Entrar

Como consultar débitos de veículos sem sair de casa

Confira a melhor forma de consultar débitos de veículos pela internet e em poucos minutos.

Carro ao lado de montante de moedas para simbolizar os débitos de veículos

Atualizado em: 4 de Maio de 2023

Autora: Mariana Furlan


Todo proprietário deve estar atento aos pagamentos e pendências do veículo para evitar multas e impostos atrasados, que podem dificultar a rotina do motorista e até resultar no recolhimento do automóvel. É necessário, portanto, saber como consultar débitos de veículos.

Na correria do dia a dia, é comum deixar algumas contas passarem despercebidas. Por isso é importante criar um calendário dos compromissos veiculares para ter certeza de que está tudo em dia.

Como pagar débitos veiculares online?

Quais os débitos que incidem sobre os veículos?

Os débitos são os impostos e taxas que o proprietário de qualquer automóvel, como carro, moto ou caminhão, deve pagar para manter regular a situação do veículo, permitindo a circulação permanente do bem. São eles:

IPVA: o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores deve ser pago anualmente. A alíquota varia de estado para estado, e incide sobre o valor do veículo na Tabela FIPE. O débito desse imposto impede a emissão do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) atualizado.

O proprietário poderá ser penalizado se circular com esse documento vencido, o que resulta em infração gravíssima no valor de R$293,47, além de 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e remoção do veículo até a regularização. O atraso no pagamento desse compromisso pode fazer com que o nome do proprietário seja negativado e enviado aos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC ou SCPC.

Licenciamento: também é um procedimento anual e obrigatório, e é depois de pagar o licenciamento que o CRLV pode ser emitido. O documento é uma autorização para o veículo trafegar dentro das regularidades estabelecidas na legislação de trânsito. Lembre-se: licenciamento vencido pode ocasionar a remoção do veículo.

DPVAT: é o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres. O DPVAT tem a finalidade de amparar eventuais vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional com indenização em caso de morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas, independentemente do responsável pelo acidente.

É importante lembrar que o pagamento do DPVAT está suspenso desde 2021, apesar de continuar ativo para as indenizações. O governo ainda não determinou se o seguro voltará a ser pago pelos motoristas a partir de 2024.

Multas: as multas podem ser impostas ao proprietário, condutor, embarcador ou transportador do veículo que descumprir as normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro. A dívida das multas é corrigida com juros de acordo com o tempo de atraso.

Leia também | Como receber a indenização do seguro DPVAT

Como consultar os débitos do veículo

A consulta dos débitos pode ser feita pelos sites do Detran dos respectivos estados, por meio do número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), uma espécie de CPF do veículo, que pode ser encontrado no CRLV do automóvel. A pesquisa também pode ser feita no site da Secretaria da Fazenda de cada estado.

Leia também | Como leiloar seu automóvel?

Carteira Digital Serasa centraliza débitos dos veículos

Também é possível consultar todos os débitos do veículo na Carteira Digital da Serasa, uma solução muito mais simples e prática para a consulta.

A Serasa tem uma parceria com a empresa Zapay – startup especializada em débitos de veículos que já regularizou mais de 600.000 automóveis. O serviço permite fazer a consulta gratuita dos débitos veiculares e realizar os pagamentos pela Carteira Digital, de forma online. É possível consultar todos os débitos apenas pela placa do veículo, sem a necessidade do Renavam.

Uma das vantagens de fazer esses pagamentos pela Carteira Digital Serasa é poder parcelar os boletos em até 12 vezes no cartão de crédito. Isso permite aproveitar o desconto que alguns estados oferecem ao quitar o IPVA à vista, e pagar esse valor de forma parcelada.

Passo a passo da consulta pela Carteira Digital

O processo de consulta e pagamento de débitos de veículos na forma tradicional pode exigir várias etapas e procedimentos diferentes. Com o aplicativo da Serasa a verificação é rápida e eficiente, e pode ser feita em 4 passos:

  1. Download do app

    Instalar o aplicativo da Serasa é o primeiro passo. O app pode ser baixado na Play Store ou App Store. Após a instalação, é exigido um cadastro rápido, caso o usuário ainda não esteja registrado.

  2. Vá para a área de pagamentos

    Após o cadastro e login no aplicativo, clique em “Pagar”, opção disponível no centro da parte inferior da tela na página inicial. Depois, selecione “Débitos veiculares”.

  3. Insira a placa do veículo

    Digite a placa, o estado de origem do veículo e aceite os termos de uso para poder consultar as pendências. Se houver débitos em aberto, eles aparecerão na tela.

  4. Pague os débitos ativos

    É possível pagar um ou todos os débitos de uma só vez. Basta selecionar as dívidas que serão pagas. Na sequência o usuário escolhe a forma e as condições de pagamento. Depois prossegue com a opção “Pagar agora”.

    Em seguida será redirecionado para a página da Zapay, em que é possível também acompanhar o protocolo do processo. Após o pagamento, a pendência terá baixa no Detran do seu estado em até 7 dias.