Extrato bancário: por que acompanhar

Mais que um simples comprovante financeiro, saiba a importância de acompanhar o extrato bancário.

Homem olha para o saldo da conta corrente

Publicado em: 23 de junho de 2023

Autora: Sara Moreira


Todas as pessoas titulares de conta bancária – conta corrente ou poupança – têm acesso a um documento bem específico: o extrato bancário.

Foi-se a época em que esse documento era apenas impresso e seu acesso era feito apenas dentro das agências bancárias. Hoje em dia, é possível conferir o extrato bancário online, por meio do aplicativo da instituição financeira.

No entanto, com a digitalização, será que esse documento continua sendo importante? A resposta é sim.

Neste artigo, vamos entender qual é a importância de sempre conferir o extrato bancário, cuja rotina deve fazer parte do orçamento financeiro.

Vamos lá!

O que é extrato bancário?

Extrato bancário é um documento fornecido por um banco ou instituição financeira. Ele apresenta informações detalhadas sobre as transações financeiras de uma conta bancária em um determinado período.

Existem 3 tipos de extrato bancário:

  • ●      Extrato bancário comum: é o mais usado e permite ao cliente conferir todas as movimentações financeiras, filtrando por período.
  • ●      Extrato bancário mensal consolidado: é um extrato que traz todas as movimentações em determinado mês. Geralmente ele é útil como comprovante de renda, sendo solicitado na hora da análise de crédito para empréstimos e financiamentos.
  • ●      Extrato bancário anual consolidado: é um documento que apresenta todas as movimentações financeiras no ano fiscal. Ele é importante para a declaração de Imposto de Renda, pois é solicitado pela Receita Federal.
Mulher que verific a indicação da conta de seu investimento digital em seu telefone móvel

Quais informações aparecem no extrato bancário?

As informações contidas no extrato bancário podem variar entre bancos e instituições financeiras.

Porém, de modo geral, o documento pode reunir os seguintes dados:

  • ●      Informações da conta: isso inclui o nome do titular da conta, número da conta bancária, tipo de conta (corrente, poupança etc.) e informações de contato, como endereço e número de telefone.
  • ●      Período do extrato: o extrato normalmente indica o período abrangido pelas transações listadas. Pode ser mensal, quinzenal, semestral ou outro intervalo definido.
  • ●      Saldo inicial e final: o documento geralmente apresenta o saldo inicial da conta no início do período e o saldo final no final do período. Essas informações ajudam a acompanhar a variação do saldo ao longo do tempo.
  • ●      Detalhes das transações: o extrato bancário lista as transações ocorridas durante o período, incluindo depósitos, saques, transferências, pagamentos, juros, tarifas e outros tipos de transações.
  • ●      Saldo disponível: além do saldo inicial e final, o extrato pode apresentar o saldo disponível em determinado momento. Esse valor indica quanto dinheiro o cliente pode usar em sua conta no momento em que o extrato foi gerado, levando em consideração as transações pendentes ou em processamento.
  • ●      Informações adicionais: dependendo do banco, o extrato pode incluir informações adicionais, como o limite de crédito (no caso de cartões de crédito), detalhes sobre investimentos ou empréstimos, taxas de câmbio (para contas em moeda estrangeira) e outras informações relevantes.

 

Leia também | Saiba como entender as siglas que aparecem nos extratos bancários

Assista | Novidade: Extrato Serasa! O que é e como funciona?

Quais informações aparecem no extrato bancário? Por que é importante acompanhar o extrato bancário?

O extrato bancário não é um documento qualquer; afinal, ele reúne informações financeiras importantes sobre a movimentação de dinheiro de contas bancárias.

Por isso, eis alguns motivos que explicam a importância de conferir o extrato bancário frequentemente:

  1. Para ter um melhor controle financeiro

    O extrato bancário permite o acompanhamento das transações financeiras, facilitando o controle de gastos, receitas e saldos. Isso ajuda a manter uma visão clara do dinheiro e a tomar decisões financeiras mais informadas.


  2. Para detectar erros

    Ao revisar o extrato bancário regularmente, a pessoa (ou empresa) pode identificar erros ou discrepâncias nas transações. Exemplos: cobranças incorretas, duplicações de transações ou até mesmo atividades fraudulentas na conta. Ao identificar esses erros, será preciso entrar em contato com o banco imediatamente.


  3. Para uma maior segurança financeira

    Ao identificar atividades suspeitas ou não autorizadas na conta, é possível tomar medidas imediatas, como bloquear o cartão ou notificar o banco sobre possíveis fraudes. Isso ajuda a proteger o dinheiro e evitar problemas futuros.


  4. Para auxiliar no planejamento financeiro

    O extrato bancário ajuda a entender os padrões de gastos, identificar áreas em que é possível economizar e estabelecer metas financeiras realistas.

    Além disso, ao acompanhar as transações, a pessoa pode analisar os hábitos de consumo e fazer ajustes para atingir os objetivos financeiros de longo prazo.


  5. Para comprovar transações

    O extrato bancário serve como comprovante de transações realizadas. Ele fornece um registro oficial das atividades da conta, que pode ser usado para fins contábeis, declaração de impostos, auditorias, como comprovante de renda ou para resolver disputas relacionadas a pagamentos ou transações.

     

    Leia também | Conta digital para menor de idade: aprendizado financeiro para jovens

Como ter acesso ao extrato bancário?

Cada banco ou instituição financeira pode ter procedimentos específicos para acessar o extrato bancário.

Em geral, é possível acessar o documento pelos seguintes canais:

  • ●      internet banking (site oficial do banco ou instituição financeira);
  • ●      aplicativo móvel;
  • ●      caixas eletrônicos;
  • ●      agência bancária;
  • ●      central de atendimento telefônico do banco.

 

Na dúvida sobre como acessar o extrato bancário da sua conta, fale diretamente com o banco.

É importante tomar cuidado com golpes de pessoas que prometem ajudar e acabam pedindo dados pessoais (como nome, CPF, número da conta e senha de acesso) para acessar o seu extrato. Não peça ajuda de estranhos – fale sempre com um funcionário do banco, ok? 

Leia também | Perdi meu cartão e usaram a aproximação: e agora?

Serasa Score: acompanhe sua pontuação de crédito para melhorar a saúde financeira

O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa que vai de 0 a 1000 e indica as chances de o consumidor pagar as contas em dia. Quanto mais alta a pontuação, maior a probabilidade de conseguir crédito.

Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo:

  • ●      Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site.
  • ●      Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●      Faça o login.
  • ●      Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.
serasa score