Navegação do blog
  1. Premium
  2. Blog
  3. Como Consultar Score Na Serasa

Como consultar o Score na Serasa

Saiba como monitorar a pontuação de crédito na Serasa de forma online.

Atualizado em: 15 de dezembro de 2023

Categoria Monitorar CPF e ScoreTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Mãos executivas agitando café verificando telefone à noite

Quem está com dificuldade de ter um cartão de crédito liberado ou financiamento aprovado pode estar com o Serasa Score baixo. O primeiro passo para melhorar a pontuação de crédito é conhecer os motivos que a levam à queda. Saiba neste artigo como consultar o Score na Serasa.

O que é o Serasa Score

O Serasa Score é uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e indica as chances de o consumidor pagar as contas em dia nos próximos 6 meses. Quanto maior a pontuação, menor o risco de inadimplência para o mercado, portanto maior a probabilidade de obter crédito.

Bancos, lojas e empresas consultam o Serasa Score do consumidor antes de conceder crédito.

Os principais critérios de cálculo do Serasa Score são: histórico de crédito e dívidas, pagamentos em dia, consultas ao CPF, tempo de relacionamento financeiro com as empresas e dados cadastrais.

Leia também I Como consultar o CPF pelo nome?

Como consultar a pontuação do CPF

Para verificar a pontuação do Serasa Score em seu CPF, é só seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o site ou aplicativo da Serasa, faça login ou cadastre-se.

    Acesse o SuperApp ou site da Serasa. Se não tiver cadastro, é só fazê-lo na hora e em poucos minutos. Caso já tenha cadastro, faça login com suas credenciais.

     

  2. Confirme sua identidade

    A Serasa pode solicitar algumas informações para confirmar sua identidade. Isso pode incluir dados pessoais e informações relacionadas ao seu histórico financeiro.

     

  3. Consulte seu Serasa Score

    Após fazer login, o Serasa Score aparecerá com destaque na tela do aplicativo, computador ou tablet.


  4. Entenda seu Serasa Score

    Além da pontuação, é possível ver os motivos que a levam para cima ou para baixo. Ter um diagnóstico completo da pontuação é o primeiro passo para corrigir ou iniciar hábitos que interferem no Score.

    Leia também I O que é a consulta feita na Serasa?

Como saber se o Score está alto

O Serasa Score é uma pontuação que varia de 0 a 1.000. Entender se a pontuação é vista como alta pelo mercado, é importante considerar as faixas de classificação:

  • ●      Score muito baixo (0 a 300): essa faixa indica maior risco de crédito. O consumidor tem grande dificuldade de obter empréstimos ou financiamentos.
  • ●      Score médio (301 a 500): Essa faixa indica considerável probabilidade de inadimplência e, consequentemente, baixa chance de obter crédito.
  • ●      Score bom (501 a 700): essa faixa indica baixa probabilidade de inadimplência e, consequentemente, boa chance de conseguir crédito. 
  • ●      Score alto (701 a 1000): essa faixa indica probabilidade muito baixa de inadimplência e, consequentemente, muito alta chance de obter crédito.

 

Cada instituição financeira pode ter os próprios critérios de avaliação de crédito, e um Score considerado alto em uma empresa pode não ser o mesmo em outra. Além disso, um Score alto não garante a aprovação de crédito, pois essa decisão é da instituição financeira, que pode considerar outros critérios, conforme políticas e regras internas. 

Para obter uma análise mais completa, é aconselhável verificar não apenas o Score, mas também o histórico de crédito, possíveis dívidas em aberto, relacionamento com a instituição financeira e outros fatores que podem influenciar a concessão de crédito. Regularizar dívidas em aberto e manter um bom histórico financeiro ao longo do tempo são maneiras de melhorar o Serasa Score.

Por que é importante acompanhar o Serasa Score

Investir em uma boa reputação financeira e saber o que pode ser feito para melhorá-la facilita muito o acesso ao crédito. Quando for, por exemplo, buscar um financiamento ou empréstimo, é possível consultar a pontuação e descobrir como melhorá-la antes de ir ao mercado em busca de crédito.

Assista | Serasa Score versão 3.0: o que muda na pontuação?

Como a Conexão Bancária pode aumentar o Serasa Score versão 3.0

A Conexão Bancária é um recurso que permite a integração e o compartilhamento de informações financeiras entre instituições e plataformas digitais. Por meio dessa conexão, é possível conhecer o histórico de transações, saldos, extratos, pagamentos e outros dados relacionados às contas bancárias de um indivíduo de forma rápida e segura.

O consumidor tem a opção de compartilhar dados financeiros adicionais com a Serasa, caso queira e dê consentimento para essa conexão. Esses dados vão se somar àqueles já considerados no cálculo do Serasa Score. 

Essas novas informações poderão melhorar a pontuação, caso sejam relevantes e positivas para o consumidor. O Serasa Score versão 3.0 pode não subir logo após o consumidor realizar a conexão, mas, mantendo a conta conectada, ele continua a ter chance de melhorar a pontuação.

É possível conectar quantas contas quiser e a instituição financeira mais utilizada agrega dados para Serasa, aumentando as chances de conseguir crédito com taxas mais acessíveis.

Conheça o Serasa Premium

Com o Serasa Premium, você recebe alertas de variação do Serasa Score igual ou maior de 15 pontos. O serviço de assinatura da Serasa monitora seu CPF e/ou CNPJ 24 horas por dia e deixa seus dados muito mais protegidos. Acesse e escolha o melhor plano para você no site: www.serasa.com.br/premium

Leia também I Conheça os planos do Premium

Quer saber mais sobre o Serasa Score?

Quer entender mais sobre a pontuação de crédito da Serasa? Preparamos o Manual do Score Serasa: o único guia oficial disponível sobre o assunto no mercado.

No manual estão descritos os hábitos financeiros que podem ajudar a melhorar sua pontuação, tudo de forma simplificada e gratuita.

serasa score

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados