Navegação do blog
  1. Limpa Nome Online
  2. Blog
  3. O Que E Negativado Entenda Por Que O Nome Fica Sujo

Entenda o que é negativado e como resolver a situação

Uma negativação pode ser um obstáculo para a paz financeira. Entenda como isso pode acontecer e o que pode ser feito para resolver.

Atualizado em: 16 de abril de 2024

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Jovem estressada calculando despesas mensais de casa, impostos, saldo de contas bancárias e pagamento de contas de cartão de crédito, Renda não é suficiente para despesas

Uma pessoa encontrou o apartamento dos sonhos, entrou em contato com o banco, mas não conseguiu financiar o imóvel. Outra se sentiu motivada para começar um novo negócio, mas não conseguiu o empréstimo necessário com o banco. Outra precisou de um cartão de crédito novo, mas teve o pedido reprovado. Em todas essas situações a restrição de crédito atrapalhou os planos. Neste artigo entenda o que é negativado, como isso acontece e quais as consequências de ter restrição no CPF.

Assista | Nome protestado: saiba as consequências

Entenda o que é negativado

Apesar de ser uma expressão conhecida, nem todo mundo sabe o que é estar negativado. Trata-se, na verdade, de termo que se utiliza para definir o consumidor que tem uma dívida pendente e, por conta disso, teve o nome inscrito no cadastro de inadimplentes da Serasa ou de outros órgãos de proteção ao crédito. É o popular “nome sujo”, ou “nome sujo na praça”, termos comuns mas que não são nada amigáveis.

A negativação não acontece automaticamente a partir da existência de uma dívida, mas quando a empresa credora tem a iniciativa de registrá-la em órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa.

Além disso, ninguém é surpreendido com a negativação de seu nome. Antes de acontecer, essas mesmas empresas enviam avisos ao consumidor, comunicando a situação e alertando sobre os riscos de restrição caso a pendência não seja paga ou negociada. O envio desses avisos é obrigatório. 

Leia também | O que é negativado: entenda por que o nome fica sujo e como solucionar

O que acontece quando o nome fica negativado

Para negativar o nome de uma pessoa, a empresa comunica os órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa.

  • Após a negativação, a vida financeira é prejudicada, pois:
  • ●     a pontuação de crédito pode cair, diminuindo drasticamente a possibilidade de obter crédito novamente, na forma de cartão, empréstimo ou financiamento, por exemplo;
  • ●     empresas de serviços, como imobiliárias, podem reprovar um pedido de contratação devido à negativação;
  • ●     a cobrança da dívida pode evoluir para protesto em cartório ou até mesmo ação judicial.

 

Leia também | Negativação: descobri que estou com o nome sujo, e agora?

O que negativação tem a ver com dívida protestada?

Negativar o nome é diferente de protestar, embora as duas coisas estejam relacionadas a dívidas e contas não pagas.

No protesto, os representantes da empresa registram a dívida em cartório. antes que isso aconteça, porém, o consumidor terá novamente a chance de pagar a dívida e evitar as restrições em seu nome. Desta vez, no entanto, é o próprio cartório que emite a intimação.

Leia também | Protesto em cartório: o que é e o que fazer nessa situação

Quanto tempo o nome pode permanecer negativado?

Existe um prazo máximo para manter uma pessoa negativada: cinco anos. Depois desse período, o nome é excluído dos órgãos de proteção ao crédito, deixando de constar na lista de inadimplentes. Mas isso não significa que a dívida desaparece. Ela continua existindo para o credor, e a empresa pode continuar fazendo as cobranças de foram extrajudicial.

Leia também | Dívida caduca: entenda como funciona

Leia também | Está com seu nome no cartório?

Como saber se meu nome foi negativado e como resolver essa situação

Para conferir se há pendências no CPF, é possível fazer uma consulta online pelo próprio site ou aplicativo da Serasa.

  • ● Acesse o site ou aplicativo da Serasa.
  • ● Faça o login com CPF e senha. Caso não tenha cadastro, é só fazer na hora, de forma gratuita.
  • ● Clique em “Meu CPF”.

 

Por meio dessa consulta, você consegue verificar quais credores solicitaram a negativação do nome e o valor da dívida negativada. Se isso se confirmar, é importante entrar em contato com a empresa para tentar resolver a situação. Muitos credores costumam estar dispostos a negociar o valor devido e oferecer condições viáveis de pagamento. Mesmo o pagamento parcelado já é suficiente para tirar a negativação da dívida, após o pagamento da primeira parcela.

Renegocie dívidas com ajuda da Serasa


O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.  

Para negociar online:  

  • ●     Acesse o Serasa Limpa Nome ou o aplicativo e informe seu CPF e senha.  
  • ●     Confira sua dívida na tela e clique em Negociar.   
  • ●     Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou boleto, por exemplo) e o número de parcelas (caso opte pelo parcelamento).   
  • ●     Confirme as condições escolhidas e pronto!   
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados