Entrar
Navegação do blog
  1. Blog
  2. Dia Das Maes Como Clientes E Empreendedores Podem Aproveitar Melhor A Data

Como empreender no Dia das Mães? Sete estratégias

Confira como utilizar dicas práticas para empreender e vender mais em datas como o Dia das Mães

Atualizado em: 29 de abril de 2025

Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 9 minutos

Texto de: Time Serasa

O Dia das Mães sempre aquece as vendas no comércio. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2024, por exemplo, as vendas no país cresceram 1,2% em maio em relação ao mês anterior. Diante dessa oportunidade, saiba como empreender no Dia das Mães e aumentar seu faturamento ou mesmo garantir renda extra.

Assista | Empreendedorismo Feminino: 5 dicas pra começar

Por que o Dia das Mães é uma excelente oportunidade para empreender?

O Dia das Mães ganhou uma importância comercial para os empreendedores nas últimas décadas. É que a data tem um apelo emocional e isso incentiva que ele se converta em presentes, mas também em experiências únicas.

Por isso, acabou se criando uma demanda por serviços e produtos com foco na data, além de promoções especiais neste período do ano. Essa é uma oportunidade para empreendedores criarem itens exclusivos e se destacarem no mercado a partir de novidades ou de produtos que já vendem, mas que ganham destaque para a ocasião.

Segundo pesquisa realizada pela Serasa, 93% das mulheres participam financeiramente das despesas familiares no Brasil e em 33% dos lares elas são as únicas responsáveis. Esse é mais um motivo para elas aproveitarem datas como essa para alavancarem seus negócios.

Como ganhar dinheiro com o Dia das Mães?

Se você tem um talento especial ou se já é uma mulher empreendedora, por exemplo, a data pode ser uma oportunidade para aumentar ou diversificar suas vendas. O Dia das Mães é movido pelo apelo emocional que a data carrega.

Como o Dia das Mães é a segunda melhor data para o comércio brasileiro e movimenta milhões na economia, é uma boa chance para quem produz itens ou serviços artesanais e locais. Esses presentes geralmente são mais baratos, porém, na maioria das vezes, personalizados e cheios de afeto.

  • No Dia das Mães bons setores para investir são:

  • ●      cosméticos;
  • ●      alimentos;
  • ●      roupas;
  • ●      acessórios artesanais e sustentáveis.

  • Esses itens podem ganhar destaque e gerar ganhos para os produtores e empreendedores. Independentemente do foco do seu negócio, é possível aproveitar o momento para aquecer a economia e faturar mais.

7 dicas para empreender no Dia das Mães

Para garantir melhores vendas no seu negócio, confira sete dicas de como empreender no Dia das Mães:

  1. Personalize seus produtos

    As pessoas estão em busca de presentes marcantes. E isso não tem a ver, necessariamente, com o preço. Investir em produtos exclusivos e personalizáveis é uma boa estratégia para aumentar as vendas.


  2. Planeje seu estoque com antecedência

    Planeje bem seu estoque de matéria-prima para evitar ter de recusar pedidos. Quando um cliente procura um produto e o vendedor informa que não poderá atender, isso pode gerar frustração e uma impressão negativa da sua marca, que corre o risco de perder o cliente para sempre.


  3. Tenha processos de produção e entrega organizados

    Planeje seus prazos de produção e entrega do produto. Se aquilo que você faz demora para ficar pronto, deixe os prazos bem claros para os clientes e comece sua estratégia de comunicação com antecedência. A organização será primordial para que essa estratégia funcione.


  4. Ofereça opção de retirada grátis

    Se seu empreendedorismo é digital e sua loja é online, ter formas de entrega competitivas ajuda a vender mais. Sempre que possível, ofereça opções de retirada e entrega que contribuam para diminuir os custos, mas que também sejam atrativas para os clientes. Na retirada, é possível até incluir um dia único para que essa seja uma opção gratuita e não atrapalhe o fluxo de trabalho na empresa.


  5. Invista em experiências

    Além de produtos, as experiências têm sido cada vez mais procuradas pra quem quer presentear. Se você trabalha com serviços, considere criar um pacote específico para o Dia das Mães. Caso sua empresa for focada em produtos, inclua surpresas e brindes que gerem a ideia de experiência única para quem recebê-los.


  6. Crie promoções e descontos

    Como toda data comercial, o Dia das Mães traz a demanda por promoções exclusivas. Por isso, analise seus produtos e seu posicionamento de marca para entender no que vale apostar. Pode ser que a promoção inclua novos clientes ou que os descontos variem de acordo com o valor gasto na sua loja.


  7. Conte histórias verdadeiras

    Na hora de fazer publicidade e conteúdos sobre o Dia das Mães, busque histórias verdadeiras. Elas podem vir de clientes, da sua equipe ou da sua própria família. Esse tipo de conteúdo costuma ser mais aceito pelas pessoas e cria conexões genuínas com seu público.

Como planejar financeiramente o seu negócio para o Dia das Mães?

  • Quanto à questão específica do planejamento financeiro do seu negócio, como dono ou dona do próprio dinheiro, a organização será o maior trunfo. Entenda como isso pode fazer a diferença com as seguintes dicas para organizar o orçamento e os recursos financeiros para o Dia das Mães:

  • ●      Levante os dados de vendas em anos anteriores.
  • ●      Estabeleça metas de vendas.
  • ●      Faça um controle rigoroso de estoque e de vendas.
  • ●      Cote serviços com diferentes profissionais e fornecedores antes de fechar negócio para a data.
  • ●      Considere o que você e sua equipe conseguem fazer antes de contratar freelancers.
  • ●      Registre previamente todos os investimentos na data, incluindo decoração, inovações, campanhas de marketing e atualizações de site.
  • ●      Após o evento, concentre-se em fazer o balanço de vendas e gastos, para conseguir ter registros para o próximo ano e para as próximas ações.

Como aumentar as chances de sucesso nas vendas?

  • Para aumentar as chances de sucesso nas vendas do Dia das Mães (e em outros períodos do ano), ajuste as estratégias de comunicação e otimize os esforços:

  • ●      Ajuste seu tom de voz: nessa época, o apelo emocional é muito grande, por isso pode ser interessante falar com o público de forma a tocá-lo.
  • ●      Conheça seu público: entenda com quem você está falando. O público-alvo são filhos adultos ou adolescentes? Ou pais que vão comprar presentes para que os filhos pequenos presenteiem as mães? Isso fará toda diferença na hora de criar a estratégia de vendas.
  • ●      Escolha os canais certos: cada estratégia demanda investimento maior em um ou dois canais de comunicação. Se o público for adolescente, o TikTok pode ser a rede social mais importante. Porém, se sua audiência mais fiel prefere comprar através de e-mail marketing, foque sua energia neste canal.

Dia das Mães: como presentear sem gastar?

O Dia das Mães é carregado de significados e quem está atrás de um presente quer deixar sua mãe feliz com a homenagem. Nem sempre, porém, é possível investir em presentes e, em tempos de crise, a criatividade pode ser aliada na hora de fazer um agrado.

Há várias formas de marcar a data investindo pouco ou mesmo sem gastar. Para os filhos que não moram na mesma casa ou na mesma cidade que a mãe, a tecnologia pode ser uma grande aliada, unindo quem está fisicamente separado.

  • Que tal essas dicas abaixo para fazer bonito?

  • ●    Tempo de qualidade mesmo que online: há plataformas gratuitas para você conversar com sua mãe por vídeo, seja pelo celular, tablet, TV ou computador. Além de conversar, vocês podem realizar alguma atividade juntos, pela telinha. Você pode se conectar a ela por meio do Zoom, Meet ou Skype, ferramentas de vídeo com chamadas gratuitas.
  • ●    Vídeo com memórias: um presente que também não gera custos, mas pode deixar sua mãe bastante emocionada, é montar um vídeo com fotos e momentos especiais passados juntos. Capriche na trilha sonora e nos efeitos. Há aplicativos que te ajudam de forma gratuita, como o Splice, CapCut e VideoShow.
  • ●    Ligações: se você e sua mãe não são muito adeptos às tecnologias, o bom e velho telefone faz a diferença. Então, mesmo que você não disponha de muitos recursos, ligue para ela e declare seu amor. Com certeza, ela vai adorar falar com você.

Ajude sua mãe a quitar dívidas

Outra forma de presentear sua mãe, ou ajudá-la a começar a carreira de empreendedora com mais tranquilidade, é auxiliando-a na quitação de possíveis dívidas. Pelo Serasa Limpa Nome você consulta suas dívidas e pode conseguir até 90% de desconto para quitar os débitos, no Pix ou boleto, com opções de parcelamento.

O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de renegociação de dívidas no país, com descontos de até 90% nos débitos e opções de parcelamento. O serviço é gratuito e a negociação pode ser feita em apenas três minutos nos canais oficiais da Serasa: site, app (iOS e Android), WhatsApp (11) 99575-2096 ou nas agências dos Correios espalhadas pelo país.  

Para negociar online:  

  • ●     Acesse o Serasa Limpa Nome ou o aplicativo e informe seu CPF e senha.  
  • ●     Confira sua dívida na tela e clique em Negociar.   
  • ●     Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou boleto, por exemplo) e o número de parcelas (caso opte pelo parcelamento).   
  • ●     Confirme as condições escolhidas e pronto!   
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados