Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Conexao Bancaria

Conexão Bancária: vantagens de conectar as contas na Serasa

Saiba por que é vantajoso fazer a Conexão Bancária no site da Serasa, qual o impacto no Serasa Score e como o serviço pode ajudar na busca por crédito.

Publicado em: 13 de dezembro de 2023

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Feche as mãos femininas segurando cartão de crédito e smartphone

Lançada em agosto de 2023, a Conexão Bancária é uma funcionalidade gratuita que permite que o consumidor compartilhe dados financeiros com a Serasa. Com a autorização do usuário, a Serasa passa a ter acesso a mais informações financeiras, tornando o cálculo do Serasa Score versão 3.0 mais personalizado.

Confira neste artigo as vantagens, os diferentes tipos de conexão, como fazer a Conexão Bancária na Serasa e a importância de acompanhar de perto as movimentações financeiras.

Como funciona a Conexão Bancária na Serasa

A Conexão Bancária, que só é feita após autorização do usuário, permite que a Serasa tenha acesso, em modo leitura, aos dados das contas bancárias conectadas. Estas podem ser contas correntes, contas-salário, contas de pagamento, poupança e outras.

Com a conexão, os dados que a Serasa visualiza se dividem em dois tipos:

  • ●     Dados cadastrais: informações relacionadas ao cadastro do titular da conta, como nome, CPF, número da conta, número do cartão, dados de contato etc.
  • ●     Dados transacionais: informações financeiras, como extrato, poupança, transações bancárias, pagamentos, recebimentos, produtos contratados etc.

 

Essas informações ajudam a Serasa a conhecer melhor os hábitos financeiros do consumidor. A Conexão Bancária não é uma funcionalidade obrigatória; ativá-la ou não é decisão de cada pessoa, e as contas podem ser desconectadas a qualquer momento.

Conexão Bancária: segurança dos dados

Após a autorização do usuário, a Serasa terá acesso apenas às informações em modo leitura. Isso significa que o acesso apenas permite a leitura e captura dos dados transacionais históricos e atuais. Não há permissão para qualquer tipo de operação financeira nas contas bancárias. 

Assim, a Serasa nunca solicitará a senha utilizada para fazer transações e/ou movimentações financeiras (como transferir dinheiro, realizar saques no caixa eletrônico ou autorizar outras operações, por exemplo). Portanto, nunca compartilhe essa senha com terceiros, nem mesmo com a Serasa. 

Além disso, a Serasa não coleta nem solicita outras informações que permitam realizar transações em contas e cartões de débito ou crédito, como número completo do cartão de crédito ou débito, código de segurança (CVV) e data de vencimento. 

Fique sempre alerta e desconsidere qualquer pedido de informações dessa natureza. Em caso de dúvida, entre em contato com a Serasa por meio dos canais oficiais.

Conexão de Contas de Trabalho e FGTS

Participe do estudo da Serasa que permitirá, no futuro, uma análise mais assertiva da sua situação financeira e um Score ainda mais customizado:

  • Trabalhadores autônomos podem conectar suas contas de trabalho, como Uber Driver, 99 Motoristas e iFood.

  • Trabalhadores assalariados podem incluir as Contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Vantagens de ativar a Conexão Bancária

Confira as vantagens de conectar as contas bancárias na Serasa:

  • ●     Avaliação de crédito mais precisa: a Conexão Bancária fornece informações atualizadas sobre o histórico de pagamentos, utilização de crédito e relacionamento com instituições financeiras, resultando em uma avaliação mais precisa.
  • ●     Potencial aumento da pontuação: caso as informações compartilhadas sejam positivas e relevantes, há boas chances de ocorrer um aumento na Serasa Score versão 3.0.
  • ●     A Conexão Bancária não prejudica o Serasa Score: ativar a Conexão Bancária não prejudica a pontuação de crédito, ou seja, não há risco de queda associado a essa conexão. A queda do Serasa Score pode ocorrer devido a outros fatores, como a negativação de uma dívida, por exemplo.


Assim, a Conexão Bancária traz a possibilidade de ser beneficiado com o aumento do Serasa Score. Se isso não acontecer, porém, o consumidor não será prejudicado pela conexão de suas contas bancárias.

Como fazer a Conexão Bancária

  1. Acesse o site da Serasa e faça o login com CPF e senha. Se não tiver cadastro, é só criar na hora, gratuitamente.

  2. Clique na opção “Conexão de contas”.

  3. Na tela aparecerão duas opções de conexão: de contas bancárias e contas de trabalho. Selecione a opção “Conectar ou gerenciar contas bancárias”.

  4. Selecione uma ou mais contas bancárias e insira a senha do internet banking da conta que deseja conectar. Poderá ser solicitado pelo banco um token de confirmação.

  5. Leia o termo de consentimento de conexão de conta, marque as autorizações necessárias e clique em “Conectar”.

O fornecimento do login e da senha do internet banking ocorre de forma segura, pois será feito somente após o titular acessar sua conta na Serasa pelo site, em ambiente que adota métodos de segurança que seguem os requisitos da ISO 27001, padrão de segurança internacional, adotada em diversos bancos digitais.

Qual a diferença entre a conexão de conta bancária e a conexão de conta de trabalho?

As duas funcionalidades de conexão têm algumas diferenças. A principal é que a conexão de conta de trabalho (aplicativos como Uber, 99 e iFood) ainda não influencia o Serasa Score. Confira:

  • ●     Conexão de contas de trabalho para motoristas e entregadores de app

Disponível para motoristas e entregadores de aplicativos (Uber Driver, 99 Motoristas e iFood), essa conexão permite que a plataforma do Serasa Score tenha acesso aos dados das contas de trabalho. É uma forma de a Serasa conhecer melhor o perfil financeiro do usuário, sem influência no cálculo da pontuação de crédito por enquanto. Saiba mais sobre o passo a passo, a segurança e os benefícios da conexão de contas de trabalho nesta página.

  • ●     Conexão de conta bancária

Essa funcionalidade é para todas as pessoas físicas e conecta os dados da conta bancária ao Serasa Score. Com essas informações adicionais sobre a movimentação financeira, existe a possibilidade de o Serasa Score aumentar. Saiba mais sobre o passo a passo, segurança e benefícios da Conexão Bancária nesta página.

Leia também | Manual do Score: o guia oficial da versão 3.0

Assista | Serasa Score 3.0: é seguro fazer a Conexão Bancária?

A importância de sempre acompanhar as movimentações bancárias

Um dos hábitos mais importantes para o controle financeiro é acompanhar de perto as movimentações bancárias. Esse acompanhamento é fundamental para ter um diagnóstico preciso da situação financeira atual. Para trabalhadores autônomos, que muitas vezes têm renda e gastos variáveis mês a mês, é ainda mais importante conferir de perto as informações das contas bancárias.

Confira os principais dados que devem ser acompanhados com frequência.

  • ●     Extrato bancário: verificar o extrato periodicamente (de preferência uma vez por semana) facilita o controle de gastos, receitas e saldos disponíveis. Isso ajuda também a verificar rapidamente eventuais erros, como cobranças incorretas ou duplicadas, compras suspeitas, atividades fraudulentas. Ao identificar esses erros, será preciso entrar em contato com o banco imediatamente.
  • ●     Fatura do cartão de crédito: muitas vezes a fatura do cartão de crédito chega com um valor muito maior que o esperado. Assim, para manter o controle do quanto se pode gastar com o cartão no mês, é importante verificar com frequência a fatura parcial. Além de evitar sustos, esse hábito ajuda a saber quando é necessário deixar de usar o cartão até o fechamento da fatura mensal.
  • ●     Rendimentos financeiros: para quem tem dinheiro guardado, aplicado ou investido, é importante acompanhar periodicamente os rendimentos. Assim, é possível saber se a aplicação ou investimento está valendo a pena e se há oportunidade de alocar o dinheiro de outras formas.
  • ●     Comprovantes de pagamento: saber onde estão guardados os comprovantes de pagamento também é fundamental para a organização financeira. Ao fazer um pagamento, certifique-se de que a comprovação pode ser localizada facilmente em caso de necessidade. Isso protege o consumidor de qualquer cobrança indevida ou duplicada. 

Como consultar o Serasa Score

O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa que varia de 0 a 1.000 e reflete o histórico do comportamento financeiro além das probabilidades de o consumidor honrar suas contas. 

Quanto mais alta a pontuação, maiores as chances de conseguir crédito. 

Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo: 

  • ●     Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis. 
  • ●     Faça o login.  
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela. 
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 3.78 de 5

Artigos relacionados