Guia essencial para criação de sites: tudo o que precisa saber
Guia essencial para criação de sites: tudo o que precisa saberData de publicação 13 de dezembro de 20246 minutos de leitura
Publicado em: 26 de outubro de 2022
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 10 minutosTexto de: Time Serasa
A primeira via do registro geral, também conhecido como documento de identidade ou simplesmente RG, tem 10 anos de validade. Depois desse tempo há a necessidade de renovar o documento. Por isso é importante saber como tirar a segunda via do RG.
Nessa ocasião é possível acrescentar os números do CPF e até do Cartão Cidadão, o que pode facilitar na hora de uma consulta médica, por exemplo.
A segunda via da identidade é necessária também quando o RG for inválido ou quando a pessoa tiver problemas com perdas ou roubos. Em caso de roubo é importante fazer um boletim de ocorrência (BO) para obter isenção da taxa de renovação da identidade.
O que é RG?
O registro geral (RG) é um documento de identificação com número, foto e a marca digital do cidadão. No documento constam:
• nome completo;
• nome dos pais;
• data de nascimento;
• local e região de nascimento.
Para fazer o RG é necessário responder a algumas perguntas pessoais e coletar as digitais. Em seguida, os dados são armazenados nos bancos de informações de órgãos públicos.
O RG mostra que o cidadão é uma pessoa única, assim outra pessoa não terá a mesma sequência de números – nem as digitais, obviamente.
Documentos necessários para a segunda via da identidade
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Existe custo para tirar a segunda via da identidade?
Sim. É necessário pagar uma taxa no ato de renovação do documento. Esse valor varia de cada região do país.
Porém, em caso de roubo, furto ou perda do documento, basta apresentar o boletim de ocorrência (BO) para não pagar a renovação do RG.
O BO pode ser feito em qualquer delegacia ou pela internet, caso o Estado ofereça o serviço pela Polícia Civil.
Em seguida, solicite a segunda via da identidade e aguarde a emissão física.
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Em cada Estado, a segunda via da identidade é solicitada de uma maneira. A sugestão é acessar o site do governo do Estado ou da Polícia Civil e verificar se há algum menu específico para o serviço.
Alguns exemplos de Estados:
São Paulo
A segunda via da identidade no Estado de São Paulo pode ser solicitada presencialmente ou por meio do totem do Poupatempo. O Estado cobra uma taxa de R$47,96. Caso o cidadão opte por receber o documento pelos correios, terá de pagar mais R$9,09.
Nos totens de autoatendimento, a taxa cobrada pode ser paga por cartão de débito ou boleto bancário.
Em uma unidade do Poupatempo a pessoa paga a emissão do RG em dinheiro ou cartão de débito, e a taxa dos correios em dinheiro ou cartão de débito no Banco do Brasil.
Se o RG foi emitido antes de agosto de 2014, ou se precisa alterar os dados ou até mesmo solicitar a primeira via no Estado de São Paulo, a pessoa interessada no documento deverá agendar atendimento presencial.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro é possível tirar a segunda via simplificada do RG. O interessado pode fazer a solicitação no posto de atendimento. A taxa de emissão é de R$46,15. O prazo de entrega é de até sete dias úteis a partir da data do requerimento. Se a última via do RG foi impressa pelo Detran a partir do dia 5 de abril de 2019 e a data de emissão é de menos de 3 anos, dá para solicitar a segunda via pelo site do Estado.
Neste caso não há necessidade de agendamento, mas apenas seguir as dicas que separamos a seguir:
Pelo site
• Emita o boleto para o pagamento da taxa.
• Informe os dados solicitados.
• Compareça ao posto de atendimento selecionado para retirar o documento.
Pelo atendimento presencial
• Agende pelo site ou pelos telefones (21) 3460-4040, (21) 3460-4041 e (21) 3460-4042.
• Pague a taxa da segunda via.
• Compareça ao posto desejado para retirar o documento.
Santa Catarina
Para a emissão da segunda via do RG em Santa Catarina, o cidadão deverá:
• acessar o site do IGP de Santa Catarina;
• clicar em “Agendar atendimento para Carteira de Identidade”;
• escolher o município e o local desejados;
• selecionar o dia e horário desejado;
• informar os dados solicitados;
• escolher a forma de retirada do documento.
Também é importante pagar o valor da taxa de R$44,79. O prazo para a retirada do documento é de 5 a 20 dias úteis.
Há alguma novidade na nova carteira de identidade?
Desde julho de 2022, começou a ser disponibilizada a nova carteira de identidade nacional (CIN). De acordo com o Decreto nº 10.977 de 23 de fevereiro, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) passou a ser adotado no RG.
As primeiras carteiras foram emitidas nos Estados de Rio Grande do Sul, Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná. No site do Governo Federal não constam informações referentes aos demais Estados.
Além disso, os novos RGs só serão emitidos para cidadãos que estiverem com o CPF atualizado. As pessoas que não tiverem ou estiverem com informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento à distância da Receita Federal.
Mais esclarecimentos: procure informações no site da Polícia Civil do seu Estado ou no Detran.
Quer saber mais sobre a carteira de identidade? Conheça mais sobre o novo RG.
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