Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Qual Score E Bom Para Financiamento

Qual Score é bom para financiamento?

Entenda como funciona a pontuação de crédito e qual é boa para conseguir financiar imóveis e carros.

Atualizado em: 29 de novembro de 2023

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 10 minutos

Texto de: Time Serasa

Um telefone celular com a logo da empresa brasileira Serasa e um cofrinho sobre um sofá azul. Consulta, inadimplência, consumidor, dívida vencida, nome sujo, negativado, limpar o nome.

A conquista de casa e carro próprios está no topo da lista dos sonhos dos brasileiros. Para que isso se torne realidade, a maioria recorre ao financiamento. A aprovação, no entanto, pode depender de alguns requisitos, e a pontuação de crédito é um dos fatores relevantes nessa avaliação. Assim, é possível definir qual Score é bom para financiamento? 

Entenda como a pontuação de crédito pode influenciar na obtenção de um bem de alto valor.

Assista | Como é calculado o Score da Serasa

O que é o Serasa Score

O Serasa Score é uma pontuação de crédito que varia de 0 a 1.000 e traz quatro faixas de classificação, que indicam maior ou menor probabilidade de concessão de crédito. Para o mercado, ele é uma forma conhecer o perfil do cliente e quais as chances de ele cumprir com os compromissos financeiros nos próximos meses.

Leia também | Manual Score da Serasa: o guia oficial

Qual Score é bom para financiamento?

O financiamento é uma modalidade de crédito de alto valor e bastante concorrida entre os brasileiros. Segundo dados do Cadastro Positivo da Serasa, o uso de financiamento imobiliário no país chegou a 7,6% até setembro de 2020. O de automóveis foi de 9,6%.

Levando em consideração a média de preços dos imóveis e a renda média do brasileiro, é a melhor forma de comprar um imóvel próprio.

Mas, afinal, que Score é preciso ter para conseguir um financiamento com facilidade? Não existe uma resposta exata para essa dúvida, pois isso vai depender da instituição financiadora. Cada empresa tem formas diferentes de fazer sua própria análise de risco de crédito.

Porém é fato que, quanto mais alto o Score, maior a chance de ter um financiamento aprovado. A partir de 701 pontos, por exemplo, a pontuação é considerada excelente e representa chances muito altas de ter crédito liberado.

Leia também | Três diferenças entre financiamento e empréstimo

Quanto precisa de Score para financiar um veículo?

Para qualquer tipo de financiamento, de maior ou menor valor, os melhores pagadores sempre saem na frente no mercado de crédito. Na hora de aprovar um financiamento de veículo, por exemplo, os bancos vão priorizar quem tem mais chances de pagar em dia.

Assim como ocorre com o financiamento de imóvel, para liberar o parcelamento de um veículo cada banco ou instituição financeira utiliza métricas próprias para a aprovação de crédito. A maioria vai ter o Serasa Score como parâmetro, mas a nota mínima que vão exigir para aprovação do financiamento não vai ser a mesma.

Funciona de forma semelhante para qualquer linha de crédito: Score alto, maior chance de aprovação. Para um financiamento de automóvel, por exemplo, pode ser que a nota exigida seja maior que para a obtenção de um cartão de crédito. Isso porque o risco de inadimplência pode ser maior.

O que sabemos é que é preciso ter boas práticas de pagamento no histórico financeiro. Além disso, a aprovação vai depender também dos rendimentos mensais. Não adianta ter um Score alto se o financiamento vai comprometer demais a renda.

É possível financiar um veículo com Score baixo?

Como cada empresa terá suas regras de liberação de crédito, é possível que um cliente com Score baixo, mas que preencha outros requisitos, consiga financiar um veículo. Entretanto é importante lembrar: quanto menor a pontuação, menores as chances de obter crédito.

Leia também | Como aumentar Score para financiamento: oito dicas práticas

Score 500 é bom?

Para saber qual Serasa Score é bom, o ideal é considerar as faixas classificação. Nesse critério, uma pontuação é boa partir de 501 pontos. Até 500 ela é considerada muito baixa ou baixa.

Não existe uma “tabela de Score” para financiamento especificamente, mas pelas classificações é possível compreender quais faixas de pontuação têm mais probabilidade de ter crédito aprovado:

PontuaçãoClassificaçãoO que significa
0 a 300 Muito baixo Chance muito baixa de obter crédito
301 a 500 Baixo Chance baixa de obter crédito
501 a 700 Bom Boa chance de conseguir crédito
701 a 1000ExcelenteChance muito alta de conseguir crédito

Como saber se meu nome aprova financiamento?

A liberação final de um financiamento é sempre uma decisão da empresa financiadora. Entretanto, com algumas informações sobre sua vida financeira é possível saber se há chances de aprovação.

O primeiro passo é consultar o seu CPF no site ou app da Serasa para conferir se há alguma dívida no seu nome. Estar inscrito em um cadastro de inadimplência dificulta muito a aprovação desse tipo de crédito.

Se estiver sem dívidas, verifique o Serasa Score. Se a pontuação estiver nas faixas de classificação boa ou excelente, as chances de ter o financiamento aprovado são muito boas.

Para ter certeza sobre a aprovação, é preciso solicitar uma simulação para uma financiadora.

Como consultar o Serasa Score

Toda pessoa com um CPF tem acesso ao seu próprio Serasa Score de forma gratuita. Basta criar um login na plataforma da Serasa. O acompanhamento do Score permite que o usuário tenha mais consciência sobre o seu próprio perfil financeiro e descubra quais fatores estão prejudicando a pontuação.

Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo:

  • ●     Baixe o app da Serasa (iOS e Android) ou acesse o site.
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar
Média de avaliação: 4.34 de 5

Artigos relacionados