Navegação do blog
  1. Limpa Nome Online
  2. Blog
  3. Negativacao Descobri Que Estou Com O Nome Sujo E Agora

Negativação: estou com o "nome sujo": e agora?

Entenda o que é negativação, por que ela é diferente de endividamento e o que fazer para sair dessa situação.

Atualizado em: 25 de março de 2024

Categoria Negociar dívidaTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

O arquiteto toma notas sobre o projeto e, em seguida, as insere no laptop para manter um registro digital do processo de design.

A negativação faz parte da realidade de grande parte da população brasileira. De acordo com o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas do Brasil, em fevereiro de 2024 mais de 72 milhões de pessoas estavam em situação de inadimplência no país.

A inadimplência pode levar à negativação – o que também é chamado de “nome sujo na praça”. Essa expressão surgiu do hábito de antigos comerciantes que se reuniam em praças públicas para trocar informações sobre os clientes. Apesar de ainda ser popular no Brasil, ela não é amigável. O mais adequado é dizer que, ao ter uma "dívida negativada", o consumidor tem uma dívida em seu nome inscrita no cadastro de inadimplentes.

Entenda como ocorre a negativação e de que forma sair dela.

Assista | O ciclo da dívida

Diferença entre negativação e endividamento

No dia a dia, as palavras negativação e endividamento são usadas como sinônimos, mas há uma diferença no significado desses conceitos. Uma pessoa é considerada endividada quando tem dívidas para pagar (como uma parcela ou uma prestação), ainda que os pagamentos estejam sendo feitos rigorosamente em dia.

Por outro lado, um consumidor com contas em atraso e que teve o nome inscrito em um cadastro de inadimplentes está negativado. A negativação é a inclusão do CPF em uma base de dados de restrição ao crédito, como a da Serasa, e esse pedido é feito pela empresa para a qual o consumidor está devendo.

Como o consumidor fica sabendo da negativação?

Antes de ter o nome inscrito na lista de inadimplentes, o consumidor precisa receber um comunicado do órgão de proteção ao crédito. Porém, muitas vezes, seja por mudança de endereço, telefone ou qualquer outra alteração no cadastro, o devedor não é encontrado e essa notificação nem sempre é recebida. Nesses casos, a pessoa pode ter o CPF negativado sem saber.

Às vezes, a descoberta da restrição do nome ocorre ao fazer uma compra, buscar crédito ou simular um financiamento. Isso pode acontecer porque qualquer empresa tem a possibilidade de consultar as bases de dados dos serviços de proteção ao crédito para checar o histórico financeiro dos clientes.

Para conhecer a situação de seu CPF, é possível fazer uma consulta rápida e gratuita no site ou aplicativo da Serasa. Basta fazer um cadastro e entrar na área logada com seu CPF e senha.

Leia também | Como saber se meu nome está negativado?

Descobri a negativação. E agora?

Existem duas consequências principais para a pessoa que está com o nome negativado:

  1. Diminuição do Score

    O Serasa Score é a pontuação de crédito calculada com base no histórico e no momento financeiro do consumidor, que vai de 0 a 1.000. Ela indica para o mercado quais são as chances de uma pessoa pagar as contas em dia nos próximos meses. Quanto maior o Score, melhor é a reputação no mercado de crédito.

    O registro de dívidas tem um peso nesse cálculo e afeta negativamente o Score. Afinal, ter contas em atraso não combina com um perfil de bom de pagador.


  2. Restrição ao crédito

    A segunda consequência está diretamente relacionada à primeira: se o Score está baixo, dificilmente um consumidor conseguirá crédito no mercado (obter um financiamento, tomar um empréstimo, conseguir um cartão de crédito ou parcelar uma compra). Se conseguir, os acordos podem ter taxas de juros mais elevadas que o normal.

    Leia também | Qual Score é bom para financiamento?

Fui negativado indevidamente. O que fazer?

Se a negativação for indevida, por falta de reconhecimento ou discordância da dívida, é preciso entrar em contato com a empresa que pediu a inclusão do seu nome para solucionar o problema.

Leia também | Negativação indevida: como agir

Quanto tempo leva para sair da negativação?

Não é necessário quitar todo o valor para que o nome do consumidor seja excluído dos cadastros de proteção ao crédito – se não houver outras dívidas. Depois de feito o acordo com a empresa detentora da dívida, basta fazer o pagamento da primeira parcela para que a empresa, em até cinco dias úteis, solicite a exclusão das restrições ao CPF. Esse mesmo prazo vale para os casos em que a dívida é paga à vista.

No entanto, é fundamental pagar o acordo até o final. Do contrário, o consumidor poderá sofrer uma nova negativação.

O Serasa Limpa Nome ajuda a sair da negativação

Ao saber da inscrição em um cadastro de inadimplência, é hora de entender qual o saldo devedor atual, a taxa de juros que está sendo aplicada e há quanto tempo a conta está em atraso. Sair da negativação precisa ser uma prioridade da vida financeira. Ao fazer isso, a dívida para de crescer e o acesso ao crédito é recuperado aos poucos.

Uma das formas de renegociar dívidas de forma ágil é pelo Serasa Limpa Nome, a maior plataforma de negociações de dívidas do país. A Serasa tem parceria com centenas de empresas e faz a intermediação entre elas e os consumidores.

Pelo Serasa Limpa Nome você pode conseguir até 90% de desconto para quitar os débitos, no Pix ou boleto, com opções de parcelamento. O serviço é gratuito e pode ser feito em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app, WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.  

Siga o passo a passo:   

  • ●     Acesse o Serasa Limpa Nome ou o app (iOS e Android) e informe seu CPF e senha. 
  • ●     Confira sua dívida na tela e clique em Negociar.
  • ●     Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou boleto, por exemplo) e o número de parcelas (caso opte pelo parcelamento).  
  • ●     Confirme as condições escolhidas e pronto!
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados