Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. Dia Das Maes

Dia das Mães: qual a origem da data e dicas para presentear

Entenda como surgiu o Dia das Mães e como a comemoração chegou ao Brasil. Veja maneiras de se planejar para a compra de presentes.

Atualizado em: 29 de abril de 2025

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 11 minutos

Texto de: Time Serasa

O Dia das Mães é uma data comemorativa importante no Brasil e no mundo. É um momento fixado por diferentes países e culturas para celebrar a figura materna, mas a escolha tem motivos históricos e comerciais também.

Independentemente da origem, essa data especial garante espaço para demonstrações de afeto às mães, seja através de ideias de presentes ou de experiências e momentos juntos. Para ajudar você, este artigo elenca dicas para celebrar a data com planejamento econômico, além de informações históricas sobre a sua criação.

Assista | Empreendedorismo Feminino: 5 dicas pra começar

Quando o Dia das Mães é celebrado?

No Brasil, e em muitos países, é sempre no segundo domingo de maio. Em 2025, o Dia das Mães será no dia 11 de maio.

Quando surgiu o Dia das Mães?

O Dia das Mães é uma das datas mais comemoradas atualmente. Entenda suas origens e como ela passou a ser celebrada em maio no Brasil e em boa parte do mundo.

Origem do Dia das Mães

As celebrações em torno de figuras maternas são parte da história e podem ter origem em diferentes civilizações. Alguns apontam que as mães começaram a ser exaltadas na Grécia e em Roma, mas, segundo a The American University in Cairo, a tradição teve início no Egito.

Isso porque os antigos egípcios realizavam um festival anual em homenagem a Ísis, uma das deusas mais populares e duradouras do Egito antigo. Para eles, a deusa representava a figura da mãe e da esposa ideal e era a padroeira da natureza e da magia.

Como o Dia das Mães começou a ser celebrado em maio

Hoje, o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo do mês de maio no Brasil e em grande parte dos países do mundo.

Apesar de existirem relatos de diferentes fontes reivindicando a criação do Dia das Mães, a principal responsável teria sido a norte-americana Anna Maria Jarvis. Ela teria promovido a celebração no segundo domingo de maio para homenagear sua mãe, e a partir daí a data se popularizou nos Estados Unidos e no mundo.

No Brasil, historiadores apontam a oficialização do Dia das Mães como fruto do Decreto nº 21.366, assinado em 1932 pelo então presidente Getúlio Vargas. Segundo texto da Câmara dos Deputados, a data teria sido influenciada pelo crescimento do movimento feminista brasileiro.

Naquela mesma época, o movimento havia conquistado o direito ao voto para as mulheres. Esse direito também foi reconhecido em 1932.

A evolução do Dia das Mães: de comemoração íntima a grande data comercial

Com a definição da data no Brasil e em países como Estados Unidos, aos poucos a celebração realizada por famílias e instituições ligadas à família e a religiões, passou também a ser relevante para o comércio.

O Dia das Mães é considerada uma das principais datas comemorativas para o comércio brasileiro, ficando atrás apenas do Natal. Em maio de 2024, por exemplo, as vendas no país cresceram 1,2% em relação ao mês anterior e até 8,1% em relação a maio de 2023. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

  • Entre os setores com maior aumento de vendas no mês do Dia das Mães de 2024 estão:

  • ●      artigos de uso pessoal e doméstico;
  • ●      produtos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria;
  • ●      hiper, supermercados, produtos alimentícios;
  • ●      tecidos, vestuário e calçados.

Como planejar os gastos para o Dia das Mães sem comprometer o orçamento

Presentar pode ser um desafio, na tentativa de escolher algo que agrade às mães e caiba no bolso de cada um. Por isso, confira dicas práticas para organizar o orçamento e evitar gastos excessivos com o Dia das Mães:

  1. Tenha um orçamento definido para controlar as finanças pessoais;

  2. Estabeleça um teto para o presente, para celebrar sem gastar além das suas possibilidades;

  3. Procure opções com valores dentro do seu orçamento;

  4. Faça uma lista elencando as opções reunidas;

  5. Analise as opções mais interessantes de acordo com o gosto pessoal da sua mãe;

  6. Escolha aquela que tiver também as melhores condições de pagamento. Leve em consideração ainda os métodos de pagamento disponíveis (cartão, Pix, boleto), a possibilidade de parcelar a compra e os juros, caso parcele.

Como economizar no Dia das Mães sem perder a qualidade na comemoração

Além de ter um planejamento pessoal, é interessante aproveitar oportunidades de economia que a própria data comemorativa oferece. Nas estratégias para economizar, inclua promoções e descontos, sem comprometer a qualidade da celebração.

  • Para isso:

  • ●      Comece a pesquisar os presentes com antecedência: assim, você saberá quais promoções realmente oferecem descontos e quais são as que apenas subiram o preço do item para depois oferecer falsos preços baixos.
  • ●      Crie uma tabela ou documento para registrar os preços: isso vai ajudar a não esquecer quanto o item custava antes da promoção. Também facilitará comparar valores entre concorrentes.
  • ●      Inscreva-se em e-mail marketing: acompanhe as marcas que mais tiver interesse e se inscreva em e-mails marketing e outras formas de comunicação. Assim, sempre que surgir uma promoção nova, a empresa conseguirá enviar essa informação diretamente para você, sem depender da entrega das redes sociais.
  • ●      Pergunte por cupons: se não encontrar um cupom ou promoção no site, ou se estiver na loja física, pergunte por descontos relacionados à data. Pode ser que você descubra alguma forma de economizar que não saberia caso deixasse de perguntar.
  • ●      Compre em um mesmo local: se você e seus amigos tiverem intenções de compras parecidas, considere reunir mais pessoas para comprar juntos. Isso pode ajudar a economizar no frete e, quem sabe, ter um desconto maior pelo volume da compra.
  • ●      Considere experiências mais do que presentes: se estiver em um momento de dificuldades financeiras, tenha em mente ideias de presentes de Dia das Mães econômicos e criativos, ou até mesmo dedicar um dia para viver experiências com a sua mãe, sem necessariamente gastar com isso. Estar junto é uma das melhores formas de celebrar.

5 dicas maternas para o seu bolso

  1. Mãe só tem uma… e nome também!

    Cuide bem do seu nome como sua mãe sempre cuidou de você. Faça a consulta gratuita no site da Serasa para saber se existe dívida no CPF e, caso tenha, veja como limpar seu nome.

    Fique atento também ao seu Serasa Score. Siga as nossas dicas para sua pontuação crescer forte e saudável e, no futuro, ajudar você a conseguir crédito.


  2. Quem não chora, não mama

    Isso serve tanto para descontos nas compras e no pagamento de dívidas quanto nas comparações de crédito. Se você não pechinchar, pode acabar pagando mais caro em tudo e vai perder dinheiro.

    Para não correr esse risco, nesse Dia das Mães peça desconto, negocie e barganhe. Se o problema é dívida, negocie e peça uma redução para o pagamento à vista.

    Quem está em busca de crédito (empréstimo ou cartão), pode contar com a ajuda do Serasa Crédito. Com a ferramenta, você avalia grátis várias ofertas e escolhe a melhor para o seu bolso.


  3. Em coração de mãe sempre cabe mais um

    Atenção! Essa máxima não vale para as contas. Fique de olho no seu orçamento para saber se o seu bolso aguenta tudo o que você tem para pagar. O amor de mãe pode até ser ilimitado, mas tanto o seu cartão quanto o seu salário têm limite. Para auxiliar na organização das contas, uma dica é usar planilhas como a Tabela Financeira da Serasa, que te ajuda a controlar os gastos para terminar o mês no azul.


  4. Arrume seu quarto agora!

    Qual mãe não reclama com os filhos sobre a desordem do quarto? Se as suas finanças parecem seu quarto – como se um furacão tivesse acabado de passar –, o primeiro passo é organizá-las.

    Siga o que a sua mãe diz: arrume já! Só com organização a sua vida financeira vai ficar tranquila. E não invente desculpas. Além da planilha que você pode baixar, existem aplicativos para ajudar a controlar o orçamento.


  5. Só não esquece a cabeça porque está grudada no pescoço

    Se essa é uma frase comum da sua mãe para você, anota essa dica para as suas finanças: débito automático! Assim, você não corre o risco de esquecer de pagar uma conta, ficar inadimplente e derrubar a sua pontuação.

    Eu avisei, não avisei? Pois é, essas são dicas de Dia das Mães e vale muito levar em conta. Com elas, você consegue manter as contas em ordem. Outras dicas estão disponíveis no conteúdo 3 dicas para não se endividar, em formato de vídeo.

Para melhorar a vida financeira, acesse o canal da Serasa no YouTube

O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira, por meio de centenas de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos ajudam você a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais. 

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados