INSS: agendamento deve ser feito com antecedência
INSS: agendamento deve ser feito com antecedênciaData de publicação 9 de maio de 20254 minutos de leitura
Atualizado em: 29 de abril de 2025
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 9 minutosTexto de: Time Serasa
O Dia das Mães sempre aquece as vendas no comércio. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2024, por exemplo, as vendas no país cresceram 1,2% em maio em relação ao mês anterior. Diante dessa oportunidade, saiba como empreender no Dia das Mães e aumentar seu faturamento ou mesmo garantir renda extra.
O Dia das Mães ganhou uma importância comercial para os empreendedores nas últimas décadas. É que a data tem um apelo emocional e isso incentiva que ele se converta em presentes, mas também em experiências únicas.
Por isso, acabou se criando uma demanda por serviços e produtos com foco na data, além de promoções especiais neste período do ano. Essa é uma oportunidade para empreendedores criarem itens exclusivos e se destacarem no mercado a partir de novidades ou de produtos que já vendem, mas que ganham destaque para a ocasião.
Segundo pesquisa realizada pela Serasa, 93% das mulheres participam financeiramente das despesas familiares no Brasil e em 33% dos lares elas são as únicas responsáveis. Esse é mais um motivo para elas aproveitarem datas como essa para alavancarem seus negócios.
Se você tem um talento especial ou se já é uma mulher empreendedora, por exemplo, a data pode ser uma oportunidade para aumentar ou diversificar suas vendas. O Dia das Mães é movido pelo apelo emocional que a data carrega.
Como o Dia das Mães é a segunda melhor data para o comércio brasileiro e movimenta milhões na economia, é uma boa chance para quem produz itens ou serviços artesanais e locais. Esses presentes geralmente são mais baratos, porém, na maioria das vezes, personalizados e cheios de afeto.
Para garantir melhores vendas no seu negócio, confira sete dicas de como empreender no Dia das Mães:
Personalize seus produtos
As pessoas estão em busca de presentes marcantes. E isso não tem a ver, necessariamente, com o preço. Investir em produtos exclusivos e personalizáveis é uma boa estratégia para aumentar as vendas.
Planeje seu estoque com antecedência
Planeje bem seu estoque de matéria-prima para evitar ter de recusar pedidos. Quando um cliente procura um produto e o vendedor informa que não poderá atender, isso pode gerar frustração e uma impressão negativa da sua marca, que corre o risco de perder o cliente para sempre.
Tenha processos de produção e entrega organizados
Planeje seus prazos de produção e entrega do produto. Se aquilo que você faz demora para ficar pronto, deixe os prazos bem claros para os clientes e comece sua estratégia de comunicação com antecedência. A organização será primordial para que essa estratégia funcione.
Ofereça opção de retirada grátis
Se seu empreendedorismo é digital e sua loja é online, ter formas de entrega competitivas ajuda a vender mais. Sempre que possível, ofereça opções de retirada e entrega que contribuam para diminuir os custos, mas que também sejam atrativas para os clientes. Na retirada, é possível até incluir um dia único para que essa seja uma opção gratuita e não atrapalhe o fluxo de trabalho na empresa.
Invista em experiências
Além de produtos, as experiências têm sido cada vez mais procuradas pra quem quer presentear. Se você trabalha com serviços, considere criar um pacote específico para o Dia das Mães. Caso sua empresa for focada em produtos, inclua surpresas e brindes que gerem a ideia de experiência única para quem recebê-los.
Crie promoções e descontos
Como toda data comercial, o Dia das Mães traz a demanda por promoções exclusivas. Por isso, analise seus produtos e seu posicionamento de marca para entender no que vale apostar. Pode ser que a promoção inclua novos clientes ou que os descontos variem de acordo com o valor gasto na sua loja.
Conte histórias verdadeiras
Na hora de fazer publicidade e conteúdos sobre o Dia das Mães, busque histórias verdadeiras. Elas podem vir de clientes, da sua equipe ou da sua própria família. Esse tipo de conteúdo costuma ser mais aceito pelas pessoas e cria conexões genuínas com seu público.
O Dia das Mães é carregado de significados e quem está atrás de um presente quer deixar sua mãe feliz com a homenagem. Nem sempre, porém, é possível investir em presentes e, em tempos de crise, a criatividade pode ser aliada na hora de fazer um agrado.
Há várias formas de marcar a data investindo pouco ou mesmo sem gastar. Para os filhos que não moram na mesma casa ou na mesma cidade que a mãe, a tecnologia pode ser uma grande aliada, unindo quem está fisicamente separado.
Outra forma de presentear sua mãe, ou ajudá-la a começar a carreira de empreendedora com mais tranquilidade, é auxiliando-a na quitação de possíveis dívidas. Pelo Serasa Limpa Nome você consulta suas dívidas e pode conseguir até 90% de desconto para quitar os débitos, no Pix ou boleto, com opções de parcelamento.
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Para negociar online:
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