Quais são as tendências do mercado de trabalho atualmente?

O mercado de trabalho está em constante mudança. Confira no blog da Serasa quais são as tendências para os empregos do futuro!

Homem em sua casa pesquisando quais são as tendências do mercado atualmente após ler o artigo da serasa.

colunista Fabiana Ramos
Publicado em: 04 de agosto de 2022.

Entender o funcionamento e para onde caminha o futuro do mercado de trabalho é uma das principais preocupações de jovens recém-formados que buscam o primeiro emprego, e até mesmo de quem deseja redirecionar sua carreira. Afinal, é importante se planejar e minimizar os riscos quando o assunto é seu futuro profissional.

Nos últimos anos, principalmente durante a pandemia da Covid-19, o mercado de trabalho tem passado por diversos processos de transformação. Ficar atento a esse desenvolvimento permite que você tenha acesso a melhores oportunidades de emprego. Dessa forma, a estabilidade profissional tem como consequência o equilíbrio financeiro tão sonhado por muitos.

O que é mercado de trabalho?

O conhecimento sobre o que é o mercado de trabalho e quais são seus desdobramentos é o primeiro passo para analisar qual direção seguir, além de avaliar quais serão as possíveis profissões oferecidas futuramente.

Mercado de Trabalho é um conceito que relaciona vagas de emprego e pessoas que buscam por essas oportunidades. Estão incluídos tanto cargos abertos em companhias públicas quanto privadas, de todos os portes e áreas de atuação estabelecidas. De forma geral, o mercado de trabalho é a interação entre mão de obra e empregadores.

Dentre as diversas áreas disponíveis no mercado, estão categorizados três grandes setores que as dividem. São eles:

Setor Primário: é onde estão as relações de trabalho que lidam diretamente com a matéria-prima. Por exemplo, a pecuária, a agricultura e o extrativismo mineral e vegetal.

Setor Secundário: é onde estão as relações de trabalho ligadas com a transformação de matéria-prima em produtos ou instrumentos. Por exemplo, fábricas têxteis, automobilísticas, indústrias siderúrgicas e metalúrgicas, e indústrias de modo geral.

Setor Terciário: é onde estão as relações de trabalho interpessoais, onde existem trocas entre pessoas. Por exemplo, a área de prestação de serviços, o segmento de vendas de produtos, hospitais, escolas, bancos, entre outros.

No Brasil, atualmente, o setor que mais emprega é o de serviços, ou terciário. Já o setor que mais demanda novos profissionais é o setor industrial, ou segundo setor.

Cenário atual do mercado de trabalho

Impactado principalmente pela pandemia da Covid-19, o mercado de trabalho atual passa por inúmeras transformações, forçando empregadores e profissionais a se adaptarem à uma nova realidade, marcada pela crise da geração e manutenção de empregos.

A necessidade de manter a população em isolamento, para evitar o contágio acelerado do vírus, também teve como consequência a mudança de hábitos no meio corporativo. O impacto negativo das novas condições à economia brasileira foi grande, e piorou os resultados de condições de vida da população, que já não eram bons.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) chamou essa recessão de “grande confinamento”. A alternativa encontrada por muitas empresas foi o home office – trabalho de forma remota que pode ser feito de casa –, e o modelo logo foi adotado em larga escala no mundo todo.

Em 2022, os principais indicadores de emprego no país demonstram que a retomada do mercado de trabalho brasileiro vem se consolidando, atingindo todos os segmentos etários, educacionais, e de setores da economia. No entanto, é válido ressaltar que ainda existe uma série de desafios a serem superados no cenário brasileiro, onde o desemprego ainda é marcante.

Profissões em alta

A crise sanitária mundial impactou não somente no modo como o trabalho pode ser executado, mas também na reformulação e no surgimento de novas profissões, bem como no grande crescimento da busca de profissionais de determinadas áreas.

Além da consolidação do trabalho remoto pela maioria das empresas, o mercado traz outras mudanças. As áreas ligadas à saúde, tecnologia e comunicação devem ter um aumento considerável nos próximos momentos.

O isolamento da população em casa trouxe a necessidade de adaptação das empresas, que agora têm como principal meio de comunicação com os clientes a internet e as redes sociais. Consequentemente, a expectativa é de que profissionais da área de tecnologia da informação e marketing digital sejam mais requisitados. Outras áreas que devem ter aumento na busca por profissionais são:

• Desenvolvimento de Sistemas;
• Gestão de Pessoas e Processos;
• Recursos Humanos;
• Marketing e Comunicação;
• Biomedicina.

Além dessas tendências, saúde mental, inteligência emocional e capacidade de manter boas relações interpessoais são características cada vez mais procuradas em novos profissionais, sendo consideradas essenciais para a entrega de bons resultados.

O que esperar do futuro?

Prever o futuro com exatidão não é fácil, mas a análise de tendências atuais deixa claro o que esperar do futuro das relações de trabalho. A necessidade das empresas de investir em inovações e fazer o uso cada vez maior da tecnologia se alia a profissionais mais conectados e capazes de lidar com esse meio.

No entanto, o surgimento de novas ferramentas tecnológicas demanda empregados preparados e capacitados para administrá-las. Para isso, é necessário que os profissionais do futuro estejam cientes de todos esses cenários e tendências, pois é preciso prepará-los.

Assista | Profissões do futuro - Serasa Ensina

Empreendedorismo Digital

O domínio da área de tecnologia ocorre não somente nas áreas industriais, mas principalmente no dia a dia de toda a população. As novas iniciativas de negócios têm procurado implantar modelos de trabalho que sejam majoritariamente virtuais.

Esse é o chamado empreendedorismo digital, que utiliza meios virtuais como forma de negócio. Essa foi a alternativa encontrada por muitas pessoas para ter uma renda extra trabalhando em casa. As possibilidades são ilimitadas, os empreendedores digitais podem ser profissionais inseridos em diversas áreas, como:

• Redator de textos para plataformas digitais;

• Vendedor em lojas virtuais promovidas pelo ambiente online;

• Profissional de Marketing Digital;

• Influenciador Digital.

Todos esses trabalhos podem ser executados no conforto de casa, apenas com o auxílio da tecnologia.

Por exemplo, existem aplicativos, como Kwai e Tik Tok, por exemplo, que remuneram o usuário caso ele indique um amigo, oferecendo recompensas por check in na rede social.

Viu como empreender sem sair de casa já é uma realidade? Com o mercado cada vez mais competitivo e vagas mais concorridas, o ideal é ter um Plano B. Usar a tecnologia a seu favor para ganhar renda extra trabalhando de casa pode ser a solução para conseguir quitar suas dívidas e ainda sobrar um dinheiro para uma reserva de emergência.