Entrar

Como cursos online contribuem para a qualificação profissional

O mercado de cursos online pode contribuir com a formação de novos profissionais qualificados. Existem, inclusive, opções gratuitas. Saiba mais!

colunista Fabiana Ramos
Publicado em: 04 de agosto de 2022.

Com o mundo em constante mudança, o mercado de trabalho segue inovando e aderindo a novas tecnologias. Para conseguir boas oportunidades, é preciso se atualizar junto com essas mudanças. Os cursos online têm sido uma ótima opção para aqueles que desejam garantir uma boa capacitação no seu currículo, muitas vezes sem nem precisar sair de casa.

Nos últimos anos, principalmente com a pandemia da Covid-19, os cursos online chamaram a atenção de diversas pessoas, sendo uma alternativa flexível de formação que pode contribuir para a qualificação de novos profissionais. Além disso, o aprendizado remoto contribui para a democratização de conhecimentos capacitantes para o mercado de trabalho.

O que são os cursos online?

O curso online é oferecido por meio de determinadas plataformas digitais e disponibilizado para acesso pela internet. Esse tipo de conteúdo proporciona um processo de aprendizagem mais interativo, dinâmico e acessível para a população.

O mercado de cursos online, por muito tempo, se limitou às graduações por ensino à distância. Entretanto, como consequência do isolamento social devido à pandemia da Covid-19, esse mercado se expandiu para diversas áreas, podendo proporcionar formação em outros idiomas ou até mesmo em gestão de empresas.

O ensino remoto tem como principal vantagem poder estudar na hora e no local em que o aluno achar mais adequado. Também é possível assistir às aulas quantas vezes quiser para fixar o conteúdo. Os custos costumam ser mais baixos se comparados a um curso presencial e, muitas vezes, é possível encontrar opções gratuitos.

Dentre os diversos benefícios, outro destaque é que os cursos online têm auxiliado muitas pessoas a conseguirem emprego, aprimorar habilidades, melhorar o desempenho na escola ou no trabalho e até abrir o próprio empreendimento. Esse tipo de qualificação tem ganhado espaço no currículo dos brasileiros e está sendo bem aceito por empresas de diversas áreas.

Assista | Cursos online gratuitos - Serasa Ensina

Como funcionam os cursos online?

Por funcionarem em ambiente virtual, a maioria dos cursos não segue o mesmo padrão de ensino. Portanto, vale a pena pesquisar quais são as opções disponíveis no mercado que mais se encaixam no seu perfil de aprendizagem.

De forma geral, os cursos podem ser pagos ou gratuitos. Os cursos pagos geralmente funcionam em plataformas fechadas e com turmas específicas, já os cursos gratuitos costumam ser encontrados em plataformas abertas.

Os cursos pagos, apesar do custo, ainda podem sair mais baratos do que um as opções presenciais, com um melhor custo-benefício, já que não precisam de transporte ou materiais à parte. Esses também são uma boa opção para quem precisa fazer seus próprios horários e tem a disciplina necessária para estudar sozinho.

Os cursos gratuitos seguem a mesma linha de raciocínio, já que também dispõem de ferramentas para estudar de forma remota e em horários determinados pelo aluno. Além disso, ambas as alternativas necessitam de determinação e disciplina para a conclusão do curso.

Os cursos online geram qualificação profissional?

Sim, os cursos feitos de forma remota têm proporcionado a muitos brasileiros novas oportunidades de trabalho, através das habilidades adquiridas com esse tipo de formação.

A maioria dos cursos online apresenta soluções para problemas específicos, ensinando habilidades de determinada área de atuação. Entretanto, existem cursos de qualificação técnica e de nível superior. Ambas as opções são válidas para adquirir conhecimento profissional.

Cada curso pode trazer feedbacks diferentes. Por exemplo, cursos à distância de nível superior, como licenciaturas, bacharelados e tecnólogos, conferem ao estudante um diploma ao final do curso. Se a instituição for reconhecida pelo MEC, o diploma tem validade em todo o território nacional.

Já os demais cursos, gratuitos ou pagos, costumam oferecer um certificado de conclusão, e a aceitação desse documento varia de acordo com a vaga procurada. No entanto, muitas empresas têm considerado esse tipo de certificado ao avaliar possíveis profissionais.

Há quem pensam que cursos online não são eficazes pois não agregam no currículo. Se esse for o seu caso, procure pesquisar sobre as novas tendências do ensino à distância. Você vai se surpreender ao verificar que diversas empresas levam em consideração as certificações e os conhecimentos adquiridos no ambiente virtual!

Dicas de cursos online gratuitos e com certificado

Se você se interessou em fazer cursos online para conseguir aquela qualificação que vai te ajudar na vaga de emprego, ou para aprender a administrar e conseguir abrir o seu próprio negócio, confira abaixo algumas dicas de plataformas que disponibilizam cursos gratuitos com certificado!

Fundação Getúlio Vargas: a FGV oferece mais de 60 cursos online gratuitos e com certificado, em áreas como Administração Pública, Economia, Finanças, Educação, Humanidades e Negócios.

Udacity: a plataforma conta com cursos na área de tecnologia e web, além de possuir parcerias com empresas como o Google e Facebook.

Harvard: você não leu errado, é possível fazer cursos online e gratuitos em uma das universidades mais prestigiadas do mundo. Para quem fala inglês, as opções estão nas áreas de Tecnologia, Literatura, Meio Ambiente, Biologia e Finanças.

Fundação Bradesco: a fundação possui uma escola virtual com cursos gratuitos nas áreas de Administração, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento, Educação Básica, Pedagogia e Informática.

SEBRAE: o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas oferece cursos gratuitos com certificado em Empreendedorismo, Cooperação, Finanças, Inovação, Leis, Mercado e Vendas, Organização, Pessoas e Planejamento.

Curso Serasa e Descomplica

Se você está procurando cursos de finanças pessoais, a Serasa a Descomplica, maior plataforma de ensino online no Brasil, oferecem uma opção gratuita com três módulos inéditos sobre fraudes, crédito e sonhos de consumo, que aborda ainda outros temas como orçamento, produtos financeiros, dívidas e renda.

O curso é ministrado por influenciadores e especialistas, e as aulas podem ser assistidas online ou offline no celular, computador e tablet. Ao conclui-lo, é emitido um certificado de curso básico de finanças. Saiba mais!

Vale a pena fazer um curso online?

Em meio a centenas de opções de plataformas e cursos, atualmente, os mais procurados estão na área de Inovação, Tecnologias e Marketing Digital. É válido destacar que a capacitação de novos profissionais ajuda a aquecer a economia e diminuir o desemprego.

Além de possibilitar mais oportunidades de trabalho, obter uma capacitação também garante ao profissional cargos com maiores salários, podendo proporcionar a tão desejada estabilidade financeira. Então sim, os cursos online valem a pena!

Vale ressaltar, também, que o mercado tem procurado cada vez mais empreendedores capacitados a gerenciar o próprio negócio, fora os aplicativos que ajudam o usuário a ganhar dinheiro simplesmente compartilhando vídeos, como é o caso do Tik Tok e do Kwai.

Agora que você já sabe que é possível se qualificar profissionalmente sem precisar sair de casa, chegou a sua vez de colocar seus planos em prática! A tecnologia pode ser sua aliada no processo de ganhar renda extra trabalhando de casa.