Entrar

Como consultar débitos de veículos sem sair de casa

Confira no artigo a melhor forma de consultar débitos de veículos de forma prática, em poucos minutos e sem sair de casa.

colunista Fabiana Ramos
Publicado em: 04 de agosto de 2022.

Todo proprietário deve se atentar aos pagamentos e pendências do veículo para evitar surpresas desagradáveis, como multas e impostos atrasados que podem dificultar a rotina do motorista e até resultar no recolhimento do automóvel. É necessário, portanto, saber como consultar débitos de veículos. É disso que vamos tratar neste artigo.

Na correria do dia a dia, é comum deixar algumas contas passarem desapercebidas. Por isso é importante criar um calendário dos compromissos veiculares para ter a certeza e a tranquilidade de que está tudo em dia.

Quais os débitos que incidem sobre os veículos?

Os débitos são os impostos e taxas que o proprietário do automóvel, caminhonete, van ou caminhão deve pagar para manter regular a situação do veículo, permitindo a circulação permanente do bem. São eles:

IPVA: o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores deve ser pago anualmente. A sua alíquota varia de Estado para Estado, de acordo com o valor do veículo na Tabela FIPE. O débito desse imposto impede a emissão do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) atualizado. O proprietário poderá ser penalizado se circular com esse documento vencido, ocasionando em infração gravíssima no valor de R$ 293,47, além de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e remoção do veículo até a completa regularização. O atraso no pagamento desse compromisso pode fazer com que o nome do proprietário seja negativado e enviado aos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC ou SCPC.

Licenciamento: também é um procedimento anual e obrigatório. O licenciamento é uma autorização para o veículo trafegar dentro das regularidades estabelecidas na legislação de trânsito, em conformidade com as normas ambientais e de segurança. O débito do licenciamento pode ocasionar na remoção do veículo.

DPVAT: é o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres. O DPVAT tem a finalidade de amparar eventuais vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional com indenização em caso de morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas, independente de quem seja o responsável pelo acidente. A inadimplência desse pagamento faz com que o proprietário do veículo não tenha o direito ao seguro em caso de acidentes até a regularização da situação.

Multas: as multas podem ser impostas ao proprietário, condutor, embarcador ou transportador do veículo que descumprir as normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro, sendo o infrator sujeito às penalidades e medidas administrativas indicadas em cada artigo. A dívida das multas é corrigida com juros de acordo com o tempo de atraso.

Como consultar os débitos do seu veículo?

A consulta dos débitos pode ser feita através dos sites do Detran dos respectivos Estados, por meio do número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), uma espécie de CPF do veículo, e pode ser encontrado no CRLV do automóvel. A pesquisa também pode ser feita através do site da Secretaria da Fazenda de cada Estado. O pagamento só pode ser realizado através de boleto.

No entanto, a Serasa, em parceria com a empresa Zapay – startup especializada em débitos de veículos que em quatro anos de operação já regularizou mais de 500 mil automóveis – desenvolveu uma solução muito mais simples e prática para a consulta de débitos veiculares.

O serviço permite fazer a consulta gratuita dos débitos veiculares através da Carteira Digital da Serasa e realizar os pagamentos sem precisar sair de casa. O processo é realizado totalmente on-line, de forma ágil, segura, simples e sem burocracia. É possível consultar todos os débitos do veículo apenas pela placa, sem a necessidade do Renavam.

A Carteira Digital da Serasa, além de guardar seu dinheiro e oferecer diversos benefícios para o bem-estar da sua vida financeira, também permite o pagamento à vista pelo Pix ou o parcelamento em até 12 vezes para pagamentos no cartão de crédito.

Passo a passo da consulta pela Carteira Digital

O processo de consulta e pagamento de débitos de veículos de forma tradicional pode exigir várias etapas e procedimentos diferentes. Com o aplicativo da Serasa a verificação se torna rápida e eficiente, podendo ser feita em quatro passos:

1. Download do App

Instalar o aplicativo é o primeiro passo. O aplicativo pode ser baixado na Play Store ou App Store. Após a instalação, é exigido um cadastro rápido, caso ainda não esteja registrado.

O app tem a funcionalidade de uma carteira digital, que pode guardar seu dinheiro e realizar transferências bancárias, além de permitir verificar e renegociar qualquer dívida que esteja registrada na Serasa, realizar o pagamento de contas, fazer recargas de celular e consultar quem procurou seu CPF.

2. Vá para a área de pagamentos

Após o cadastro e login no aplicativo, clique em Pagar, disponível no centro da parte inferior da tela na página inicial. Depois, selecione a opção Débitos Veiculares.

3. Insira a placa do veículo

Digite a placa, o Estado de origem do veículo e aceite os Termos de Uso para poder consultar as pendências. Se houver débitos em aberto, eles aparecerão na tela.

4. Pague os débitos ativos

É possível pagar um ou todos os débitos de uma só vez. Basta selecionar as dívidas que serão pagas. A seguir você poderá escolher a forma de pagamento, bem como as condições de parcelamento e prosseguir com o botão Pagar Agora.

Em seguida será redirecionado para a página do Zapay, onde é possível também acompanhar o protocolo do processo. Após o pagamento, a pendência terá “baixa” no Detran em até sete dias.

Simples assim. Viu como é fácil consultar débitos veiculares com a Serasa?

Agora que você já conhece o procedimento, chegou a hora de colocar em dia os seus débitos. Comece agora a utilizar a Carteira Digital da Serasa para consultar seus débitos veiculares e usufruir dos inúmeros benefícios disponíveis.