até mesmo, não se comprometer com ele. Nesse caso, não há outro jeito a não ser ingressar com uma cobrança judicial. Nesse caso, é necessário juntar todos os documentos que comprovem a dívida e a não quitação dela.
Saber como cobrar alguém de forma correta nem sempre é uma tarefa fácil, mas tentar negociar de forma assertiva, educada e respeitosa sempre é a melhor solução. Por isso, é primordial sempre o diálogo para essas situações. Dessa forma, as chances de o dinheiro ser devolvido serão muito maiores e, principalmente, as relações pessoais serão preservadas. Se for preciso, mostre para o devedor que ela pode receber ajuda para quitar outras dívidas.
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Siga o passo a passo:
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