Receitas de doces de Natal para vender: embale, divulgue e luc...
Receitas de doces de Natal para vender: embale, divulgue e lucre!Data de publicação 10 de dezembro de 20245 minutos de leitura
Publicado em: 5 de setembro de 2023
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 3 minutosTexto de: Time Serasa
A ergonomia no trabalho é um conceito indispensável em qualquer ambiente laboral, especialmente nos tempos em que boa parte dos trabalhadores passa horas e horas em frente ao computador, todos os dias.
O posto de trabalho precisa estar adequado para garantir o bem-estar do profissional. Além do conforto imediato, a ergonomia previne lesões e doenças. Entenda esse conceito e saiba como aplicá-lo ao escritório.
A ergonomia no trabalho é um campo de estudo que estabelece práticas e normas para que um profissional tenha conforto ao executar as atividades diárias no espaço de trabalho. O objetivo é preservar a saúde física e mental do trabalhador e prevenir doenças ocupacionais, como lesões por esforço repetitivo ou dores no corpo devido a má postura.
As empresas, especialmente as de grande porte, costumam estar atentas a essas orientações. Porém, quem trabalha em casa pode cair na armadilha de improvisar um posto de trabalho inadequado e acabar lidando com as consequências de passar longas horas em posições desconfortáveis.
Trabalho não deve gerar dor física, e o conforto durante o expediente precisa ser prioridade. Esse cuidado é responsabilidade do empregador e do próprio empregado, que deve conhecer as boas práticas.
A aplicação da ergonomia se adapta a todos os tipos de profissão, desde o trabalho do cirurgião dentista ao do operador de máquinas na indústria. As dicas de ergonomia que compartilhamos aqui são especialmente para a posição que hoje é a mais comum entre várias profissões: a postura sentada em frente ao computador.
Leia também | Trabalho autônomo: por onde começar?
No Brasil a ergonomia nas empresas é regida pela NR-17, norma regularizadora que estabelece as diretrizes para as condições de trabalho. De acordo com a norma, o objetivo direto é “proporcionar conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente no trabalho”. Há também vantagens indiretas ao respeitar essas normas.
Confira os principais benefícios ao aplicar a ergonomia no trabalho:
Leia também | As vantagens do acesso remoto ao trabalho
Cada estrutura corporal terá seu próprio ajuste para permanecer confortável em frente ao computador. Por isso é tão importante que os móveis do escritório se adaptem a pessoas com diferentes alturas.
Conheça as principais orientações para garantir um posto de trabalho adequado:
Leia também | As tendências do mercado de trabalho atual
As boas práticas não devem se restringir ao mobiliário adequado. Mesmo que o posto de trabalho esteja dentro das regras, o trabalhador também precisa colocar alguns hábitos na rotina. A posição sentada por longos períodos, junto à atividade de digitação, deixa o corpo predisposto à fadiga muscular, especialmente na região cervical.
Leia também | Dicas para melhorar sua rotina no home office
O aplicativo Serasa tem tudo para você cuidar da sua vida financeira. Organize todas suas contas para manter o pagamento em dia, negocie dívidas em seu nome ou no CNPJ de sua empresa, solicite crédito, consulte e melhore o seu Serasa Score, monitore seu CPF e muito mais!
Tudo isso de forma rápida e prática, usando apenas o celular. Confira todos os serviços disponíveis no app da Serasa:
Consulte e descubra o que pode estar impactando seu Serasa Score e como melhorar sua pontuação.
Veja ofertas, negocie dívidas e contas atrasadas com centenas de empresas parceiras.
Simule, compare e peça empréstimos, cartões de crédito ou conta digital de acordo com seu perfil.
Monitore seu CPF, consultas e movimentações feitas em seu nome e proteja seus dados pessoais.
Pague débitos de veículo em até 12 vezes, recarregue o celular e receba dinheiro em tempo real e sem custo.
Data de publicação 10 de dezembro de 20245 minutos de leitura
Data de publicação 10 de dezembro de 202413 minutos de leitura
Data de publicação 10 de dezembro de 202410 minutos de leitura