Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Calculo Score

Entenda como é feito o cálculo do Score

Para a pontuação de crédito, a Serasa considera fatores como histórico de pagamentos e pendências no CPF.

Publicado em: 19 de dezembro de 2023

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Mulher, mãos e telefone à noite para comunicação, redes sociais ou navegação na cidade. Closeup de uma pessoa ou funcionária trabalhando até tarde no aplicativo móvel do smartphone para bate-papo on-line ou mensagens de texto

Para compreender como é feito o cálculo do Score, é importante conhecer os fatores considerados pela Serasa para chegar à pontuação de crédito. O cálculo leva em conta quatro itens a respeito da vida financeira do consumidor, e cada um tem um peso diferente.

Entenda como essa pontuação é calculada.

Assista | Como é calculado o Score da Serasa

O que é o Serasa Score

O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa. Ela varia de 0 a 1.000 e indica as chances de o consumidor pagar as contas em dia nos próximos meses. Essa é uma forma de o mercado conhecer melhor o perfil financeiro dos clientes e ter mais segurança para liberar crédito.

É como acontece na vida pessoal: é muito mais seguro emprestar dinheiro a alguém que costuma cumprir com seus compromissos e que tem capacidade financeira para assumir uma nova dívida.

Leia também | O guia oficial do Score Serasa 3.0

Como é feito o cálculo do Serasa Score

Para chegar a esse valor de 0 a 1.000 para cada consumidor que tenha um CPF e seja economicamente ativo, o cálculo é feito por inteligência artificial a partir de modelos estatísticos baseados em dados.

Ou seja: a pontuação não é uma avaliação pessoal. Ela reflete um momento financeiro de uma pessoa e muda conforme os hábitos e decisões do consumidor. A pontuação leva em conta quatro fatores, com pesos diferentes. Conheça cada um: 

FatorPesoO que considera
Compromisso com o crédito55% O fator de maior peso leva em conta as informações do Cadastro Positivo. É o histórico de pagamentos de contratos de crédito como serviços de telefonia, empréstimos ou faturas do cartão.
Registro de dívidas e pendências 33% Considera se há alguma pendência no CPF, como negativações, protestos, cheques sem fundo e ações judiciais.
Consulta de empresas ao CPF 6%As consultas feitas pelas empresas para conhecer o histórico do consumidor ficam registradas. Muitas delas são interpretadas pelo mercado como necessidade urgente de crédito.
Evolução financeira6%É o histórico de crédito construído com o mercado ao longo dos anos.

Ativação da Conexão Bancária: um extra no cálculo

Ativar a funcionalidade Conexão Bancária no site da Serasa também pode influenciar de forma positiva a pontuação. Essa função permite que os usuários tenham uma participação mais ativa na construção do Serasa Score e que o cálculo fique ainda mais assertivo.

Quando o usuário dá consentimento à conexão, dados financeiros como extrato e movimentações bancárias se somam aos itens que dão forma à pontuação. Se essas informações forem relevantes e positivas, poderão melhorar o Score ao longo do tempo.

A Conexão Bancária funciona como um dado extra para aumentar a pontuação. Ela não faz parte dos fatores que estão na base do cálculo – por isso nenhum usuário será prejudicado se não ativá-la. Entretanto, quem faz uma gestão responsável do próprio dinheiro tem chances de ver o Score melhorar ao liberar a funcionalidade.

A Conexão Bancária nunca reduzirá a pontuação: ela melhora ou apenas mantém o Score.

Leia também | Como ativar a Conexão Bancária do Serasa Score 3.0

O que é uma boa pontuação no Score?

A pontuação de 0 a 1.000 do Serasa Score tem quatro faixas de classificação: muito baixo, baixo, bom e excelente, que se referem às possibilidades de conseguir crédito. A pontuação que se enquadra dentro do “bom” vai de 501 a 700 pontos.

O Score, porém, é apenas uma das informações utilizadas pelo mercado na análise de crédito. Cada empresa tem seus próprios critérios para liberar crédito, de acordo com as políticas internas. Pode ser que algumas instituições exijam Score excelente para fechar negócios, e outras flexibilizem oportunidades mesmo para clientes com Score baixo.

É possível afirmar que, quanto mais alto, maiores as chances de obter crédito. Conheça todas as pontuações:

PontuaçãoClassificaçãoO que indica
0 a 300 Muito baixo Chance muito baixa de obter crédito
301 a 500 Baixo Chance baixa de obter crédito
501 a 700 Bom Boa chance de conseguir crédito
701 a 1000ExcelenteChance muito alta de conseguir crédito

Existe faixa de Score por idade?

Não existe uma faixa de Score por idade. Como vimos acima, os fatores não levam em conta a faixa etária. Um consumidor jovem que paga as contas em dia pode ter um Score maior que uma pessoa mais velha com dificuldade em cumprir com os compromissos financeiros.

O que existe, sim, é uma tendência de acordo com a idade. Isso porque um dos fatores é justamente o tempo de relacionamento com o mercado. Por conta desse item, é comum que aos 18 anos os jovens tenham o Score mais baixo, mesmo sem ter dívidas. Isso porque eles ainda estão construindo um histórico de crédito.

Leia também | Como aumentar o Score com 18 anos

Como consultar o Serasa Score

Toda pessoa que tem um CPF pode acessar seu Score gratuitamente. Esse tipo de consulta, feita pelo usuário no site ou aplicativo da Serasa, não tem efeito no Serasa Score e pode ser acessada quantas vezes for necessário.

Conferir com frequência a pontuação é um bom hábito. O Score é um espelho da situação financeira no momento, e o próprio site indica os comportamentos que estão impedindo um melhor desempenho.

Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo:

  • ●     Baixe o app da Serasa (iOS e Android) ou acesse o site.
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados